Conceito: Padrões de Negócios
Um padrão de negócio é definido como soluções generalizadas que pode ser implementado e aplicado em uma situação de problema (um contexto), e, desse modo, eliminamos um ou mais dos problemas inerentes.
Relacionamentos
Descrição Principal

Definimos um padrão de negócio como soluções generalizadas que pode ser implementado e aplicado em uma situação de problema (um contexto) e, desse modo, eliminamos um ou mais dos problemas inerentes. Os padrões podem ser considerados protótipos para produção. [ERI00

Os padrões fazem parte de como você define sua arquitetura de negócio: 

  • Eles refletem as soluções comuns para problemas comuns.
  • Os padrões ajudam a manter um estilo arquitetural em toda a organização.
  • Eles são uma maneira simples de capturar experiências.  

Apresentamos alguns padrões que podem ser úteis como uma linha de base: 

Todos esses padrões se baseiam na coleta de padrão estendido em [ERI00]. 

Padrão de Avaliação do Processo

Contexto: esse padrão é um irmão do padrão de feedback do processo. Ele reflete uma necessidade de planejar investimentos mais estratégicos e de longo prazo ao aprimorar um processo.   

Problema: o padrão de avaliação do processo pode ser aplicado a todas as situações onde os resultados do processo de negócios devem ser avaliados para fornecer uma linha competitiva. Os processos de fabricação, marketing e vendas são exemplos dos diferentes processos de negócios que devem ser avaliados toda vez que forem executados.  

Solução: uma solução para esse problema é ter um processo de avaliação no local que monitore e sugira continuamente aprimoramentos, a longo e a médio prazo, para um processo de negócios.

Imagem de Avaliação do Processo

Participantes do padrão de avaliação do processo

Lista de participantes: 

Agente aBusiness - um consumidor do negócio.    

Processo principal - um processo de negócios que tem como finalidade principal preencher uma necessidade do consumidor.  

Avaliar processo(s) principal(is) - um processo de negócios com a finalidade principal de monitorar um ou mais processos principais para propor aprimoramentos para torná-los mais eficientes.

Imagem descrita no seguinte conteúdo.  

Visualização dinâmica do padrão de avaliação do processo. Para cada processo de negócios principais, deve existir um processo de negócios de suporte que o avalie e o aprimore. Esse processo de avaliação precisa interagir com o agente comercial envolvido no processo básico.  

Esse padrão não possui visualização estática.

Padrão de Feedback do Processo

Contexto: o padrão de feedback do processo pode ser aplicado a todas as situações onde os resultados do processo de negócios devem ser avaliados para fornecer uma linha competitiva. Os processos de fabricação, marketing e vendas são exemplos dos diferentes processos de negócios que devem ser avaliados toda vez que forem executados. Por exemplo, se o processo de vendas for avaliado toda vez que ele for executado, o orçamento de vendas poderá ser aumentado ou diminuído com base no feedback dos canais de vendas.   

Problema: um processo é iniciado com uma entrada e termina com uma saída. O processo utiliza e consome recursos para criar e refinar outros recursos que se tornam a saída. Um processo também possui uma determinada meta a ser alcançada, a qual pode ser expressa no número de recursos que que são a saída do processo. Se os recursos não forem utilizados efetivamente, a produção de saídas do processo poderá se tornar muito cara. Isso permitiria aos concorrentes obter a participação no mercado. 

Solução: uma solução para esse problema é medir a eficiência do processo, e em cada iniciação de uma nova instância do processo, executar algumas etapas para avaliar como o processo pode ser aprimorado na próxima vez.



Imagem do Padrão de Feedback do Processo

Participantes do padrão de feedback do processo

Lista de participantes: 

Trabalhador aBusiness - uma função que inclui o conjunto de responsabilidades necessárias para refinar a capacidade de distribuição do processo. 

aDeliverable - essa é a capacidade de distribuição do processo, a qual altera o estado à medida que o trabalhador de negócio o manipula.

Métricas de aDeliverable - essa é a métrica coletada para mostrar as alterações do estado do processo distribuível, e também como o trabalhador de negócio executa.



Visualização estática do padrão de feedback do processo

Visualização estática do padrão de feedback do processo



Visualização dinâmica do padrão de feedback do processo

Visualização dinâmica do padrão de feedback do processo

Padrão de Interação de Atividades

Contexto: o padrão de interação de atividades pode ser utilizado onde quer que as interações entre as atividades de um processo de negócio são modeladas.

Problema: as atividades podem compartilhar recursos entre si, normalmente pela forma de transmissão de dados. 

Solução: o padrão de interação de atividades pode ser utilizado para modelar e organizar interações complexas entre os recursos do negócio.

Participantes do padrão de interação de atividades

Participantes do padrão de interação de atividades

Lista de participantes: 

aBusinessWorker - um dos trabalhadores de negócio que participam da realização do processo. 

anotherBusinessWorker - um outro trabalhador de negócio que participa da realização do processo. 

doThing - atividade executada por uma instância do aBusinessWorker.

doOtherThing - atividade executada por uma instância de anotherBusinessWorker.

aDeliverable - o que é produzido ou mantido pelo processo.

Visualização dinâmica do padrão de interação de atividades - o recurso A e o recurso B utilizam o mesmo objeto compartilhado.

Visualização dinâmica do padrão de interação de atividades -o recurso A e o recurso B utilizam o mesmo objeto compartilhado.  

Esse padrão não possui visualização estática.

Padrão de Histórico de Resultado do Evento de Negócio

Contexto: o padrão de histórico de resultados do evento de negócio é adequado para domínios de problemas onde você precisa manter um histórico de eventos de negócios e seus resultados. Ele é mais freqüentemente usado para modelar sistemas financeiros e sistemas Enterprise Resource Planning (ERP).

Problema: o padrão de histórico de resultados do evento de negócio é utilizado para controlar eventos de negócios significativos e para conectar esses eventos aos seus resultados. A captura de eventos de negócios diferentes, juntamente com seus resultados, como decisões, contratos, balanços ou produtos, ajuda você a tomar melhores decisões de negócio. A meta desse padrão é permitir que você mantenha um registro de todos os eventos de negócios importantes, os quais geralmente são descritos com atributos como descrição, finalidade e resultado.

Solução: a utilização do padrão de histórico dos resultados de eventos de negócios assegura que os modelos produzidos para controlar eventos de negócios importantes e suas causas são extensíveis. Extensível significa que novos tipos de eventos e causas podem ser incluídos posteriormente na mesma estrutura geral. A utilização desse padrão torna possível registrar eventos de negócios e, em um momento posterior, analisar esses eventos e tirar conclusões. Essas conclusões geralmente levam a atividades ou decisões no negócio, como interromper um relacionamento com um cliente ou fornecedor por causa do histórico de problemas com pagamento. Se nenhum registro de eventos de negócios for mantido, nenhum histórico ficará disponível para aprender com os erros e os mesmos erros poderão ser repetidos inúmeras vezes. Um possível problema com esse padrão é que quando muitos eventos de negócios de nível inferior são registrados, a quantidade de detalhes dificulta a análise e a avaliação. Os eventos devem ser definidos de forma que sejam fáceis de entender em um contexto de negócio; por exemplo, pedido colocado, produto distribuído, fatura paga, etc.

Participantes do padrão de histórico de resultados do evento de negócio

Participantes do padrão de histórico de resultados do evento de negócio



Lista de participantes: 

Evento de Negócio - essa entidade de negócio descreve as ocorrências significativas para o negócio. Exemplos de atributos para um Evento de Negócio podem ser dados, prioridade, descrição e tipo. Os tipos comuns são entrega, assinatura de contrato e compra.  

Produto - essa entidade de negócio representa os produtos distribuível. Os produtos podem ser objetos abstratos, como serviço, esforço de negócio, participação no mercado ou objetos físicos como software e hardware. Os atributos comuns são identificador e nome. Os tipos comuns são programa de computador, suporte, consulta e instalação. 

Parceiro - essa entidade de negócio pode representar pessoas ou empresas. Os parceiros desempenham uma função no contexto de um Contrato. As funções típicas são vendedor e comprador. O parceiro geralmente tem os atributos nome e endereço. 

Contrato - essa entidade de negócio representa um acordo ou uma decisão. O Contrato define as circunstâncias de uma entrega, onde a entrega é um Produto. O Contrato geralmente ocorre entre um vendedor e um comprador, mas também pode ocorrer entre outros parceiros. Os atributos comuns são descrição, data e até data. Os contratos podem estar associados entre si; por exemplo, um contrato pode ser complementar a outro contrato. Isso também e mostrado com a associação recursiva. Exemplos de tipos de contratos são contrato de projeto ou contrato de arrendamento. 

Declaração - uma Declaração expressa um Contrato. Uma Declaração pode expressar muitos contratos e um contrato pode ser declarado muitas vezes. Os atributos comuns são descrição e data. As Declarações podem ser associadas umas às outras. Isso é mostrado com a associação recursiva. Exemplos de tipos de declarações são declarações escritas e declarações verbais.

A visualização estática do padrão de histórico de resultados do evento de negócio

A visualização estática do padrão de histórico de resultados do evento de negócio

Esse padrão não possui visualização dinâmica.