Tarefa: Definir os Requisitos de Automatização
Esta tarefa focaliza a determinação do que são as tecnologias candidatas para tornar a organização de destino mais efetiva.
Disciplinas: Modelagem de Negócios
Objetivo
  • Entender como as novas tecnologias podem ser usadas para tornar a organização de destino mais eficaz 
  • Determinar o nível de automatização na organização de destino. 
  • Derivar os requisitos do sistema a partir dos produtos de trabalho de modelagem de negócio. 
Relacionamentos
Descrição Principal

A equipe deve fazer uma estimativa aproximada dos tipos de suporte que os casos de uso de negócios alterados precisarão. É importante indicar, em um estágio inicial, as técnicas que estarão disponíveis para a implementação do negócio. Você tem autonomia para oferecer suporte ao caso de uso de negócios com as novas ferramentas de negócios personalizadas? Você precisa usar as ferramentas de negócios já existentes? Ou você pode adquirir produtos desenvolvidos internamente e prontos para serem usados? Você pode localizar os recursos necessários, interna ou externamente, para as ferramentas de negócios que precisam ser desenvolvidas? A configuração existente dos sistemas, terminais, estações de trabalho e redes é um fator importante? Há necessidade de compatibilidade com as ferramentas de negócios existentes?

Etapas
Explorar Novas Tecnologias

Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas rapidamente. É preciso ter uma boa compreensão das soluções modernas disponíveis e específicas para o seu domínio de negócios.

A dependência de tecnologia de informações é algo comum a todas as organizações. Por muito tempo, a tecnologia de informações foi usada para melhorar o desempenho do negócio. Entretanto, as soluções modernas podem mudar totalmente a maneira como os negócios são feitos. Antes de escolher os novos designs de processo, é importante conhecer o potencial das modernas tecnologias de informações. A lista a seguir (consulte [JAC94]) fornece uma idéia do que pode ser feito com a tecnologia para aprimorar ou revolucionar completamente a maneira que um negócio opera.

  • Automatizar o trabalho para eliminar a mão-de-obra humana.
  • Analisar dados que praticamente não podem ser analisados manualmente.
  • Paralelizar o trabalho ou alterar a seqüência das atividades por meio de bancos de dados e redes.
  • Distribuir a organização possibilitando o acesso do cliente a informações de diversas áreas geográficas. Considerar o desenvolvimento de soluções de hardware dedicadas e resistentes a chuvas e outros elementos, se necessário.
  • Transferir partes dos casos de uso para fora da organização, para que os clientes ou fornecedores tenham acesso ao seu sistema de informações.
  • Ajudar a coordenar tarefas através de suporte ao intercâmbio de informações com a organização.
  • Usar sistemas especializados para que trabalhos especializados.
  • Reunir informações de diversas origens e apresentá-las de forma que as pessoas compreendam.
  • Manter controle do trabalho. Avaliar o negócio para determinar onde é preciso fazer melhorias e onde há problemas.
  • Adquirir bancos de dados de clientes para melhorar o sistema de vendas e de marketing.
  • Vender e participar do mercado eletronicamente. Há cada vez mais empresas e consumidores participando do mundo de negócios eletrônico.
  • Seguir padrões para a comunicação eletrônica para que você possa se comunicar com outros negócios facilmente.
Identificar Agentes do Sistema e Casos de Uso

Para identificar casos de uso do sistema de informações, comece com os profissionais de negócios no modelo de análise de negócios. Para cada profissional de negócios, siga estes passos:

  • Decida se o profissional de negócios utilizará o sistema de informações.
  • Em caso afirmativo, identifique um ator para o sistema de informações no modelo de casos de uso desse sistema. Dê ao ator o mesmo nome do profissional de negócios.
  • Para cada caso de uso de negócios, o profissional de negócios participa da criação de um caso de uso do sistema e dá a ele uma descrição resumida. 
  • Considere as metas de desempenho ou as informações adicionais sobre o profissional de negócios que devem ser anotadas como um Requisito Especial para o caso de uso do sistema. Você também incluir essas informações nas Especificações Suplementares do sistema. 
  • Repita esses passos para todos os profissionais de negócios.

Consulte também Produto de Trabalho: Passar de Modelos de Negócio para Sistemas, a seção sobre modelos de negócio e agentes do sistema. 

Se um profissional de negócios tiver que ser completamente automatizado pelo sistema, o ator de sistema correspondente poderá ser removido. Ainda assim, o caso de uso do sistema correspondente ao profissional de negócios precisará de um ator de sistema que o inicie. Procure por esse ator de sistema entre os atores e profissionais de negócios suportados pelo profissional de negócios a ser automatizado. Consulte também Produto de Trabalho: Passar de Modelos de Negócio para Sistemas, a seção sobre trabalhadores de negócio automatizados. 

Identificar Entidades no Modelo de Análise

Para cada entidade de negócio, considere o seguinte: 

  • Se elas serão gerenciadas pelo sistema de informações, identifique uma entidade correspondente no modelo de análise desse sistema. 
  • Para cada atributo da entidade de negócios, determine se ele deve ser modelado como uma entidade no modelo de análise e não como um atributo. Consulte também Diretriz do Produto de Trabalho: Classe de Design, a seção sobre atributos.  

Consulte também Diretriz do Produto de Trabalho: Passar de Modelos de Negócio para Sistemas, a seção sobre modelos de negócio e classes de entidade no modelo de análise. 

Identificar Outras Fontes para Requisitos em Sistemas

Há várias fontes de informações e requisitos sobre o sistema de informações fora do modelo de negócios. Estes são alguns exemplos:

  • Usuários dos sistemas de informações que você não tenha modelado no modelo de negócios. Por exemplo, o administrador do sistema é um usuário do sistema de informações que não está (geralmente) representado no modelo de negócios.
  • Estratégias que o negócio, como um todo, escolheu. Por exemplo, relativo a TI, reutilização, compatibilidade e qualidade.
  • Bancos de dados corporativos que devem ser usados.
  • Outros sistemas de informações com os quais os novos sistemas devem trabalhar (considerações sobre legado).
  • Sincronização e coordenação com outros projetos.
  • Tendências dentro da própria indústria do setor e dentro da indústria de TI.

Consulte a Disciplina de Requisitos para obter detalhes adicionais.

Revisar os Resultados

Quando a tarefa terminar, analise os produtos de trabalho do sistema que foram delineados para garantir que eles estejam consistentes. Como os resultados dessa tarefa são preliminares e relativamente informais, as revisões também devem ser informais.



Informações Adicionais