As diferenças entre uma pequena e uma grande organização consistem num espectro mais amplo de produtos, geralmente
dentro de várias famílias de produtos totalmente diferentes. Geralmente quanto maior for a complexidade dos produtos,
mais distribuída é a organização e o mercado. Isso resulta em um número maior de casos de uso de negócios mais
complexos, envolvendo muito mais funcionários com mais tarefas especializadas.
As técnicas propostas aqui podem se aplicadas independentemente ou em combinação.
A administração executiva da empresa, assim como os proprietários dos processos, estão interessados nos modelos de
negócios de sua empresa. A gerência deve trabalhar com os objetivos estratégicos da empresa, considerando que os
proprietários e líderes do processo precisem de um imagem detalhada de como seu processo deve ser executado.
Se as diferenças entre as visualizações dos executivos e dos proprietários do processo da organização forem muito
grandes, você poderá atender a essas necessidades desenvolvendo dois conjuntos de casos de uso de negócios diferentes,
porém relacionados. Um modelo, para os executivos, conteria um conjunto de casos de uso de negócios de nível alto que
mostrasse a intenção e a finalidade da organização. O outro modelo, para os proprietários do negócio, conteria um
conjunto de casos de uso detalhados que ajudasse a esclarecer como a organização precisa funcionar internamente. Para
cada caso de uso de negócios de nível alto, você poderia definir um ou vários casos de uso de negócios detalhados que
representassem as mesmas atividades na organização. Por exemplo, você poderia começar com o agente comercial primário,
detalhar os resultados e serviços que interessem a ele ou até mesmo especializar o próprio agente comercial e, em
seguida, desenvolver um caso de uso de negócios separado para cada área detalhada.
Se você desejar projetar sua organização um caso de uso de negócios de cada vez, poderá aplicar essa técnica de forma
incremental. Primeiro crie um modelo de caso de uso de nível alto de todo o negócio e posicione os casos de uso de
negócios em uma visão geral; em seguida, identifique um ou vários casos de uso de negócios detalhados para casos de uso
de negócios de nível alto e com posição mais alta.
Há um relacionamento de um para um entre um caso de uso de negócios de nível alto e seu conjunto de casos de uso de
negócios detalhados. Os relacionamentos entre os casos de uso de negócios das duas categorias são representados como
relacionamentos de <<refinamento>>, um estereótipo de dependência. Um caso de uso de negócios de nível alto
e o grupo de casos de uso de negócios detalhados que ele representa, podem ser apresentados no mesmo diagrama.
Casos de uso de negócios de nível alto e casos de uso de negócios detalhados. Os casos de uso de negócios detalhados
foram identificados detalhando os resultados nos quais o cliente e o cliente potencial estão interessados.
A técnica de modelagem dos casos de uso de negócios apresentada até aqui é mais facilmente aplicada a empresas que
possuem uma única área de negócio e cujas atividades de negócios estão concentradas geograficamente em um local. Para
empresas maiores distribuídas por vários locais, pode ser necessário escalar a técnica.
Portanto, para modelar empresas formadas por partes independentes porém cooperativas, você pode construir um Modelo de
Caso de Uso de Negócios superordenado que descreva todo o negócio, seguido por um Modelo de Caso de Uso de Negócios
para cada área do negócio. Os sistemas de negócios podem ser usados para definir as várias áreas de
responsabilidade, diferentes locais físicos ou partes de interação do negócio.
Para explorar as realizações dos casos de uso de negócios superordenados, você pode identificar os sistemas de negócios
e mostrar como eles colaboram na execução do fluxo de trabalho. Nesse nível, um sistema de negócio corresponde a uma
área de negócio. As colaborações entre os sistemas de negócio podem ser explicitamente definidas e esclarecidas usando
interfaces em um nível de negócio. Essas "interfaces" descrevem o conjunto de responsabilidades fornecido pelo sistema
de negócio.
Modelos superordenados e subordinados de uma organização
Neste exemplo, vemos o caso de uso de negócios superordenado Proposta de Pedido que está sendo refinado nos casos de
uso de negócios subordinados Planejar e Estimar Projeto e Estimar Custos do Recurso no nível do sistema de negócio. O
caso de uso de negócios supeordenados Recursos de Suprimentos foi refinado nos casos de uso de negócios subordinados
Determinar Necessidades de Recursos e Comprar Matéria-prima no nível do sistema de negócio.
Cada sistema de negócio pode ser tratado como uma organização de si próprio, preenchendo as interfaces definidas no
Modelo de Análise de Negócio superordenado.
A derivação dos casos de uso de negócios subordinados (tendo estabelecido as interfaces necessárias para cada sistema
de negócio para realizar os casos de uso de negócios superordenados) pode continuar de uma maneira análoga à descrita
em Conceito: Redução de Fluxo do Caso de Uso.
Na engenharia de software, uma técnica usada para controlar a complexidade de sistemas muito grandes é denominada
formação de camadas. A idéia por trás dessa técnica é separar as partes específicas do aplicativo das partes mais
generalizadas do sistema, de modo que as unidades do programa e os serviços do programa possam ser reutilizados. Ao
estruturar organizações, os mesmos princípios são, em geral, naturalmente aplicados. Por exemplo, na camada inferior
você encontra recursos que fornecem serviços gerais, em algum lugar no meio da camada você geralmente encontra recursos
que suportam atividades específicas do negócio; e na camada superior você encontra especialistas específicos da área de
negócio ou específicos do produto, Pesquisa e Desenvolvimento e atividades da força de vendas. Os casos de uso de
negócios principais usam recursos de todas as camadas.
Portanto, a formação de camada não é uma questão de qualificações ou superioridade, mas de exclusividade e importância
em relação às idéias de negócios da empresa. Uma tarefa executada por um trabalhador de negócio da camada de
habilidades gerais poderia ser tão qualificada como qualquer outra. O trabalho nos casos de uso de negócios principais
e nos casos de uso de negócios de suporte onde os sistemas de informações específicos do negócio, as linhas de produção
e outros tipos de infra-estrutura de negócio são desenvolvidos, pode exigir habilidades igualmente específicas do
negócio da mesma organização em camada.
A Diretriz: Sistema de Negócio contém um exemplo de sistemas de negócio e suas
interfaces. Enquanto esse exemplo não ilustra explicitamente as camadas, os sistemas de negócio não formados em camadas
implicitamente.
Para obter uma explicação dos termos "principal", "suporte" e "gerenciamento de caso de uso de negócios", consulte Técnica: Modelo de Caso de Uso de Negócios - especificamente a seção sobre
diferentes categorias dos casos de uso de negócios.
Classes e Casos de Uso de Negócios em um Modelo em Camada
A estruturação da organização em camadas não altera o caso de uso de negócios, porque os mesmos resultados ainda
precisam ser produzidos. No entanto, ela altera as realizações de casos de uso de negócios.
Comparado com o Modelo de Análise de Negócios sem camada, um Modelo de Análise de Negócio com camada deverá ser
desenvolvido, tendo em mente duas restrições recomendadas:
-
Um trabalhador de negócio em uma determinada camada nunca faz contato com um trabalhador de negócio ou manipula uma
entidade de negócio de uma camada superior, exceto por pedido explícito de alguém na camada superior. Igualmente,
os eventos de negócio de camada superior não devem ser propagados para camadas inferiores.
-
Um trabalhador de negócio tem responsabilidades somente em sua própria camada.
Sem essas restrições, uma estrutura com camada se degenera rapidamente. Observe que essas restrições se aplicam ao caso
onde a maioria das partes gerais do negócio é encontrada em camadas inferiores, enquanto a maioria específica
(independentemente de um segmento de mercado específico) é encontrada nas camadas superiores. Os gráficos da
organização tendem a ser ao contrário - de geral na parte superior para específico na parte inferior.
Ao identificar os trabalhadores de negócio e atribuir atividades a eles, as habilidades necessárias para executar uma
atividade precisa ser compreendida. Um trabalhador de negócio da camada que organiza os recursos dessas habilidades
específicas deve executar uma atividade que por sua natureza requeira uma habilidade específica. Em vez de ter o mínimo
de trabalhadores de negócio possível, que é a regra normal prática ao projetar um caso de uso de negócios, você deve
agora ter o mínimo de trabalhadores de negócio possível, com o máximo de responsabilidades possível, em cada camada.
Os Fluxos de trabalho, os trabalhadores de negócio, as entidades de negócio e os eventos de negócio em camadas
inferiores devem ser projetados tendo em mente fornecer serviços formados para reutilização em várias áreas. Os
trabalhadores de negócio e entidades de negócio podem ser organizados em sistemas de negócio de acordo com sua
especificidade de negócio. Os sistemas de negócio que incluem a maioria das competências e fenômenos gerais são
encontrados na camada inferior; enquanto a maioria dos sistemas de negócio específicos da empresa é encontrada na
camada superior.
As realizações de casos de uso de negócios, para diferenciar os graus, contratarão trabalhadores de negócio de
diferentes camadas. As realizações de casos de uso de negócios com um alto grau de envolvimento de camada superior
(altamente específicos) definem o perfil da empresa, implementam a idéia de negócio e funcionam como os centros de
lucro. Elas correspondem aos casos de uso de negócios principais e aos casos de uso de negócios de suporte para
fornecer casos de uso de negócios principais com infra-estrutura essencial, específica da área de negócio.
As realizações de casos de uso de negócios em camadas inferiores, sem os trabalhadores de negócio da camada superior,
fornecem os serviços gerais necessários para manter a execução da empresa. Elas podem ser abstratas e definir fluxos de
trabalho executados como partes de outros casos de usos de negócios; por exemplo, atividades de faturamento que
concluem um caso de uso de negócios de vendas. Podem também ser concretas, executando nelas próprias e desempenhando
atividades que não precisam de competência específica da área de negócio, como guarda-livros. Normalmente correspondem
aos casos de uso de negócios de suporte.
Uma estrutura com camada reflete esses tipos de habilidades que são a chave para as idéias de negócios, se necessárias
nos casos de uso de negócios principais ou nos casos de uso de negócios de suporte, assim como as habilidades que são
menos específicas. Isso poderia ser um bom ponto de partida para analisar sistematicamente os recursos disponíveis da
empresa.
Em muitos casos, você fica interessada apenas nas informações detalhadas sobre um ou alguns dos seus processos de
negócio. No entanto, para fornecer contexto, poderá ser prático identificar o conjunto completo do processo de negócios
e descrever brevemente cada um deles. Isso resulta em um modelo que inclui casos de uso de negócios principais, casos
de uso de negócios de suporte e casos de uso de negócios de gerenciamento. Consulte a seção sobre diferentes categorias
de casos de uso de negócios em Técnica: Modelo de Caso de Uso de Negócio.
Casos de uso de negócios de suporte, como casos de uso de negócios principais, sistemas de informações específicas do
negócio, redes de computador e locais, são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de uma infra-estrutura da
empresa, entre outros. De uma perspectiva de modelagem, não há diferenças reais entre casos de uso de negócios
principais e casos de uso de negócios de suporte. Ambos os tipos de casos de uso de negócios devem ter os mesmos
requisitos de utilidade e eficiência. Para desempenhar com êxito, ambos os tipos de casos de uso de negócios podem
exigir os mesmos tipos de recursos.
Um caso de uso de negócios de suporte em uma organização, por exemplo, um caso de uso de negócios de desenvolvimento de
software, pode ser um caso de uso de negócios principal em outro. A principal diferença é para quem os casos de uso de
negócios funcionam. No pedido de um proprietário de negócio, os casos de uso de negócios de suporte desenvolvem o
negócio em cooperação com os proprietários e operadores dos casos de uso de negócios afetados. Em um modelo do negócio
todo, um agente comercial comum seria o Diretor. Quando a modelagem é delimitada apenas para os casos de uso de
negócios de suporte, os agentes comerciais típicos são o Proprietário do Caso de Uso de Negócios e o Operador do Caso
de Uso de Negócios.
Os casos de uso de negócios de gerenciamento, por outro lado, são responsáveis pelo gerenciamento do negócio; isto é,
pela execução e desenvolvimento de outros casos de uso de negócios de acordo com as diretivas do proprietário para
iniciar e supervisionar os casos de uso de negócios principais e os casos de uso de negócios de suporte de acordo com
as diretivas do proprietário. O Modelo de Análise de Negócios descreve como executivos, proprietários de recursos e
proprietários, líderes e operadores de casos de uso de negócios precisam cooperar. Os agentes comerciais típicos são o
Proprietário ou o Diretor.
Um modelo de uma organização toda
Na outra extremidade da escala, é necessário ter cuidado com várias tarefas menores, como manter a rede de computador
em execução, atender o telefone e limpar a máquina de café. Essas tarefas, no entanto, não fazem parte de um caso de
uso de negócios definido. Por exemplo, se você pretende obter a certificação do Padrão da ISO 9000, essas atividades
precisam ser incluídas no modelo também. Uma abordagem direta é fornecida por esta regra prática: se for um trabalho de
tempo integral, atribua a atividade a um trabalhador de negócio específico. Se for um trabalho que não seja de tempo
integral, atribua a atividade a um trabalhador de negócio existente que tenha os requisitos de habilidade corretos sem
tentar incluí-lo em qualquer caso de uso de negócios.
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