Definir os Objetivos primários de Gerenciamento (VBSE EC6)
Finalidade
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Determinar e registrar as restrições e os requisitos funcionais, não-funcionais, orçamentários e de
programação importantes que precisam ser controlados.
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O Coordenador de Projeto deve decidir os requisitos e as restrições do projeto que são importantes o suficiente para
exigir um programa de monitoramento objetivo. Além disso, é possível impor requisitos organizacionais que estejam
relacionados às necessidades de negócios (redução de custos, tempo de comercialização e melhorias na produtividade) e
não diretamente às necessidades do projeto. Em geral, convém ao coordenador de projeto controlar o crescimento da
capacidade e da confiabilidade do software em construção, bem como as despesas (esforço, programação, outros recursos).
É possível estabelecer ainda requisitos de desempenho e outros requisitos de qualidade, assim como restrições de
memória e processador. Consulte Diretriz de
Produto de Trabalho: Métricas para obter mais detalhes. As fontes de informações para seleção de metas
incluem a Visão, a Lista de Riscos, a Cadeia de Resultados e o Caso de Negócios, bem como requisitos organizacionais
e restrições não especificadas no RUP (Rational Unified Process).
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Validar as Metas
Finalidade
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Revisar a relevância, a clareza, a viabilidade e a suficiência das metas selecionadas
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O Coordenador de Projeto deve revisar as metas selecionadas com os principais investidores para certificar-se de que o
foco delas esteja correto, que todas as áreas de interesse e risco sejam consideradas, que seja possível reduzir as
metas em métricas coletáveis e que os recursos apropriados possam ser confirmados no programa de métricas.
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Definir as Submetas
Finalidade
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Analisar metas complexas para determinar submetas às quais as métricas podem ser aplicadas
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Pode ser difícil ou impossível elaborar medidas diretas para algumas metas complexas ou de nível alto. É necessário
decompor metas desse tipo em submetas mais simples que, em conjunto, contribuirão para atingir a meta de nível alto.
Por exemplo, os custos do projeto não costumam ser controlados apenas através de um único valor geral de custo, mas sim
através de algum tipo de Estrutura de Divisão do Trabalho, com o orçamento alocado para níveis inferiores e informações
de custo coletadas nesses níveis inferiores de granularidade. A profundidade do detalhamento deve se limitar a, no
máximo, dois níveis abaixo da meta principal ou de nível alto. O objetivo disso é limitar o volume da coleta e da
redução necessárias de dados e porque talvez fique muito difícil, nas hierarquias profundas, certificar-se de que o
controle das submetas esteja realmente contribuindo para a compreensão do progresso em relação à meta de nível alto.
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Identificar as Métricas Necessárias para Atender às Submetas
Finalidade
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Determinar as métricas que permitirão o controle das submetas
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A tarefa é associar as submetas a alguma entidade ou produto de trabalho com propriedades ou atributos mensuráveis.
Prefira métricas objetivas e fáceis de quantificar.
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Identificar as Métricas Primitivas Necessárias para Calcular as Métricas
Finalidade
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Determinar as medidas básicas que serão utilizadas para derivar as métricas
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Neste passo, você identificará os itens de dados elementares, dos quais as métricas serão obtidas. Esses são os itens
que precisarão ser coletados.
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Escrever o Plano de Medida
O Plano de Métricas captura as metas, submetas, bem como as métricas associadas e primitivas. Ele também identificará
os recursos (por exemplo, Medidas de Projetos) e as responsabilidades para o programa de
métricas.
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Avaliar o Plano de Medidas
Finalidade
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Verificar a consistência, a clareza, a adequação, a viabilidade e a integridade do Plano de Medida
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O Coordenador de Projeto deve atribuir a revisão do Plano de Medida a:
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Efetivar os Mecanismos de Coleta
Finalidade
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Estabelecer os meios para coletar, registrar, reduzir e reportar as medidas planejadas
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As instruções, os procedimentos, as ferramentas e os repositórios para coleta, cálculo, exibição e elaboração de
relatórios de métricas devem ser adquiridos ou produzidos, instalados e colocados em operação de acordo com o Plano de
Medida. Isso incluirá o artefato de Medidas do Projeto.
Consulte Diretriz de Produto de Trabalho: Métricas.
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