Mentor de Ferramentas: Localizando Agentes e Casos de Uso Utilizando o Rational Rose
Este mentor de ferramenta descreve como utilizar o Rational Rose para registrar os resultados da descoberta de agentes e casos de uso.
Ferramenta: Rational Rose
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

Para registrar os resultados da descoberta de agentes e casos de uso utilizando o Rational Rose:

  1. Criar o Pacote do Modelo de Caso de Uso

  2. Criar um Diagrama de Casos de Uso
  3. Criar Agentes
  4. Criar Casos de Uso
  5. Documentar o Relacionamento entre Agentes e Casos de Uso
  6. Gerenciar Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e o Rational RequisitePro

1. Criar o Pacote do Modelo de Caso de Uso

Um modelo de caso de uso separado pode ser representado no Rational Rose utilizando um pacote na Visualização do Caso de Uso chamado "Modelo de Caso de Uso". Para criar um pacote chamado "Modelo de Caso de Uso" na Visualização do Caso de Uso:

  • Clique com o botão direito do mouse para selecionar a Visualização do Caso de Uso no navegador.
  • Selecione Pacote na opção Novo no menu pop-up. Um ícone "Novo Pacote" será incluído no navegador.
  • Com o ícone do novo pacote selecionado, digite o nome "Modelo de Caso de Uso".

Um pacote de modelo de caso de uso separado só será necessário se você estiver mantendo modelo de caso de uso de negócio e modelo de caso de uso do sistema em um e no mesmo modelo do Rational Rose. Caso contrário, os casos de uso e os agentes poderão ser criados diretamente na Visualização do Caso de Uso no navegador.

2. Criar um Diagrama de Casos de Uso

Agentes e casos de uso podem ser criados em um diagrama de casos de uso.

Para criar um diagrama de casos de uso para o modelo de caso de uso:

  • Clique com o botão direito do mouse para selecionar o pacote "Modelo de Caso de Uso" no navegador e tornar o menu pop-up visível.
  • Selecione Diagrama de Casos de Uso na opção Novo no menu pop-up. Um ícone de diagrama de casos de uso "Novo Diagrama" será incluído no navegador.
  • Com o novo diagrama de casos de uso selecionado, digite um nome para o diagrama.
  • Dê um clique duplo no novo diagrama de casos de uso para exibi-lo na janela de diagrama.

3. Criar Agentes

Para criar um agente no diagrama de casos de uso, faça o seguinte:

  • Dê um clique duplo em um diagrama de casos de uso na Visualização do Caso de Uso no navegador para exibir o diagrama na janela de diagrama.
  • Selecione Agente na caixa de ferramentas. O shape do cursor será alterado para um sinal de mais.
  • Clique com o botão esquerdo do mouse no diagrama de casos de uso em que você deseja colocar o símbolo do agente. Digite o nome do novo agente.

Para descrever brevemente o agente, faça o seguinte:

  • Abra a caixa de diálogo Especificação do Agente, dando um clique duplo no símbolo do agente em um diagrama de casos de uso ou no navegador. A Especificação da Classe será exibida com o "Agente" definido como uma configuração de estereótipo.
  • Abra a guia Geral.
  • Escreva uma breve descrição do agente no campo Documentação.
  • Clique em OK para aceitar a entrada da breve descrição, e feche a caixa de diálogo Especificação do Agente.

4. Criar Casos de Uso

Para criar um novo caso de uso em um diagrama de casos de uso, faça o seguinte:

  • Dê um clique duplo em um diagrama de casos de uso na Visualização do Caso de Uso no navegador para exibir o diagrama na janela de diagrama.
  • Selecione Caso de Uso na caixa de ferramentas. O shape do cursor será alterado para um sinal de mais.
  • Clique com o botão esquerdo do mouse no diagrama de casos de uso em que você deseja colocar o símbolo do caso de uso. Digite o nome do novo caso de uso.

Para descrever brevemente o caso de uso, faça o seguinte:

  • Abra a caixa de diálogo Especificação do Caso de Uso, dando um clique duplo no símbolo do caso de uso em um diagrama de casos de uso ou no navegador. Abra a guia Geral.
  • Escreva uma breve descrição do caso de uso no campo Documentação.
  • Clique em OK para aceitar a entrada da breve descrição, e feche a caixa de diálogo Especificação do Caso de Uso.

5. Documentar o Relacionamento entre Agentes e Casos de Uso

Para inserir uma associação entre comunicações de um agente a um caso de uso em um diagrama de casos de uso, faça o seguinte:

  • Selecione a seta Associação na caixa de ferramentas no editor do diagrama de casos de uso.
  • Posicione o cursor no agente no diagrama de casos de uso. Clique com o botão esquerdo do mouse, mova o cursor para o símbolo do caso de uso e libere-o.
  • Dê um clique duplo na associação criada e selecione o estereótipo <<comunicações>> na caixa de diálogo Especificação de Associação.
  • Clique em OK.
  • Clique com o botão direito do mouse na associação criada, e certifique-se de que a seleção Mostrar Estereótipo esteja marcada no menu pop-up.
  • Para reposicionar a etiqueta de estereótipo, arraste e solte-a no diagrama.

Para descrever brevemente uma associação entre comunicações, faça o seguinte:

  • Abra a caixa de diálogo Especificação da Associação, dando um clique duplo no símbolo da associação em um diagrama de casos de uso.
  • A guia Geral na caixa de diálogo Especificação da Associação agora aparecerá por padrão.
  • Escreva uma breve descrição no campo Documentação.
  • Clique em OK para aceitar a entrada da breve descrição, e feche a caixa de diálogo Especificação da Associação.

Para descrever a multiplicidade de uma função em uma associação entre comunicações, faça o seguinte:

  • Clique com o botão direito do mouse na linha de associação próxima ao agente ou utilize o caso de uso em que a multiplicidade deve ser especificada.
  • Selecione a multiplicidade da seção de multiplicidade do menu pop-up. Os valores que não estão predefinidos no menu pop-up podem ser especificados na caixa de diálogo Especificação da Associação, que pode ser aberta com um clique duplo na associação.

Para especificar a navegabilidade de uma função em uma associação entre comunicações, faça o seguinte:

  • Clique com o botão direito do mouse na linha de associação próxima ao agente ou utilize o caso de uso em que a navegabilidade deve ser especificada.
  • Selecione ou cancele a seleção da propriedade Navegável no menu pop-up.

6. Gerenciar Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e o 
Rational RequisitePro

O Gerenciamento Integrado de Casos de Uso do Rational permite gerenciar casos de uso no Rational Rose, utilizando atributos como Prioridade, Risco, Status e Iteração, associando casos de uso do Rose a documentos e requisitos do Rational RequisitePro. É possível navegar facilmente de modelos de caso de uso do Rose para documentos e requisitos de caso de uso do RequisitePro. O gerenciamento de casos de uso no RequisitePro inclui informações profundas e relacionais dos casos de uso do Rose.

Para obter mais informações, consulte Mentor de Ferramenta: Gerenciando Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e o Rational RequisitePro.