Mentor de Ferramentas: Capturando os Resultados de Análise de Caso de Uso Utilizando o Rational Rose
Este mentor de ferramenta descreve como representar os resultados de análise de Caso de Uso no Rational Rose.
Ferramenta: Rational Rose
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

A seguir, há um resumo das etapas desempenhadas para registrar os resultados de Análise de Caso de Uso:

  1. Criar o Modelo de Análise (Opcional)

  2. Criar uma Realização de Casos de Uso
  3. Criar Diagramas para a Realização de Casos de Uso
  4. Criar Classes de Análise
  5. Documentar Responsabilidades de Classe
  6. Criar Diagramas de Classe para Documentar Classes de Análise

1. Criar o Modelo de Análise (Opcional) Para o início da página

O Produto de Trabalho: Modelo de Análise é opcional; os resultados da Tarefa: Análise de Caso de Uso são geralmente representados utilizando o Produto de Trabalho: Modelo de Design. Se for preciso manter um Modelo de Análise separado, ele poderá ser representado no Rational Rose criando um pacote na Visualização Lógica denominado "Modelo de Análise".

Além disso, realizações de casos de uso separadas (realizações de Casos de Uso de Análise) precisarão ser criadas nesse Modelo. Consulte Mentor de Ferramenta: Criando Realizações de Casos de Uso e siga suas etapas, mas crie as realizações no pacote Modelo de Análise.

A meta de um modelo de análise é criar um mapeamento preliminar do comportamento necessário para o elementos de modelagem no sistema. Na maioria dos casos, ele omite os detalhes de um modelo de design para fornecer uma visão geral da funcionalidade do sistema. Eventualmente, o modelo de análise faz a transição para o modelo de design e as classes de análise evoluem diretamente para elementos de modelo de design.

2. Criar uma Realização de Casos de Uso Para o início da página

Consulte Mentor de Ferramenta: Criando Realizações de Casos de Uso.

3. Criar Diagramas para a Realização de Casos de Uso Para o início da página

As realizações de casos de uso podem ser capturadas no Rational Rose utilizando Diagramas de Colaboração ou Diagramas de Seqüência.

Os diagramas de colaboração tendem a ser mais fáceis de serem desenhados em um quadro branco, enquanto os diagramas de seqüência representam interações de objetos e seqüenciamento de tempo de um modo mais intuitivo. A opção de qual utilizar é, em grande parte, uma questão de critério e de preferências do projeto.

Para obter informações sobre como criar diagramas de seqüência, consulte Mentor de Ferramenta: Gerenciando Diagramas de Seqüência.

Para obter informações sobre como criar diagramas de colaboração, consulte Mentor de Ferramenta: Gerenciando Diagramas de Colaboração

4. Criar Classes de Análise Para o início da página

Resultados de análise de caso de uso no Produto de Trabalho: Classe de Análise. Essas classes de análise são geralmente representadas no Modelo de Design, mas podem ser mantidas opcionalmente em um modelo de análise separado (consulte Produto de Trabalho: Modelo de Análise). Um dos grupos mais comuns de elementos de modelo localizados no modelo de análise são as classes de análise, às vezes chamadas de objetos de análise. As classes de análise são classes estereotipadas que representam um modelo conceitual primitivo para elementos no sistema que possuem responsabilidade e comportamento. Os três tipos de classes de análise são Limite, Controle e Entidade.

5. Documentar Responsabilidades de Classe Para o início da página

Para documentar uma responsabilidade de classe, inclua uma operação na classe. Ao digitar o nome da operação, preceda-o com duas barras (//). A utilização desses caracteres especiais indica que a operação está sendo utilizada para descrever as responsabilidades da classe de análise. Utilize o campo Documentação da Especificação de Operação para descrever a responsabilidade. Observe que é possível mover responsabilidades (operações) e atributos entre classes, arrastando e soltando a operação de uma classe para outra.

6. Criar Diagramas de Classe para Documentar Classes de Análise Para o início da página

Para visualizar as classes de análise, você deve criar um diagrama de classe e preenchê-lo com suas classes de análise. Utilize Navegar > Diagrama de Classe > Novo para criar e nomear um novo diagrama. Depois de criar um novo diagrama, você pode arrastar as classes do navegador e soltá-las no diagrama.