Mentor de Ferramentas: Omitindo Pedidos do Envolvido Utilizando o Rational ClearQuest
Este mentor de ferramenta descreve como capturar e gerenciar pedidos do envolvido utilizando os diversos recursos oferecidos pelo Rational ClearQuest.
Ferramenta: Rational Suite AnalystStudio
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Descrição Principal

Visão Geral

O Rational ClearQuest ajuda o analista a reunir de forma eficaz pedidos do envolvido, fornecendo um formulário de pedido de aprimoramento completo e consistente. Esse formulário pode ser customizado, conforme necessário, para o workplace de desenvolvimento. Todos os pedidos são registrados em um único banco de dados central de controle de mudanças. Os envolvidos internos (membros da equipe) utilizam o aplicativo ClearQuest Windows ou Web para enviar pedidos de aprimoramento; envolvidos externos podem utilizar o aplicativo ClearQuest Web. Quando os pedidos de aprimoramento tiverem sido enviados, o analista poderá qualificá-los, incluindo informações para cada solicitação.

Etapas da Ferramenta

Este documento contém as seguintes etapas:

  1. Registrar Pedidos de Aprimoramento Utilizando o ClearQuest Web
  2. Organizar Pedidos de Aprimoramento no ClearQuest Windows
  3. Executar Consultas

ícone de manual de ajuda Para obter informações detalhadas sobre a configuração e customização de formulários do ClearQuest, consulte a ajuda on-line do ClearQuest e o Rational ClearQuest Administrator's Guide.

1. Registrar Pedidos de Aprimoramento Utilizando o ClearQuest Web

O ClearQuest contém um aplicativo da Web que pode ser configurado para oferecer funcionalidade restrita a licenças não do ClearQuest. Com acesso restrito, um usuário do ClearQuest Web pode enviar controles de mudanças e também recebe acesso a uma consulta única do ClearQuest definida pelo administrador. Esse recurso exclusivo permite aos envolvidos-chave não participantes da equipe de software que construiu o sistema utilizarem a Web para fornecer feedback. Além disso, esses envolvidos permanecem informados sobre o andamento do pedido e recuperam o status atualizado, executando a consulta de acesso limitado.

Para arquivar um pedido de aprimoramento utilizando o ClearQuest Web:

  1. Inicie o navegador e digite a URL do ClearQuest Web. A página Logon do ClearQuest aparecerá.
  2. Digite o nome do usuário e a senha, e clique no botão Efetuar Logon. Você será conectado ao banco de dados do ClearQuest na Web.
  3. Na lista de Índice no lado esquerdo da tela, localize o título Operações e clique no subtítulo Enviar um Registro. Aparecerá a página Selecionar Tipo de Registro.
  4. Na lista de tipos de registro, selecione Pedido de Aprimoramento e clique no botão Enviar. Aparecerá o formulário Enviar Pedido de Aprimoramento, que contém três seções.
  5. Na seção Principal, digite informações nas caixas Título, Origem, Prioridade do Cliente e Descrição.
  6. Na seção Anexo do registro, anexe informações de suporte disponíveis para o pedido de aprimoramento, clicando no botão INCLUIR e vinculando ao arquivo externo.
  7. Na terceira seção de Informações de Contato, digite todas as informações disponíveis do cliente e do responsável pelo envio (nome, empresa, endereço de e-mail).
  8. Clique em OK. O pedido de aprimoramento será criado e incluído no banco de dados central.

ícone de manual de ajuda Para obter informações detalhadas sobre a configuração do ClearQuest Web para fornecer funcionalidade restrita a licenças não do ClearQuest, consulte Editando Configurações da Web na Ajuda on-line do ClearQuest Web.

2. Organizar Pedidos de Aprimoramento no ClearQuest Windows

Quando o pedido de aprimoramento for enviado, o ClearQuest oferecerá campos adicionais organizados por guias para complementar as informações enviadas originalmente no formulário de registro. As guias Análise, Resolução e Notas permitem que o analista avalie as informações do responsável pelo envio com informações específicas da equipe, como prioridade de marketing e liberação de destino, para fins organizacionais. O analista utiliza essas informações para consultar o banco de dados de pedidos de aprimoramento a fim de determinar os pedidos a serem implementados em cada liberação.

Para organizar os pedidos de aprimoramento utilizando o ClearQuest Windows:

  1. Selecione o pedido de aprimoramento e clique em Ação > Modificar no lado direito do formulário Pedido de Aprimoramento. O pedido será ativado, e você poderá editar o registro.
  2. Clique na guia Análise para ativá-la.
  3. Configure valores para cada um dos campos relacionados, clicando na seta de cada caixa (Prioridade de Marketing, Tipo de Solicitação, Produto, Área do Produto, Liberação de Destino e Proprietário) e selecionando os valores necessários. Nota: Esses campos podem ser customizados, conforme necessário.
  4. Quando terminar de editar, clique em Aplicar para salvar as alterações.

Agora, os pedidos de aprimoramento poderão ser consultados com base nos valores configurados.

Ícone de manual Para visualizar informações adicionais sobre a organização de pedidos de aprimoramento, consulte o white paper Using Rational ClearQuest and Rational RequisitePro for Analysts, disponível no Let's Go AnalystStudio.

ícone de manual de ajuda Para obter informações sobre consultas e customização de campos, consulte a Ajuda on-line do ClearQuest.

3. Executar Consultas

O ClearQuest oferece uma interface de consulta avançada que permite que o analista consulte todos os defeitos e pedidos de aprimoramento no projeto conectado. A seguir, estão algumas consultas que o analista pode considerar úteis ao gerenciar pedidos de aprimoramento. Ele pode executar as seguintes consultas:

  1. Isolar os pedidos de aprimoramento destinados para a liberação específica que está sendo tratada. Como nem todos os pedidos de aprimoramento recebidos podem ser implementados em uma liberação atual, é útil consultar todos os pedidos de aprimoramento utilizando o campo "Liberação de Destino". Essa consulta retorna uma lista de trabalho de todos os pedidos de aprimoramento que foram priorizados e designados para a liberação indicada na consulta.
  2. Listar todos os pedidos de aprimoramento que não foram associados a um requisito. Essa consulta ajuda o analista a visualizar os pedidos de aprimoramento que ainda estão em consideração, ou na fila, mas que ainda não foram designados a uma iteração de software específica.
  3. Localizar o número de ocorrências ou instâncias do mesmo pedido de aprimoramento. Essa consulta auxilia o analista a determinar quantas vezes um pedido de aprimoramento foi enviado pelos envolvidos. Essa consulta é incluída no processo de ponderação para determinar a importância do pedido aos envolvidos e o nível de prioridade.
  4. Distinguir entre pedidos de aprimoramento verdadeiros e pedidos de nova funcionalidade. Essa consulta mostra o andamento do desenvolvimento do software. Nela, o analista pode discernir se a maioria dos pedidos de aprimoramento é para corrigir a funcionalidade existente ou se precisa da inclusão de novos recursos no produto atual.

O analista pode vincular facilmente pedidos de aprimoramento da versão atual aprovada a requisitos válidos no banco de dados de requisitos, utilizando a integração entre o ClearQuest e o RequisitePro.

ícone de manual de ajuda Para obter mais informações sobre consultas no ClearQuest, consulte a Ajuda on-line do ClearQuest.

Para Obter Mais Informações

Para obter mais informações sobre a integração entre o ClearQuest e o RequisitePro, consulte o mentor de ferramenta Gerenciando Pedidos do Envolvido Utilizando o Rational ClearQuest e o Rational RequisitePro e o manual Getting Started: Rational Suite AnalystStudio.