Mentor de Ferramentas: Analisando Defeitos de Teste Utilizando o Rational TestManager e o TestFactory
Este mentor de ferramenta descreve como utilizar o Rational TestManager, o Rational Robot e o Rational TestFactory para analisar os Scripts de Teste gerados automaticamente que detectaram erros.
Ferramenta: Rational TestFactory
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

Esse mentor é aplicável ao executar o Windows 98/2000/NT 4.0.

Para utilizar o Rational TestFactory, o Rational Robot e o Rational TestManager para analisar os scripts de teste gerados automaticamente, execute um ou ambos os procedimentos a seguir:

1.  Analisar um Script de Teste que Detectou um Defeito

Conforme descrito no Mentor de Ferramenta: Implementando a Geração de Scripts de Teste Utilizando o Rational Test Factory, um Piloto é a ferramenta do Rational TestFactory que gera Script de Teste automaticamente. Para cada defeito encontrado durante a execução, um Piloto gera um "script de defeito", que contém as declarações do Script de Teste que causaram o defeito.

Quando um Piloto encontra defeitos durante a execução, o Script de Teste que detectou os defeitos é colocado em uma subpasta separada "Defeitos Encontrados" na pasta da execução. Você pode utilizar o Rational TestManager para visualizar o log da execução do Script de Teste que detectou os defeitos.

ícone da Ajuda Consulte o tópico Visualizar o Log de uma Execução de Script na Ajuda on-line do Rational TestFactory.

2.  Analisar um Script de Teste que Detectou uma Janela Ativa Inesperada

Durante a geração do Script de Teste, um Piloto pode encontrar uma "janela ativa inesperada" (UAW) - uma janela que reflete uma inconsistência entre os objetos da UI no mapa do aplicativo e os controles no aplicativo em teste (AUT). Uma das duas condições pode fazer com que o Piloto encontre uma janela ativa inesperada:

  • O AUT contém uma janela para a qual não há objeto da UI correspondente no mapa do aplicativo. Um exemplo típico dessa condição é uma janela de mensagem que não é detectada durante o mapeamento.
  • Um objeto da UI no mapa do aplicativo representa uma janela que não está mais no AUT.

Quando encontra uma janela ativa inesperada, o Piloto gera um "script de UAW" e coloca-o na pasta de execução do Piloto. É possível reproduzir um script de UAW no Rational Robot e utilizar o Robot e o Rational TestManager para determinar a causa da janela ativa inesperada. Quando você resolver a causa no Rational TestFactory, as execuções subseqüentes do Piloto não encontrarão a janela ativa inesperada.

ícone da Ajuda  Consulte os tópicos a seguir na Ajuda on-line do Rational TestFactory:

  • Localizar a Causa de uma Janela Ativa Inesperada
  • Resolver uma Janela Ativa Inesperada