Tarefa: Revisão da Aprovação do Projeto |
| |
Relacionamentos
Funções | Executor Primário:
| Executores Adicionais:
|
Entradas | Obrigatório:
| Opcional:
|
Saídas |
|
Descrição Principal
A Revisão da Aprovação do Projeto é uma barreira importante a ser transposta por um novo projeto. Nesta revisão, a
gerência executiva e sênior determinará se há justificativa técnica e econômica suficiente para que os negócios se
comprometam com o projeto.
|
Etapas
Planejar Reunião de Revisão de Aprovação do Planejamento
O primeiro passo é identificar as pessoas que devem participar do processo de aprovação do projeto e programar um
horário a fim de que eles se reúnam para revisar a proposta do projeto. A maioria das organizações possui uma comissão
permanente de gerenciamento que toma essas decisões. Geralmente, essa comissão inclui a representação das áreas
técnica, financeira, de marketing e de vendas do negócio.
Depois que os participantes da Reunião de Revisão da Aprovação do Projeto forem identificados, defina uma data/hora
para a reunião. É importante fornecer o material aos participantes com tempo de antecedência suficiente para que eles
possam revisar o material que será usado como base para a decisão de aprovação.
|
Distribuir Materiais de Reunião
Antes da reunião, distribua os materiais do projeto aos revisores. Certifique-se de que esse material foi enviado bem
antes da Reunião de Revisão da Aprovação do Projeto, com tempo de antecedência suficiente para que os revisores possam
revisá-lo com calma. Um conjunto mínimo de produtos de trabalho que deve ser apresentado para revisão é:
-
Visão
-
Caso de Negócio
-
Lista de Riscos
|
Conduzir Reunião de Revisão de Aprovação do Projeto
Durante a reunião, os revisores avaliam os méritos do projeto proposto. O objetivo é o grupo decidir se o projeto
deverá ou não ser levado adiante. Considere o seguinte:
-
Os benefícios que o produto oferece ao cliente
-
Os benefícios internos que o produto oferece ao negócio
-
Os benefícios técnicos oferecidos pelo produto
-
Os custos do projeto podem ser acomodados?
-
Existe um retorno sobre investimento (ROI) adequado?
-
Os recursos necessários estão disponíveis ou podem ser adquiridos?
-
As obrigações envolvidas no início do projeto (Fase de Iniciação) podem ser cumpridas?
No final da reunião, os revisores devem tomar a decisão de aprovação. O resultado pode ser um dos seguintes:
Aprovado
|
O projeto será levado adiante. No mínimo, os fundos e recursos serão disponibilizados para as atividades
iniciais da Fase de Iniciação.
|
Não Aprovado
|
Não há mérito suficiente para prosseguir com este projeto
|
Decisão adiada
|
São necessárias mais informações ou uma investigação mais aprofundada para que se tome uma decisão de
aprovação.
|
|
Registrar Decisão
No final da reunião, um Registro de Revisão será concluído, capturando quaisquer discussões ou itens de ação
importantes e registrando o resultado da Revisão da Aprovação do Projeto. Se o resultado foi "decisão adiada", uma
Reunião de Revisão de Aprovação do Projeto de acompanhamento deve ser planejada para uma data posterior.
|
|
© Copyright IBM Corp. 1987, 2006. Todos os Direitos Reservados.
|
|