Tarefa: Identificar Pedidos dos Envolvidos
Esta tarefa descreve como obter pedidos dos investidores do que eles gostariam que o sistema fornecesse.
Disciplinas: Requisitos
Objetivo

A finalidade dessa tarefa é:

  • Entender quem são os investidores do projeto.
  • Coletar pedidos de quais necessidades o sistema deve preencher.
  • Priorizar pedidos dos envolvidos.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Descrição Principal

        Pedidos dos Investidores são obtidos e reunidos ativamente a partir de origens existentes para obter uma "lista de desejos" do que os diferentes investidores do projeto (clientes, usuários, patrocinadores do produto) esperam ou desejam que o sistema inclua, juntamente com informações sobre como cada pedido foi considerado pelo projeto.

        Etapas
        Determinar as Origens de Requisitos
        Finalidade Identificar pessoas que agirão como investidores na "equipe de projetos estendida".
        Determinar e priorizar origens para os requisitos. 

        Para um sistema existente, o primeiro conjunto de entrada para esta tarefa será o conjunto de pedidos de aprimoramento adiados, reunidos durante todo o ciclo de vida do produto como parte do processo formal de Gerenciamento de Controle de Mudanças. Isso irá fornecer o ponto de partida valioso a partir do qual se deve reunir dados e mais adiante aperfeiçoar o conjunto de Pedidos do Envolvido

        Após a reunião dessas informações iniciais, procure parceiros, usuários, clientes, especialistas em domínio e analistas do segmento de mercado que possam representar seus investidores. Determine as pessoas com as quais você trabalharia para coletar informações, levando em consideração o conhecimento, as habilidades de comunicação, a disponibilidade e a "importância"delas. Essas pessoas agirão como investidores do projeto, na verdade, como uma "equipe de projeto estendida". Em geral, é melhor ter um grupo pequeno de pessoas (2 a 5) que possa ficar com você durante todo o projeto. Além disso, quanto maior o número de pessoas na sua equipe estendida, mais tempo será necessário para gerenciá-las e garantir que o tempo delas esteja sendo utilizado de forma eficaz. Essas pessoas não trabalham no projeto em tempo integral, elas normalmente participam de um ou poucos workshops de reunião de requisitos nas fases de iniciação e de elaboração e, posteriormente, nas sessões de revisão.

        Encontre uma forma de descobrir como os outros fazem o que você está tentando fazer. Se você estiver desenvolvendo um produto de software, isso significaria reunir informações competitivas. Se estiver desenvolvendo uma nova versão de um sistema de informações interno, será necessário planejar visitas ao local para ver como as pessoas estão utilizando o sistema atual e descobrir o que pode ser aprimorado.

        Uma origem importante é qualquer descrição existente da organização na qual o sistema deve ser utilizado. Estes poderiam ser modelos de negócios produzidos conforme uma modelagem de negócios ou re-engenharia de processo de negócios de resultados  ou qualquer outra forma de definição de negócios.

        Reunir Informações
        Finalidade Formular as perguntas que precisam ser respondidas.
        Reunir and documentar as informações. 

        Esboços Seqüenciais

        Uma técnica util que pode ser utilizada para reunir as informações é o storyboarding, que resulta em Storyboard(s). Para obter informações adicionais, consulte Diretriz: Storyboarding

        Entrevistas

        Um dos métodos mais úteis para reunir informações é conduzir entrevistas com um grupo selecionado de investidores-chave. Algumas perguntas e técnicas de amostra que podem ser utilizadas são localizadas na Diretriz: Entrevistas.  Para recomendações específicas sobre que informações podem ser reunidas para documentar um pedido do envolvido, consulte as informações fornecidas para o Produto de Trabalho: Pedidos do Envolvido.

        Questionários

        Esta é uma técnica amplamente utilizada. Depois de conduzir diversas entrevistas, você poderá perceber que há muitas informações repetidas. É possível reuni-las em um conjunto de perguntas com respostas comuns a serem escolhidas e enviá-las a um conjunto maior de investidores. Esse método permite uma coleta mais eficaz de estatísticas formais nas respostas fornecidas às perguntas feitas. No entanto, o importante é conseguir formular perguntas de modo que as estatísticas forneçam resultados realistas das necessidades reais dos investidores.

        Os investidores poderão responder e enviar os resultados para você pela Internet. Com isso, você poderá atingir um número bem maior de pessoas do que se realizasse entrevistas diretas, mas terá um controle menor dos resultados. Você não estará no local para se comunicar diretamente com a pessoa que responderá às perguntas e esclarecer quaisquer problemas ou mal-entendidos. Os questionários podem ser uma ferramenta muito eficaz, mas não substituem uma entrevista direta. Além disso, há a hipótese de que perguntas apropriadas possam ser determinadas antecipadamente e que você possa formulá-las para que o leitor as interprete da forma pretendida.

        Conduzir Workshops de Requisitos (VBSE EC2)
        Finalidade: Promover o encontro entre a equipe do projeto e os investidores nele.
        Reunir uma "lista de desejos" abrangente dos envolvidos no projeto.
        Priorizar os requisitos coletados com base nos investidores que estão participando do workshop. 
        Diretrizes:

        Avaliar seus Resultados
        Finalidade Comparar os resultados de diferentes workshops de requisitos.
        Certifique-se de ter reunido as informações corretas. 

        Principalmente se você tiver conduzido mais de um workshop de requisitos, convém à equipe do projeto fazer uma inspeção técnica dos resultados e:

        • Verificar se uma prioridade foi atribuída a cada pedido.
        • Verificar se há informações sobre qual ou quem é a origem do pedido.
        • Observar e talvez esclarecer inconsistências óbvias entre os pedidos.

        É necessário apresentar os resultados do workshop de requisitos a um conjunto restrito de clientes ou usuários em uma sessão de acompanhamento ou revisão. Nesta sessão, você identificará se há problemas a serem esclarecidos, o que, por sua vez, significa que identificará as tarefas que precisam ser concluídas e as pessoas a serem designadas a elas.

        Informações Adicionais