O material de suporte do usuário final é geralmente exigido de qualquer sistema que tenha uma interface com a qual os
usuários interagem; os sistemas que são principalmente incorporados e com pouca ou nenhuma interface com o usuário
podem omitir esse produto de trabalho, embora ele possa ser aplicável e útil mesmo onde a necessidade da API precisa
estar documentada.
Esse produto de trabalho geralmente inclui um ou mais dos documentos e Produtos de Trabalho a seguir:
-
Guias do Usuário
-
Guias Operacionais
-
Guias de Manutenção
-
Demonstrações on-line
-
Sistema de ajuda on-line
-
Ajuda contextual
-
Notas sobre o release
A documentação do usuário oferece instruções sobre o uso do software. Forneça documentação para todos os tipos de
usuários.
Utilize os casos de uso como a base para o guia do usuário.
O manual do usuário pode ser escrito por escritores técnicos, com a colaboração de desenvolvedores, ou pode ser escrito
pela equipe de teste, cujos membros provavelmente compreendem a perspectiva do usuário.
Um motivo para atribuir a criação do manual do usuário à equipe de teste é que ele pode ser gerado paralelamente ao
desenvolvimento do software e pode ser criado antecipadamente como uma perspectiva tangível e relevante dos critérios
de avaliação. Os erros e as soluções insatisfatórias da interface do usuário e do modelo de casos de uso podem ser
especificados e corrigidos durante as iterações iniciais do projeto, quando as mudanças são mais baratas.
Escrevendo o manual do usuário, os testadores conhecerão bem o sistema antes de começar qualquer teste completo. Além
do mais, essa tarefa fornece uma base para planos e casos de teste e para a construção de conjuntos de testes
automatizados.
O tipo de sistema é que determinará em que ponto da fase inicial do ciclo de desenvolvimento o manual do usuário deve
começar a ser produzido. Sistemas com interfaces complexas ou com uma grande interação de usuário exigirão tanto
versões iniciais do manual do usuário como protótipos iniciais da interface. Os sistemas incorporados com pouca
interface humana provavelmente não exigirão um início adiantado da documentação do usuário.
|