Diretriz: Workshop de Modelagem de Análise de Negócios
Este workshop focaliza a descoberta de trabalhadores de negócio e entidades de negócio que participam de uma realização de caso de uso de negócios. Esta diretriz mostra como planejá-lo e conduzi-lo.
Relacionamentos
Descrição Principal

Este workshop focaliza a descoberta de trabalhadores de negócio e entidades de negócio que participam de uma realização de caso de uso de negócios. Uma forma produtiva de trabalhar é reunir um grupo de 3 a 7 pessoas, utilizar um quadro branco, um cavalete e Notas?de Envio. Conforme o andamento do workshop, seus resultados preencherão as paredes da sala, assegurando que todos possam ver e comparar os tipos diferentes de diagramas que mostrarão aspectos diferentes da realização de um processo de negócios. Esses diagramas são representados aqui em uma seqüência que você os introduzirá, mas depois de introduzidos eles serão desenvolvidos em paralelo. 

Estude o fluxo de trabalho de um caso de uso de negócios. Marque cada seção no texto para mostrar as responsabilidades que se ajustariam a um trabalhador de negócio ou entidade de negócio. Ou, se você tiver desenhado um diagrama de atividades para o fluxo de trabalho, marque os estados das atividades no diagrama. Use duas cores de Notas? de Envio: uma para trabalhadores de negócio e uma para entidades.

Crie um novo diagrama de atividades, com uma raia para cada trabalhador de negócio que, nesse ponto, você sabe que está participando. Discuta como as tarefas são divididas entre os trabalhadores de negócio participantes - algumas precisam ser divididas, algumas podem ser mescladas. 

Exemplo do Diagrama de Atividades com Raias

Exemplo do diagrama de atividades com raias. 

Depois de entender as responsabilidades que cada trabalhador de negócio tem, você poderá começar a incluir as entidades de negócios no cenário utilizando fluxos de objetos nos diagramas de atividades. No entanto, para evitar desordem, você precisa freqüentemente limitar as entidades de negócio mostradas àquelas que são principais para o fluxo de trabalho. Para obter detalhes de entidades de negócio, os diagramas de classe são uma opção melhor. 

Diagrama de atividades com fluxos de objeto incluídos

Exemplo de um diagrama de atividades com fluxos de objeto incluídos. 

Para resumir seus resultados, você pode criar um diagrama de classe que mostre os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio principais. Nesse diagrama de classe, você também pode começar a incluir relacionamentos entre trabalhadores de negócio e entidades de negócio que são necessários para executar o fluxo de trabalho da realização de caso de uso de negócios. 

Se o número de trabalhadores de negócio e entidades de negócio for grande, você poderá precisar de vários diagramas. O seguinte é recomendado:

  • Um diagrama que mostra como os trabalhadores de negócio interagem (sem mostrar quaisquer entidades de negócio).
  • Um diagrama para cada subfluxo da realização de caso de uso de negócios. Cada um desses diagramas deve conter apenas os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio envolvidos no subfluxo. Você pode até mesmo limitar o diagrama mostrando apenas as entidades mais interessantes.

Um diagrama de classe mostra como os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio estão relacionados

Um diagrama de classe mostra como os trabalhadores de negócio e as entidades de negócio estão relacionados para executar um fluxo de trabalho de realização de caso de uso de negócios.

Conforme anteriormente mencionado, pode ser útil em um diagrama de classe separado acompanhar as entidades de negócio sobre como elas precisar estar relacionadas. 

Um diagrama de classe mostrando as entidades de negócio e seus relacionamentos.

Um diagrama de classe mostrando as entidades de negócio e seus relacionamentos. 

Os diagramas de seqüência, que são freqüentemente mais descritos do que os diagramas de atividades, são bons para descrever o fluxo de trabalho nas seguintes situações:

  • Quando partes da realização de caso de uso de negócios são complexas ou não estão claras.
  • Quando existem poucos trabalhadores de negócio e entidades de negócio envolvidos, mas muitas operações para executar.
  • Quando é importante mostrar a seqüência exata em um fluxo de trabalho, ou seja, de mensagens para operações por trabalhadores de negócio e mensagens para operações de entidades de negócio.

Se o número de trabalhadores de negócio e entidades de negócio for grande, você poderá precisar de vários diagramas de seqüência. Nossas recomendações para diagramas de comunicação também são válidas para diagramas de seqüência. Inicie com o fluxo de trabalho normal da realização de caso de uso, seguindo a sua estrutura. Continue com subfluxos alternativos.

Para desenhar um diagrama de seqüência de uma realização de caso de uso de negócios, faça o seguinte:

  • Coloque todos os trabalhadores de negócio e entidades de negócio que participam do fluxo de trabalho em um diagrama de seqüência.
  • Descreva como os trabalhadores de negócio interagem através de mensagens. Para cada mensagem, especifique a operação que ela está relacionada. Se um trabalhador de negócio manipular uma entidade de negócio, especifique a operação a que ele está relacionado.
  • Na margem do texto, descreva cada ativação (mensagem solicitando uma operação).

Uma diagrama de seqüência documenta como os trabalhadores de negócio interagem

Uma diagrama de seqüência documenta como os trabalhadores de negócio interagem e manipulam entidades de negócio para executar o fluxo de trabalho de uma realização de caso de uso de negócios.

Quando estiver pronto, salve as informações sobre cada trabalhador de negócio e entidade de negócio (quais tarefas devem executar). Você as descreverá posteriormente. Salve as informações sobre o caso de uso de negócios e sua realização copiando o conteúdo do quadro branco. Uma boa forma de copiar é tirar uma foto do quadro branco com uma câmera digital. Uma foto digital pode ser compartilhada em uma home page do projeto.