Mentor de Ferramentas: Detalhando um Caso de Uso Utilizando o Rational RequisitePro
Este mentor de ferramentas descreve como utilizar o Rational RequisitePro® para descrever detalhadamente um caso de uso do sistema.
Ferramenta: Rational RequisitePro
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Visão Geral

Quando os casos de uso para o sistema proposto forem identificados (conforme descrito no Rational Rose® Mentor de Ferramenta: Localizando Agentes e Casos de Uso), você pode utilizar o RequisitePro para desenvolver um documento de Especificação do Caso de Uso.

A descrição do caso de uso do sistema é executada pelo analista de sistemas.

Nota: É possível desenvolver os casos de uso no Rose e gerá-los no RequisitePro utilizando o recurso Gerenciamento Integrado de Casos de Uso. Consulte o Mentor de Ferramenta: Gerenciando Casos de Uso com o Rational Rose e o Rational RequisitePro para obter informações.

As seções do documento Especificação do Caso de Uso podem ser utilizadas para criar requisitos específicos. Esses requisitos podem ser rastreados (ou vinculados) a outros requisitos, como recursos do produto.

As informações textuais dos casos de uso selecionados são detalhadas por alguém que executa a função de Especificador de Requisitos, responsável por gravar uma Especificação do Caso de Uso para cada caso de uso. Esse documento define todas as propriedades textuais do caso de uso e pode ser elaborado de acordo com o nome e a descrição do caso de uso produzido na tarefa do RUP Localizar Agentes e Casos de Uso.

Etapas da Ferramenta

Para detalhar um caso de uso utilizando o RequisitePro:

  1. Criar um Documento de Especificação do Caso de Uso
  2. Concluir o Documento de Especificação do Caso de Uso
  3. Criar Requisitos na Especificação do Caso de Uso Detalhada
  4. Incluir Diagramas na Especificação do Caso de Uso (opcional)

Se você tiver criado o projeto do RequisitePro utilizando o Gabarito do Caso de Uso, seu projeto já conterá um tipo de documento de Especificação do Caso de Uso.

1. Criar um Documento de Especificação do Caso de Uso

O documento de Especificação do Caso de Uso contém as propriedades textuais do caso de uso, incluindo as seguintes propriedades do caso de uso: nome, breve descrição, fluxo básico de eventos, fluxo alternativo de eventos, condições prévias, condições posteriores e requisitos especiais.

Nota: Se você tiver desenvolvido seus casos de uso no Rose, poderá utilizar os procedimentos descritos no  Mentor de Ferramenta: Gerenciando Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e o Rational RequisitePro para criar um novo documento de caso de uso associado ao caso de uso do Rose. Caso contrário, utilize as seguintes etapas da ferramenta para criar um novo documento de caso de uso.

Para criar um documento de Especificação do Caso de Uso no RequisitePro:
  1. No Explorer, selecione o pacote em que você deseja que o novo documento resida. Em seguida, clique em Arquivo > Novo > Documento. A caixa de diálogo Propriedades do Documento será exibida.
  2. Digite um nome, uma descrição e um nome de arquivo para o documento.
  3. Na lista Tipo de Documento, selecione "Tipo de Documento da Especificação do Caso de Uso".
  4. Clique em OK. A descrição do documento de Especificação do Caso de Uso será aberta em Microsoft® Word.

Para Obter Mais Informações

ícone de manual de ajuda Consulte o tópico Criando Documentos de Requisitos (Índice: documentos>criando) na Ajuda on-line do RequisitePro.

2. Concluir o Documento de Especificação do Caso de Uso

Em um documento de Especificação do Caso de Uso criado recentemente, digite informações específicas do caso de uso em cada seção. As propriedades nome e breve descrição já devem estar documentadas quando o caso de uso tiver sido identificado originalmente.

Para concluir o documento de Especificação do Caso de Uso:

  1. Substitua o texto do "Nome do Caso de Uso" exibido na descrição pelo nome real do caso de uso.

    Nota: Se você tiver criado o documento do caso de uso utilizando os procedimentos descritos no Mentor de Ferramenta: Gerenciando Casos de Uso Utilizando o Rational Rose e o Rational RequisitePro, o nome do caso de uso será inserido automaticamente no título do documento. Utilize os comandos RequisitePro > Requisito > Recortar e Colar para mover o requisito do caso de uso para o texto "Nome do Caso de Uso".

  2. Leia as instruções da seção Breve Descrição, em seguida, exclua-as e digite uma breve descrição.

    Nota: Se você tiver desenvolvido o caso de uso no Rose desejar incluir o campo da documentação do Rose como parte da seção de breve descrição no documento do caso de uso do RequisitePro, copie o texto do campo Documentação na caixa de diálogo Especificação do Caso de Uso do Rose e cole-o no documento de Especificação do Caso de Uso.

  3. Substitua o texto padrão localizado na seção Fluxo Básico de Eventos pelo texto do fluxo básico de eventos deste caso de uso. Identifique cada etapa em uma linha separada.

  4. Repita esse procedimento para outras propriedades do caso de uso (fluxo alternativo de eventos, requisitos especiais, condições prévias, condições posteriores, etc.).

  5. Clique em RequisitePro > Documento > Salvar.

Para Obter Mais Informações

ícone de manual de ajuda Consulte o tópico Salvando Documentos de Requisitos (Índice: documentos>salvando) na Ajuda on-line do RequisitePro.

3. Criar Requisitos na Especificação do Caso de Uso Detalhada

Para controlar os links de rastreabilidade entre casos de uso e outras informações, como o modelo do caso de uso ou recursos do produto, crie Requisitos do RequisitePro nas seções Especificação do Caso de Uso. Torne o nome do caso de uso um requisito pai, e crie requisitos filho de suas propriedades. Essas propriedades podem incluir descrições breves, ações no fluxo básico ou alternativo de eventos, condições prévias, condições posteriores, requisitos especiais e relacionamentos de extensões.

  1. No documento de Especificação do Caso de Uso, selecione o nome do caso de uso.

  2. Execute um dos procedimentos a seguir:

    • Clique com o botão direito do mouse e selecione Novo Requisito.
    • Clique em RequisitePro > Requisito > Novo.
      A caixa de diálogo Propriedades do Requisito será exibida.

  3. Selecione UC: Tipo de Requisito do Caso de Uso como o tipo de requisito.

  4. Na guia Atributos, no atributo Propriedade, selecione o valor "Nome" na lista de valores.

  5. Repita as etapas anteriores para a breve descrição (configurando o atributo Propriedade como "Breve Descrição"). Na guia Hierarquia, selecione <escolher pai> e identifique o requisito do UC que representa o nome do caso de uso.

  6. Na seção do fluxo básico de eventos do documento Especificação do Caso de Uso, crie requisitos do UC para cada etapa ou grupo de etapas (subfluxo) para a qual você deseja configurar links de rastreabilidade. Configure o atributo Propriedade como Fluxo Básico, e configure o pai do requisito como o requisito de nome do caso de uso criado nas Etapas 1-3 acima. Há a opção de indicar os grupos de etapas que são sempre executadas juntas. Se necessário, utilize requisitos hierárquicos para diferenciar subfluxos do fluxo básico de eventos.

    Nota: Você não precisa criar requisitos para cada etapa em um fluxo de eventos. A importância de criar requisitos do fluxo de eventos está no rastreamento de um requisito de nível superior, como um recurso do produto, para uma parte específica do fluxo de eventos. Geralmente, um fluxo de eventos contém muitas páginas, portanto pode ser preferível considerar o fluxo de eventos como um todo.

  7. Em cada fluxo alternativo de eventos, crie requisitos do UC para cada etapa ou grupo de etapas (subfluxo) para a qual você deseja configurar links de rastreabilidade. Configure o atributo Propriedade como Fluxo Alternativo e o requisito pai conforme indicado anteriormente. Como no fluxo básico de eventos, utilize requisitos hierárquicos para indicar subfluxos completos.

  8. As etapas a seguir são opcionais:

    • Na seção de condições prévias do documento de Especificação do Caso de Uso, selecione cada condição prévia separadamente e crie um requisito do UC (Propriedade = condições prévias, pai = requisito de nome do caso de uso).
    • Repita a etapa acima para as condições posteriores (Propriedade = Condições Posteriores) e a seção de requisitos especiais (Propriedade = Especial). Configure o requisito de nome do caso de uso como seu pai.

Para Obter Mais Informações

ícone de manual de ajuda Consulte o tópico Criando Requisitos em um Documento (Índice: requisitos>criando) na Ajuda on-line do RequisitePro.

4. Incluir Diagramas na Especificação do Caso de Uso (opcional)

Algumas propriedades do caso de uso não são textuais, como "diagramas do caso de uso" e "outros diagramas". Consulte o RUP Produto de Trabalho: Caso de Uso. Esses diagramas são armazenados no Rose. Utilizando o Rational SoDA®, você pode criar um Relatório de Casos de Uso a partir das propriedades textuais do caso de uso armazenadas no RequisitePro e as informações do diagrama de casos de uso armazenadas no Rose.

Consulte as informações adicionais apresentadas no início deste mentor de ferramenta para obter mais orientações.