Tarefa: Desenvolver Plano de Garantia de Qualidade
Esta tarefa descreve como criar um plano documentado para as tarefas de garantia de qualidade no projeto.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Relacionamentos
Descrição Principal

O Plano de Garantia de Qualidade é um documento composto que contém todas as informações necessárias para realizar as tarefas de garantia de qualidade do projeto. Embora grande parte das informações referenciadas por esse Plano também seja referenciada no Plano de Desenvolvimento de Software, ainda é importante desenvolver os dois planos porque apresentam finalidades distintas.

O Plano de Garantia de Qualidade é usado para elaborar um programa de revisões e auditorias que verificará se o processo do projeto definido está sendo seguido corretamente, da forma como foi definido pelos diversos planos de suporte aos quais faz referência. Ele pode ser considerado como a "visão de qualidade" dos planos do projeto, enquanto o Plano de Desenvolvimento de Software apresenta uma "visão de liberação".

Nesta tarefa, o Coordenador de Projeto define e/ou revisa o programa de Garantia de Qualidade quanto à adequação e à aceitabilidade e trabalha de forma coordenada com os desenvolvedores dos planos referenciados.

Etapas
Garantir que os Objetivos de Qualidade Estejam Definidos para o Projeto

O Coordenador de Projeto pode não definir necessariamente as metas de qualidade do projeto, mas pode certificar-se de que as definições sejam criadas e aprovadas pelo cliente e capturadas, por fim, na Especificação de Requisitos de Software. A organização de desenvolvimento também pode ter um conjunto padrão de metas de qualidade, em uma descrição de políticas de qualidade, que pode formar a base dessas definições.

Sempre que possível, os objetivos devem ser especificados em termos mensuráveis. Por exemplo:

  • "Nenhum defeito conhecido de gravidade 1" (...e inclua uma definição para defeito de gravidade 1)
  • "Tempo de resposta máximo de 3 segundos"
  • "O usuário pode obter o software e começar a digitar informações contábeis em 1 hora"
Definir Funções e Responsabilidades de Garantia de Qualidade

A etapa seguinte é definir a organização, as funções e as responsabilidades que participarão dessas tarefas de garantia de qualidade. Ela deverá incluir o canal para a elaboração de relatórios sobre os resultados das revisões de Garantia de Qualidade. Em muitas situações, a tarefa de Garantia de Qualidade deverá enviar seus relatórios diretamente à Autoridade para Revisão de Projetos. O Rational Unified Process recomenda que a Autoridade para Processos de Engenharia de Software (SEPA) seja responsável pelos aspectos de processos de qualidade, efetue revisões e auditorias de processos, bem como garanta o planejamento adequado e a condução dos eventos de revisão descritos na seção Revisão e Auditoria do Plano de Garantia de Qualidade.

Coordenar com os Desenvolvedores de Planos Referenciados

O Plano de Garantia de Qualidade também faz referência a outros planos que descrevem padrões do projeto e como vários processos de suporte (p. ex., gerenciamento de configuração) serão administrados. Essas informações são usadas para ajudar a determinar os tipos de revisão de Garantia de Qualidade que serão efetuados e a respectiva freqüência. Os planos referenciados incluiriam normalmente o seguinte:

  • Plano de Documentação
  • Plano de Medidas
  • Plano de Gerenciamento de Riscos
  • Plano de Resolução de Problemas
  • Plano de Gerenciamento de Configuração
  • Plano de Desenvolvimento de Software
  • Plano de Teste
  • Plano de Gerenciamento de Subfornecedores
Definir o Planejamento e as Tarefas de Garantia de Qualidade

Identifique as tarefas de Garantia de Qualidade. Em geral, as revisões incluem:

  • Auditoria/revisão de planos do projeto para verificar se seguem o processo de entrega definido para o projeto.
  • Auditoria/revisão do projeto para verificar se o trabalho realizado está seguindo os planos do projeto.
  • Aprovação de desvios dos processos organizacionais padrão do projeto.
  • Avaliações de melhoria de processos.

A Autoridade para Revisão de Projetos e o Coordenador de Projeto determinam em conjunto a programação das revisões e auditorias de Garantia de Qualidade. Essa programação é capturada nos planos de projeto e iteração, aos quais o Plano de Garantia de Qualidade poderá fazer referência. O contrato também poderá permitir ao cliente solicitar auditorias.