Diretriz: Agregação no Modelo de Análise de Negócios
Às vezes, um grupo de objetos age como uma única unidade. Ele pode ser modelado utilizando o relacionamento de agregação e essa diretriz explica como.

Explicação

Às vezes, um grupo de pessoas atua como uma única unidade em um caso de uso ou, mais amplamente, um fenômeno é composto de outros fenômenos independentes. Por exemplo, Classe Escola consiste em Alunos. Esse fenômeno é denominado agregação.

As agregações são modeladas como uma classe separada para o fenômeno de composição. Essas classes têm agregações para as classes que representam seus componentes. Essa construção permite fazer referência aos componentes individualmente e trabalhar com eles em uma única unidade. A classe de união não necessariamente tem muitas propriedades próprias. Suas características essenciais podem ser agregações de diferentes componentes.

Exemplo:

A diretoria de uma empresa é composta pelo presidente do conselho, presidente e representantes dos vários proprietários.

Diagrama descrito no texto associado.

Uma classe de agregação mantém outras classes juntas.

Consulte também Diretriz: Agregação para obter informações gerais adicionais.

Uso

Use agregação somente quando for necessário, ou seja, se a agregação e qualquer um de seus componentes puderem atuar ou ser úteis de forma independente. Uma boa agregação é uma parte coerente e natural de um modelo de análise de negócios; seu significado deve ser facilmente compreendido pelo contexto.

As agregações só podem ser usadas com classes que representam o mesmo tipo de fenômeno. Por exemplo, não faz sentido uma entidade de negócios ser uma agregação de trabalhadores de negócios.