Visão Geral
O Rational ClearQuest ajuda o analista a reunir de forma eficaz pedidos do envolvido, fornecendo um formulário de
pedido de aprimoramento completo e consistente. Esse formulário pode ser customizado, conforme necessário, para o
workplace de desenvolvimento. Todos os pedidos são registrados em um único banco de dados central de controle de
mudanças. Os envolvidos internos (membros da equipe) utilizam o aplicativo ClearQuest Windows ou Web para enviar
pedidos de aprimoramento; envolvidos externos podem utilizar o aplicativo ClearQuest Web. Quando os pedidos de
aprimoramento tiverem sido enviados, o analista poderá qualificá-los, incluindo informações para cada solicitação.
Etapas da Ferramenta
Este documento contém as seguintes etapas:
-
Registrar Pedidos de Aprimoramento Utilizando o ClearQuest Web
-
Organizar Pedidos de Aprimoramento no ClearQuest Windows
-
Executar Consultas
Para obter informações
detalhadas sobre a configuração e customização de formulários do ClearQuest, consulte a ajuda on-line do ClearQuest e o
Rational ClearQuest Administrator's Guide.
1. Registrar Pedidos de Aprimoramento Utilizando o ClearQuest
Web
O ClearQuest contém um aplicativo da Web que pode ser configurado para oferecer funcionalidade restrita a licenças não
do ClearQuest. Com acesso restrito, um usuário do ClearQuest Web pode enviar controles de mudanças e também recebe
acesso a uma consulta única do ClearQuest definida pelo administrador. Esse recurso exclusivo permite aos
envolvidos-chave não participantes da equipe de software que construiu o sistema utilizarem a Web para fornecer
feedback. Além disso, esses envolvidos permanecem informados sobre o andamento do pedido e recuperam o status
atualizado, executando a consulta de acesso limitado.
Para arquivar um pedido de aprimoramento utilizando o ClearQuest Web:
-
Inicie o navegador e digite a URL do ClearQuest Web. A página Logon do ClearQuest aparecerá.
-
Digite o nome do usuário e a senha, e clique no botão Efetuar Logon. Você será conectado ao banco de dados
do ClearQuest na Web.
-
Na lista de Índice no lado esquerdo da tela, localize o título Operações e clique no subtítulo Enviar um
Registro. Aparecerá a página Selecionar Tipo de Registro.
-
Na lista de tipos de registro, selecione Pedido de Aprimoramento e clique no botão Enviar. Aparecerá
o formulário Enviar Pedido de Aprimoramento, que contém três seções.
-
Na seção Principal, digite informações nas caixas Título, Origem, Prioridade do Cliente
e Descrição.
-
Na seção Anexo do registro, anexe informações de suporte disponíveis para o pedido de aprimoramento,
clicando no botão INCLUIR e vinculando ao arquivo externo.
-
Na terceira seção de Informações de Contato, digite todas as informações disponíveis do cliente e do
responsável pelo envio (nome, empresa, endereço de e-mail).
-
Clique em OK. O pedido de aprimoramento será criado e incluído no banco de dados central.
Para obter informações
detalhadas sobre a configuração do ClearQuest Web para fornecer funcionalidade restrita a licenças não do ClearQuest,
consulte Editando Configurações da Web na Ajuda on-line do ClearQuest Web.
2. Organizar Pedidos de Aprimoramento no ClearQuest
Windows
Quando o pedido de aprimoramento for enviado, o ClearQuest oferecerá campos adicionais organizados por guias para
complementar as informações enviadas originalmente no formulário de registro. As guias Análise, Resolução
e Notas permitem que o analista avalie as informações do responsável pelo envio com informações específicas da
equipe, como prioridade de marketing e liberação de destino, para fins organizacionais. O analista utiliza essas
informações para consultar o banco de dados de pedidos de aprimoramento a fim de determinar os pedidos a serem
implementados em cada liberação.
Para organizar os pedidos de aprimoramento utilizando o ClearQuest Windows:
-
Selecione o pedido de aprimoramento e clique em Ação > Modificar no lado direito do formulário
Pedido de Aprimoramento. O pedido será ativado, e você poderá editar o registro.
-
Clique na guia Análise para ativá-la.
-
Configure valores para cada um dos campos relacionados, clicando na seta de cada caixa (Prioridade de Marketing,
Tipo de Solicitação, Produto, Área do Produto, Liberação de Destino e Proprietário) e selecionando os valores
necessários. Nota: Esses campos podem ser customizados, conforme necessário.
-
Quando terminar de editar, clique em Aplicar para salvar as alterações.
Agora, os pedidos de aprimoramento poderão ser consultados com base nos valores configurados.
Para
visualizar informações adicionais sobre a organização de pedidos de aprimoramento, consulte o white paper Using
Rational ClearQuest and Rational RequisitePro for Analysts, disponível no Let's Go AnalystStudio.
Para obter informações
sobre consultas e customização de campos, consulte a Ajuda on-line do ClearQuest.
O ClearQuest oferece uma interface de consulta avançada que permite que o analista consulte todos os defeitos e pedidos
de aprimoramento no projeto conectado. A seguir, estão algumas consultas que o analista pode considerar úteis ao
gerenciar pedidos de aprimoramento. Ele pode executar as seguintes consultas:
-
Isolar os pedidos de aprimoramento destinados para a liberação específica que está sendo tratada. Como nem todos os
pedidos de aprimoramento recebidos podem ser implementados em uma liberação atual, é útil consultar todos os
pedidos de aprimoramento utilizando o campo "Liberação de Destino". Essa consulta retorna uma lista de trabalho de
todos os pedidos de aprimoramento que foram priorizados e designados para a liberação indicada na consulta.
-
Listar todos os pedidos de aprimoramento que não foram associados a um requisito. Essa consulta ajuda o analista a
visualizar os pedidos de aprimoramento que ainda estão em consideração, ou na fila, mas que ainda não foram
designados a uma iteração de software específica.
-
Localizar o número de ocorrências ou instâncias do mesmo pedido de aprimoramento. Essa consulta auxilia o analista
a determinar quantas vezes um pedido de aprimoramento foi enviado pelos envolvidos. Essa consulta é incluída no
processo de ponderação para determinar a importância do pedido aos envolvidos e o nível de prioridade.
-
Distinguir entre pedidos de aprimoramento verdadeiros e pedidos de nova funcionalidade. Essa consulta mostra o
andamento do desenvolvimento do software. Nela, o analista pode discernir se a maioria dos pedidos de aprimoramento
é para corrigir a funcionalidade existente ou se precisa da inclusão de novos recursos no produto atual.
O analista pode vincular facilmente pedidos de aprimoramento da versão atual aprovada a requisitos válidos no banco de
dados de requisitos, utilizando a integração entre o ClearQuest e o RequisitePro.
Para obter mais
informações sobre consultas no ClearQuest, consulte a Ajuda on-line do ClearQuest.
Para Obter Mais Informações
Para obter mais informações sobre a integração entre o ClearQuest e o RequisitePro, consulte o mentor de ferramenta Gerenciando Pedidos do Envolvido Utilizando o Rational ClearQuest e o
Rational RequisitePro e o manual Getting Started: Rational Suite AnalystStudio.
|