Tarefa: Definir os Requisitos de Automatização |
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Esta tarefa focaliza a determinação do que são as tecnologias candidatas para tornar a organização de destino mais efetiva. |
Disciplinas: Modelagem de Negócios |
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Objetivo
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Entender como as novas tecnologias podem ser usadas para tornar a organização de destino mais eficaz
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Determinar o nível de automatização na organização de destino.
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Derivar os requisitos do sistema a partir dos produtos de trabalho de modelagem de negócio.
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Relacionamentos
Funções | Executor Primário:
| Executores Adicionais:
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Entradas | Obrigatório:
| Opcional:
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Saídas |
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Descrição Principal
A equipe deve fazer uma estimativa aproximada dos tipos de suporte que os casos de uso de negócios alterados
precisarão. É importante indicar, em um estágio inicial, as técnicas que estarão disponíveis para a implementação do
negócio. Você tem autonomia para oferecer suporte ao caso de uso de negócios com as novas ferramentas de negócios
personalizadas? Você precisa usar as ferramentas de negócios já existentes? Ou você pode adquirir produtos
desenvolvidos internamente e prontos para serem usados? Você pode localizar os recursos necessários, interna ou
externamente, para as ferramentas de negócios que precisam ser desenvolvidas? A configuração existente dos sistemas,
terminais, estações de trabalho e redes é um fator importante? Há necessidade de compatibilidade com as ferramentas de
negócios existentes?
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Etapas
Explorar Novas Tecnologias
Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas rapidamente. É preciso ter uma boa compreensão das soluções modernas
disponíveis e específicas para o seu domínio de negócios.
A dependência de tecnologia de informações é algo comum a todas as organizações. Por muito tempo, a tecnologia de
informações foi usada para melhorar o desempenho do negócio. Entretanto, as soluções modernas podem mudar totalmente a
maneira como os negócios são feitos. Antes de escolher os novos designs de processo, é importante conhecer o potencial
das modernas tecnologias de informações. A lista a seguir (consulte [JAC94]) fornece
uma idéia do que pode ser feito com a tecnologia para aprimorar ou revolucionar completamente a maneira que um negócio
opera.
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Automatizar o trabalho para eliminar a mão-de-obra humana.
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Analisar dados que praticamente não podem ser analisados manualmente.
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Paralelizar o trabalho ou alterar a seqüência das atividades por meio de bancos de dados e redes.
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Distribuir a organização possibilitando o acesso do cliente a informações de diversas áreas geográficas. Considerar
o desenvolvimento de soluções de hardware dedicadas e resistentes a chuvas e outros elementos, se necessário.
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Transferir partes dos casos de uso para fora da organização, para que os clientes ou fornecedores tenham acesso ao
seu sistema de informações.
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Ajudar a coordenar tarefas através de suporte ao intercâmbio de informações com a organização.
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Usar sistemas especializados para que trabalhos especializados.
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Reunir informações de diversas origens e apresentá-las de forma que as pessoas compreendam.
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Manter controle do trabalho. Avaliar o negócio para determinar onde é preciso fazer melhorias e onde há problemas.
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Adquirir bancos de dados de clientes para melhorar o sistema de vendas e de marketing.
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Vender e participar do mercado eletronicamente. Há cada vez mais empresas e consumidores participando do mundo de
negócios eletrônico.
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Seguir padrões para a comunicação eletrônica para que você possa se comunicar com outros negócios facilmente.
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Identificar Agentes do Sistema e Casos de Uso
Para identificar casos de uso do sistema de informações, comece com os profissionais de negócios no modelo de análise
de negócios. Para cada profissional de negócios, siga estes passos:
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Decida se o profissional de negócios utilizará o sistema de informações.
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Em caso afirmativo, identifique um ator para o sistema de informações no modelo de casos de uso desse sistema. Dê
ao ator o mesmo nome do profissional de negócios.
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Para cada caso de uso de negócios, o profissional de negócios participa da criação de um caso de uso do sistema e
dá a ele uma descrição resumida.
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Considere as metas de desempenho ou as informações adicionais sobre o profissional de negócios que devem ser
anotadas como um Requisito Especial para o caso de uso do sistema. Você também incluir essas informações nas
Especificações Suplementares do sistema.
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Repita esses passos para todos os profissionais de negócios.
Consulte também Produto de Trabalho: Passar de Modelos de Negócio para Sistemas, a seção sobre
modelos de negócio e agentes do sistema.
Se um profissional de negócios tiver que ser completamente automatizado pelo sistema, o ator de sistema correspondente
poderá ser removido. Ainda assim, o caso de uso do sistema correspondente ao profissional de negócios precisará de um
ator de sistema que o inicie. Procure por esse ator de sistema entre os atores e profissionais de negócios suportados
pelo profissional de negócios a ser automatizado. Consulte também Produto de Trabalho: Passar de Modelos de Negócio para Sistemas, a seção sobre
trabalhadores de negócio automatizados.
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Identificar Entidades no Modelo de Análise
Identificar Outras Fontes para Requisitos em Sistemas
Há várias fontes de informações e requisitos sobre o sistema de informações fora do modelo de negócios. Estes são
alguns exemplos:
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Usuários dos sistemas de informações que você não tenha modelado no modelo de negócios. Por exemplo, o
administrador do sistema é um usuário do sistema de informações que não está (geralmente) representado no modelo de
negócios.
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Estratégias que o negócio, como um todo, escolheu. Por exemplo, relativo a TI, reutilização, compatibilidade e
qualidade.
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Bancos de dados corporativos que devem ser usados.
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Outros sistemas de informações com os quais os novos sistemas devem trabalhar (considerações sobre legado).
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Sincronização e coordenação com outros projetos.
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Tendências dentro da própria indústria do setor e dentro da indústria de TI.
Consulte a Disciplina de Requisitos para obter detalhes adicionais.
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Revisar os Resultados
Quando a tarefa terminar, analise os produtos de trabalho do sistema que foram delineados para garantir que eles
estejam consistentes. Como os resultados dessa tarefa são preliminares e relativamente informais, as revisões também
devem ser informais.
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Informações Adicionais
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