Mentor de Ferramentas: Documentando o Modelo de Implementação Utilizando o Rational Rose
Este mentor de ferramenta descreve como representar o Modelo de Implementação e os artefatos relacionados no Rational Rose.
Ferramenta: Rational Rose
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Visão Geral

A Visualização da Implementação do Rose permite documentar os processadores, os processos alocados a esses processadores, os dispositivos e as conexões que compreendem o Modelo de Implementação. As Especificações do Processador, de Dispositivo e de Conexão permitem exibir e modificar as respectivas propriedades. Para alterar propriedades ou relacionamentos, edite a especificação ou modifique o ícone no diagrama.

A seguir, há um resumo das etapas executadas para gerenciar a Visualização da Implementação:

  1. Criar um Nó na Visualização da Implementação

  2. Mapear Processos para Nós
  3. Criar um Dispositivo na Visualização da Implementação
  4. Criar Conexões entre Dispositivos e Nós
  5. Anotar a Visualização da Implementação

ícone de manual de ajuda Para obter mais informações sobre a Visualização da Implementação, consulte o tópico Diagramas de Implementação (Visão Geral) na ajuda on-line do Rose.

1. Criar um Nó na Visualização da Implementação Para o início da página

Um nó na Visualização da Implementação pode ser um processador ou um dispositivo. Além disso, é possível definir um processador identificando seus processos e especificando o tipo de planejamento de processo que ele utiliza.

2. Mapear Processos para Nós Para o início da página

Os processos representam encadeamentos de controle simples. Exemplos incluem o programa principal de um diagrama de componentes ou o nome de um objeto ativo de um diagrama de colaboração. Para documentar os processos e encadeamentos executados em um nó específico, inclua o processo ou encadeamento no Processador utilizando a Especificação do Processador.

3. Criar um Dispositivo na Visualização da Implementação Para o início da página

Um dispositivo é um componente de hardware sem capacidade de cálculo. Cada dispositivo deve ter um nome. Os nomes de dispositivo podem ser genéricos, como "modem" ou "terminal".

4. Criar Conexões entre Dispositivos e Nós Para o início da página

Uma conexão representa algum tipo de acoplamento de hardware entre dois nós: um processador ou um dispositivo. O acoplamento de hardware pode ser direto, como um cabo RS232, ou indireto, como uma comunicação via satélite. Geralmente, as conexões são bidirecionais.

5. Anotar a Visualização da Implementação Para o início da página

Para descrever elementos na Visualização da Implementação, crie uma nota e vincule-a a um nó ou conexão específica. Também é possível utilizar uma nota para vincular um diagrama de outra visualização à Visualização da Implementação. Por exemplo, é possível vincular uma nota a um Diagrama de Componentes. Quando um diagrama é vinculado, você pode dar um clique duplo na nota, e o diagrama vinculado aparecerá imediatamente. Um diagrama vinculado é indicado por um texto sublinhado na nota.