Capturar o Status do Trabalho
Finalidade:
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Obter uma compreensão objetiva e atualizada do status geral do trabalho de teste com base no plano.
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Existem várias maneiras de abordar esse passo. Grande parte da abordagem dependerá da cultura do projeto. Quando
disponível, colete e agrupe os relatórios de andamento preparados pelos membros da equipe ou pelas subequipes. As
agendas do projeto são outra fonte possível a ser considerada. Quando sistemas de agendamento de projetos como o
Microsoft Project são ativamente utilizados e atualizados com o andamento real, isso fornece uma outra fonte útil de
informações. Quando disponíveis e ativamente utilizadas, você poderia também derivar as métricas objetivas de status e
andamento a partir dos sistemas de gerenciamento de mudança e configuração.
Neste passo e nos passos subseqüentes referentes à coleta de informações e à avaliação do esforço de teste, tente obter
uma visão balanceada incorporando medidas objetivas e subjetivas. Lembre-se de que os números de objetivos oferecem
apenas parte do panorama e precisam ser suportados e explicados pelo "clima" do projeto atual. Por outro lado, não
confie simplesmente em boatos e especulações subjetivas sobre o esforço do teste: procure evidência objetiva de
suporte. Recomendamos que você complemente os dados objetivos através de discussões com os líderes de equipe ou, quando
possível, com cada membro da equipe, a fim de reunir avaliações subjetivas e estimar até que ponto pode confiar nos
dados objetivos.
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Reunir Métricas de Produtividade e Eficácia do Esforço de Teste
Finalidade:
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Reunir e examinar os dados objetivos que permitem a avaliação dos testes executados pela equipe de teste.
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Investigue o grau de esforço despendido na identificação, definição, design, implementação e execução dos testes. Fique
atento a indícios de que esteja dedicando esforço excessivo para um único aspecto do esforço de teste em detrimento de
outros. Observe também as áreas em que o esforço pode ser improdutivo ou não mostre benefícios suficientes, tendo em
vista o nível de esforço que está sendo despendido.
Verifique a eficácia do teste. Procure dados que respaldem suas observações iniciais sobre a eficácia. Considere
aspectos como taxa de descoberta de defeitos, contagens de gravidade de defeitos, estatísticas de defeitos duplicados e
defeitos detectados como escapes de teste.
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Reunir Métricas de Distribuição, Tendência e Vencimento do Controle de Mudanças
Finalidade:
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Reunir e examinar dados objetivos que permitirão a avaliação dos problemas e defeitos registrados pela
equipe de teste.
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Identifique tendências importantes que aparecem nos dados da Solicitação de Mudança. Em geral, é menos importante para
essa tarefa perder tempo analisando volumes de dados e é mais importante identificar o que as tendências de dados
relativas estão indicando. Procure pontos positivos, como uma taxa contínua estável de descoberta de defeitos, ou um
leve aumento ou diminuição contínua na taxa de descoberta, no decorrer do tempo. Fique atento a picos e baixas na taxa
de descoberta que indiquem que a equipe de teste pode estar prestes a se deparar com problemas processuais, ambientais,
políticos etc. que reduzirão a produtividade.
Observe as tendências em fechamentos de defeito. Procure aumentos significativos de fechamentos pela equipe de
desenvolvimento como "não reproduzíveis", identifique os casos em que esse é um resultado da análise insuficiente do
defeito que está sendo desempenhada pela equipe de teste e quantifique a extensão desse problema. Examine as tendências
em defeitos que estão sendo fechados pela equipe de desenvolvimento como "funcionando conforme projetado", identifique
casos em que esse é um resultado da análise insuficiente da especificação que está sendo desempenhada pela equipe de
teste e quantifique a extensão desse problema. Tenha cuidado para confirmar que essas indicações não são falsas e
acontecem graças aos desenvolvedores sobrecarregados, quando decidem examinar minuciosamente sua carga de trabalho. Uma
análise de tendências de verificação de defeito também deve ser feita à medida que correções para os defeitos são
liberadas para a equipe de teste em construções subseqüentes: procure tendências que indiquem que os defeitos que estão
aguardando verificação pela equipe de teste estão vencendo ou chegando a um número não gerenciável.
Procure outras tendências que indicam problemas. Observe o modo no qual os defeitos e outros controles de mudanças
foram registrados ou gerenciados pela equipe de teste: informações ambíguas e insuficientes em um controle de mudanças
são difíceis e frustrantes para um desenvolvedor executar uma ação. A equipe deve ter cuidado para monitorar se a
qualidade das informações registradas sobre os defeitos permanece, na média, relativamente alta. Aproveite a
oportunidade para melhorar a clareza das Solicitações de Mudança associadas, eliminando a ambigüidade e a linguagem e
argumentação emotivas. Trabalhe junto com as pessoas que criaram esses produtos de trabalho para garantir que a
essência do problema esteja claramente especificada e para incentivar essas pessoas encontrar maneiras concretas e
precisas de abordar a discussão dos Problemas.
Além disso, procure desequilíbrios na distribuição de defeitos em várias dimensões diferentes. Procure áreas funcionais
do aplicativo ou da especificação que apresentem contagens baixas de defeitos: isso pode indicar um situação em que
teste insuficiente foi realizado nessa área funcional. Observe também a distribuição por membro da equipe de teste:
pode haver indicações de que membros individuais da equipe estejam sobrecarregados e que isso está afetando a
produtividade.
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Reunir Métricas de Rastreabilidade, Cobertura e Dependência
Finalidade:
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Reunir e examinar os dados objetivos que permitirão o rastreamento do ativo de avaliação.
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Analise o estado dos relacionamentos de rastreabilidade entre os recursos de teste, Idéias de Teste, Casos de Teste,
Scripts de Teste, Conjuntos de Testes e Controles de Mudanças, e os recursos de envio de dados e de recebimento de
dados aos quais estão relacionados. Procure indícios que indiquem que o esforço de teste enfoca as áreas corretas e um
conjunto útil de motivações. Observe também indicações negativas que sugiram que determinados aspectos de teste estão
ausentes ou não são mais importantes: Se os requisitos ou as equipes de desenvolvimento estiverem trabalhando em áreas
não representadas pelo esforço de teste atual, haverá essa preocupação.
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Avaliar Métricas e Formular a Avaliação Inicial
Finalidade:
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Avaliar os dados de métrica e formular uma avaliação inicial da eficácia do esforço de teste com base no
plano.
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Agrupe todas informações que você coletou e avalie-as como um todo. Lembre-se de que cada parte dos dados coletados
abrange somente um aspecto da avaliação total e que você deve formular a avaliação do esforço de teste com base em uma
visão balanceada e ponderada de todos os dados.
Registre a avaliação inicial em um formato adequado para que os investidores façam comentários e dêem seu feedback.
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Registrar Descobertas
Finalidade:
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Documentar descobertas resumidas para inclusão no relatório de gerenciamento de projetos e permitir a
análise da avaliação de status subseqüente com base nas avaliações anteriores.
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Esta tarefa produz informações de status resumidas que são importantes para o coordenador de projeto e outras funções
na equipe de gerenciamento. Esses papéis usarão as descobertas resumidas para tomar decisões sobre o projeto com base
nessas informações.
Recomendamos que você registre alguns aspectos da avaliação do esforço de teste em um formato que permita a comparação
das avaliações subseqüentes com as anteriores. Isso permitirá que você analise a tendência relativa nas melhorias do
esforço de teste no decorrer do tempo.
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Apresentar a Avaliação e Reunir Feedback
Finalidade:
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Engajar os investidores e obter feedback deles para saber se o esforço de teste real está atendendo às suas
necessidades.
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Apresente sua avaliação aos investidores para que eles façam comentários e dêem feedback. O formato ou método para
fazer isso difere de um projeto para outro: em alguns casos, será uma série de conversas informais, em um outro, será
simplesmente uma divulgação em um Web site da intranet do projeto e, em outros, uma apresentação formal; escolha um
formato que se ajuste à sua cultura.
Mesmo com os melhores documentos de especificação e planejamento possível, haverá geralmente diferenças entre a
expectativa original e a intenção desses documentos e o produto final resultante. Isso se aplica tanto ao software de
teste e de avaliação como ao próprio desenvolvimento de software. O valor deste passo é aproveitar a oportunidade para
solicitar o feedback dos investidores e identificar em que ponto o planejamento e a documentação falharam ao realizar o
que se esperava inicialmente.
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Planejar e Implementar Iniciativas de Melhorias
Finalidade:
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Identificar áreas que precisam de melhoria e formular estratégias iniciais para realizar essas melhorias.
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Com base na sua análise e no feedback que você recebeu dos vários investidores, identifique as oportunidades de
melhoria. Busque maneiras de tornar o teste mais eficaz e produtivo. Isso poderia envolver: redesignar equipe, incluir
duas equipes iguais para que o trabalho seja mais eficiente ou empregar contratantes especializados; utilizar
ferramentas de produtividade para aprimorar a eficácia; localizar abordagens e técnicas alternativas que sejam mais
produtivas em termos de localização de defeitos.
Na maioria dos casos, é melhor fazer aprimoramentos pequenos e incrementais no esforço de teste e evitar o risco de
desviar o projeto com grandes mudanças desordenadas: Em alguns casos, uma alteração maior é permitida e útil. Use o bom
senso para formular uma abordagem apropriada para as melhorias e discuta suas idéias com outra equipe de gerenciamento
para obter colaboração, antes de envolver a equipe em mudanças grandes.
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Monitorar e Suportar Iniciativas de Melhorias
Finalidade:
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Garantir que as iniciativas de melhoria necessárias serão realizadas de modo satisfatório e oportuno.
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Para que as melhorias sejam eficazes, você precisará gerenciar seu sucesso. Identifique maneiras em que será possível
monitorar as iniciativas de aprimoramento, de preferência antes de adotá-las, para avaliar sua eficácia. Monitore
ativamente o andamento da adoção das mudanças; faça isso você mesmo ou indique alguém da equipe.
A maioria das mudanças encontra resistência ou problemas que devem ser superados para que elas sejam bem-sucedidas.
Reserve um tempo para resolver quaisquer problemas que surjam e impeçam o sucesso da iniciativa, e esteja preparado
para fazer isso rapidamente. Esteja atento a pessoas naturalmente relutantes a mudanças e encontre formas de lidar com
suas preocupações adequadamente.
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Avaliar e Verificar os Resultados
Finalidade:
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Verificar se a tarefa foi concluída apropriadamente e se os produtos de trabalho resultantes são
aceitáveis.
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Agora que o trabalho foi concluído, convém certificar-se de que o trabalho foi vantajoso e que não foi apenas um grande
consumo de papel. Você deve avaliar se o trabalho é de qualidade adequada, e se ele é completo o suficiente para ser
útil aos membros da equipe que o utilizarão em seguida como entrada para o trabalho deles. Onde for possível, utilize
as listas de verificação fornecidas no RUP para verificar se a qualidade e a integridade estão suficientemente boas.
Faça com que as pessoas que desempenham tarefas posteriores, que dependem do seu trabalho como entrada, participem da
revisão do seu trabalho provisório. Faça isso enquanto você tiver tempo disponível para tomar alguma ação para resolver
os problemas delas. Você também deve avaliar seu trabalho em relação aos principais produtos de trabalho de entrada
para certificar-se de que foram representados de maneira precisa e suficiente. Pode ser útil fazer com que o autor do
produto de trabalho de entrada revise seu trabalho nessa base.
Não se esqueça de que o RUP é um processo de entrega interativo e que, em muitos casos, os produtos de trabalho evoluem
com o tempo. Dessa formal, nem sempre é necessário (e às vezes é contraproducente) formar completamente um produto de
trabalho que será utilizado apenas parcialmente ou que nem será utilizado no trabalho imediato subseqüente. Isso
acontece porque há uma grande probabilidade de que a situação em torno do produto de trabalho sofra alterações e de que
os pressupostos feitos quando o produto de trabalho foi criado se provem incorretos, antes que o produto de trabalho
seja utilizado, resultando em esforço perdido e retrabalho dispendioso. Evite também a armadilha de gastar muitos
ciclos na apresentação em detrimento do valor do conteúdo. Nos ambientes de projeto em que a apresentação tem
importância e valor econômico como um produto liberado do projeto, convém utilizar um recurso administrativo para
executar as tarefas de apresentação.
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