Conceito: Marco de Recurso Operacional Inicial
Esta diretriz discute os critérios de avaliação para o Marco de Capacidade Operacional Inicial no final da fase de construção. O estado dos artefatos básicos também é descrito.
Descrição Principal

No Marco do Recurso Operacional Inicial, o produto está pronto para ser passado para a Equipe de Transição. Toda a funcionalidade foi desenvolvida e todos os testes alfa (se houver algum) foram concluídos. Além do software, um manual do usuário foi desenvolvido, e existe uma descrição do release atual.

Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação para a fase de construção envolvem as respostas para estas questões:

  • Este release do produto é estável e desenvolvido o suficiente para ser implantado na comunidade de usuários?
  • Todos os envolvidos estão prontos para a transição para a comunidade de usuários?
  • As despesas reais com recursos ainda são aceitáveis se comparadas com as planejadas?

Talvez a transição tenha de ser adiada por um release se o projeto não atingir esse marco.

Artefatos

Artefatos Básicos (em ordem de importância) Estado no marco
"O Sistema" O sistema executável propriamente dito, pronto para começar o teste "beta".
Plano de Implementação Versão inicial desenvolvida, analisada e com baseline. Em projetos menores, isso pode ser incorporado ao Plano de Desenvolvimento de Software.
Modelo de Implementação (e todos os artefatos constituintes, incluindo Elementos de Implementação) Expandido a partir daquele criado durante a fase de elaboração; todos os elementos de implementação criados ao final da fase de construção.
Conjunto de Teste ("teste de regressão") Testes implementados e executados para validar a estabilidade do build de cada liberação executável criada durante a fase de construção.
Material de Suporte do Usuário Manuais do Usuário e outros materiais de treinamento. Rascunho preliminar, com base em casos de uso.  Poderá ser necessário, se o sistema tiver um aspecto sólido de interface com o usuário.
Plano de Iteração Plano de iteração para a fase de transição concluído e analisado.
Modelo de Design (e todos os artefatos constituintes) Atualizado com novos elementos de design identificados durante a conclusão de todos os requisitos.
Processo de Desenvolvimento

O processo de desenvolvimento, incluindo o caso de desenvolvimento e todas as diretrizes e gabaritos específicos do projeto, foi refinado com base no teste do projeto e encontra-se suficientemente definido para dar prosseguimento à próxima fase.

Infra-estrutura de Desenvolvimento

O ambiente de desenvolvimento para transição está decidido, incluindo todas as ferramentas e suporte de automação para o processo.

Modelo de Dados Atualizado com todos os elementos necessários para suportar a implementação persistente (por exemplo, tabelas, índices, etc.).
Artefatos Opcionais Estado no Marco
Especificações Suplementares Atualizadas com novos requisitos (se houver) descobertos durante a fase de construção.
Modelo de Caso de Uso (Agentes, Casos de uso) Atualizado com novos casos de uso (se houver) descobertos durante a fase de construção.