Mentor de Ferramentas: Documentando a Visualização do Processo Utilizando o Rational Rose
Este mentor de ferramenta descreve como representar a Visualização do Processo e os Produtos de Trabalho relacionados no Rational Rose.
Ferramenta: Rational Rose
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

A seguir, há um resumo das etapas executadas para gerenciar a Visualização do Processo:

  1. Criar a Visualização do Processo na Visualização Lógica

  2. Representar Processos Utilizando 'Classes Ativas' no Modelo de Processo
  3. Representar Ciclos de Vida Útil de Processo e Encadeamento
  4. Alocar Classes para Processos e Encadeamentos

1. Criar a Visualização do Processo na Visualização Lógica Para o início da página

Para representar a Visualização do Processo, crie um pacote na Visualização Lógica e nomeie-o como "Visualização do Processo".

2. Representar Processos Utilizando 'Classes Ativas' no Modelo 
de Processo Para o início da página

A UML representa processos e encadeamentos como Classes Ativas na Visualização do Processo. Para criar uma classe ativa na Visualização do Processo, crie uma classe e designe a ela o estereótipo <processo> ou <encadeamento>.

3. Representar Ciclos de Vida Útil de Processo e Encadeamento Para o início da página

Utilize Diagramas de Seqüência para representar ciclos de vida útil de processo e encadeamento. Cada processo ou encadeamento deve ser exibido nos diagramas de seqüência que o criam e destroem. Além disso, é útil ilustrar a comunicação complexa entre processos e entre encadeamentos utilizando diagramas de seqüência adicionais. Esses diagramas devem ser organizados com a Realização de Casos de Uso em que ocorre o comportamento.

Ao criar diagramas de seqüência e os objetos contidos neles, considere uma convenção de etiqueta em que o iniciador da primeira mensagem aparece como a interface em si.

ícone de manual de ajuda Para obter mais informações sobre diagramas de seqüência, consulte o tópico Diagramas de Seqüência (Visão Geral) na ajuda on-line do Rational Rose.

4. Alocando Classes a Processos e Encadeamentos Para o início da página

Classes e subsistemas podem ser alocados a um ou mais processos e encadeamentos. Processos e encadeamentos são compostos por instâncias de classes e subsistemas. Para mostrar essa alocação, crie diagramas de classe que modelam os processos e encadeamentos como classes ativas. Utilize relacionamentos de agregação para mostrar a composição das classes ativas. Ao criar os relacionamentos de agregação, utilize a Especificação de Agregação para configurar a retenção Por Valor como a Função A.