Artefato: Modelo de Design de Negócio
Este artefato descreve a realização dos casos de uso de negócios iterando os sistemas de negócio, os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio. Ele também é um refinamento ou uma realização do Modelo de Análise de Negócio que, na maioria dos casos, será substituído.
Domínios: Modelagem de Negócios
Tipos de Produto de Trabalho: Modelo
Estende: Modelo de Análise de Negócios
Objetivo

A finalidade do Modelo de Design de Negócio é descrever como os casos de uso de negócios são realizados. O Modelo de Design de Negócio define os serviços oferecidos pelo negócio em termos de interfaces e operações, as informações que são transmitidas (entidades de negócio), a organização interna para os sistemas de negócio e os trabalhadores de negócio e como eles colaboram para realizar o comportamento externo descrito nos casos de uso de negócios.

Esse é o local onde todas as decisões de design são capturadas. Os elementos "mais abstratos" do Modelo de Análise de Negócio são realizados pelos "mais concretos". Por exemplo, os Trabalhadores de Negócio são mapeados ou realizados em trabalhadores humanos ou sistemas automatizados. Na maioria dos casos, o Modelo de Análise de Negócio evolui para um Modelo de Design de Negócio, conforme mais decisões de design são tomadas.

O Modelo de Design de Negócio  é utilizado pelos envolvidos, analistas de processo de negócios e arquitetos de negócio  para entender como o negócio funciona atualmente (na forma como está) e para analisar o efeito das mudanças no negócio (na forma como estará). O arquiteto de negócio  é responsável pela estrutura e a integridade do modelo, enquanto os designers de negócios são responsáveis pelo detalhamento dos elementos do modelo. O modelo também é utilizado pelos analistas de sistemas para derivar os requisitos do sistema com base em como os sistemas automatizados - ou seja, trabalhadores de negócio automatizados (normalmente intensivo em software)  - serão utilizados como parte dos processos de negócios. Os arquitetos de software utilizam o modelo para definir uma arquitetura de software que seja mais parecida com a organização e para identificar classes na análise de software e nos modelos de design.

Relacionamentos
Ilustrações
Adaptação
Impacto de não ter

Como no caso do modelo de análise de negócio, o modelo de design de negócio  descreve como o negócio funciona internamente para executar funções do negócio, portanto, o modelo será essencial ao considerar alterações nos processos de negócios ou na organização (estrutura, funções e responsabilidades) - você não poderá deduzir tais alterações sem esse modelo.

Motivos Para Não Precisar

Referência: Produto de Trabalho: Modelo de Análise de Negócio

Opções de Representação

Representação de UML:  Modelo, estereotipado como <<design de negócio>>.

O modelo de design de negócio pode ter as seguintes propriedades, similares ao Modelo de Análise de Negócio:

  • Introdução: Uma descrição textual que serve como uma breve introdução ao modelo.
  • Sistemas de Negócio: Componentes no modelo, representando uma hierarquia*.
  • Trabalhadores de Negócio: As classes do Trabalhador de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Entidades de Negócio:As classes da Entidade de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Eventos de Negócio:As classes do Evento de Negócio no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Regras de Negócios: As Regras de Negócios capturadas no modelo. Essas não são as Regras de Negócios que são capturadas na forma de documento em um artefato separado.
  • Relacionamentos: Os relacionamentos no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Realizações de Casos de Uso de Negócios: As Realizações de Casos de Uso de Negócios no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.
  • Colaboração do Contexto de Negócio: A realização externa das interações entre o negócio e os agentes comerciais, mostrando os serviços fornecidos pelo Sistema de Negócio de nível superior (ou seja, o negócio em si), as interfaces para esses serviços, as conexões aos agentes comerciais e a entrada e saída das Entidades de Negócio.
  • Diagramas: Os diagramas no modelo, pertencentes aos Sistemas de Negócio.

*Observe que o negócio em si é o componente de nível superior (Sistema de Negócio) e poderá encapsular diretamente trabalhadores de negócio, entidades de negócio, etc.

Para obter uma descrição mais detalhadas de versões diferentes do Modelo de Design de Negócio, consulte Produto de Trabalho: Modelo de Análise de Negócio.

Informações Adicionais