Artefato: Medidas do Projeto
Esse artefato é o repositório ativo de métricas de dados do projeto. Ele contém as métricas mais atuais de produto, processo, recursos e projeto no nível primitivo e derivado.
Domínios: Gerenciamento de Projeto
Tipos de Produto de Trabalho: Dados do Projeto
Objetivo

O produto de trabalho das Medidas do Projeto fornece o armazenamento dos dados de métricas do projeto. Ele é atualizado à medida que as métricas são disponibilizadas. Além disso, ele contém as métricas derivadas que são calculadas a partir dos dados primitivos e deve armazenar informações (procedimentos e algoritmos, por exemplo) sobre como elas são obtidas. Os relatórios sobre o status do projeto, por exemplo, o progresso em relação às metas (funcionalidade, qualidade e assim por diante), despesas e outros consumos de recursos, são produzidos utilizando as medidas do projeto (consulte Produto de Trabalho: Avaliação de Status). Com bastante freqüência ou até mesmo de modo aparentemente contínuo, as exibições do status do projeto são possíveis através de ferramentas em que os agentes de coleta de dados do software automatizado fornecem exibições em tempo real do status do projeto.

Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

O formato e o conteúdo de Medidas de Projeto dependem das métricas selecionadas e da tecnologia usada para a coleta e o armazenamento. Trata-se essencialmente de um banco de dados de associações de valor métrico e de informações relacionadas para a coleta e o cálculo dessas associações. Seu formato pode ser tão simples quanto um conjunto de arquivos mantidos manualmente pelo Coordenador de Projeto. Mas, recomendamos que a coleta e o armazenamento sejam automatizados e, dentro da medida do possível, sejam não-intrusivos.

Breve Resumo

 

Adaptação
Opções de Representação

Em projetos menores, as métricas de projeto podem existir somente como relatórios provenientes do sistema de controle de defeitos e como uma planilha para acompanhar o andamento do processo. Em projetos maiores ou mais formais, pode haver uma grande seleção de métricas gerenciadas com o uso de um ou mais bancos de dados. Isso pode ser um produto de trabalho distribuído.  Por exemplo, as várias métricas selecionadas pelo Coordenador de Projeto podem ser produzidas por várias ferramentas diferentes, sendo que a tarefa de coleta e geração de relatórios é manual. Outro exemplo: o progresso do projeto pode ser reportado a partir de um plano de projeto atualizado regularmente pelo Coordenador de Projeto a partir das informações de status fornecidas em planilhas pelos membros da equipe.