Finalidade:
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Inserir informações de controle de mudanças em uma ferramenta de controle para avaliação, gerenciamento e
resolução.
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As diferenças indicam possíveis defeitos nos Itens de Objetivo do Teste e devem ser inseridos em um sistema de controle
como incidentes ou Solicitações de Mudança, contendo uma indicação das ações corretivas apropriadas a serem tomadas.
Subtópicos:
Verificar se há dados precisos de suporte disponíveis. Agrupe os dados para anexação diretamente no Controle de
Mudanças ou indique onde esses dados podem ser obtidos separadamente.
Sempre que possível, verifique se o problema é reproduzível. Os problemas reproduzíveis têm muito mais probabilidade de
receberem a atenção do desenvolvedor e serem corrigidos subseqüentemente; um problema que não pode ser reproduzido
tanto frustra a equipe de desenvolvimento quanto desperdiça recursos valiosos de programação em uma pesquisa inútil.
Recomenda-se que você continue registrando esses incidentes, mas tenha o cuidado de identificar os incidentes
irreproduzíveis separados dos reproduzíveis.
É importante que as Solicitações de Mudança possam ser entendidas, principalmente o título. Verifique se o título está
claro e conciso, expressando claramente a questão específica. Um título breve é útil para listagens resumidas de
defeitos e discussões em reuniões de status CCB.
É importante que a descrição detalhada do Controle de Mudanças não seja ambígua e possa ser facilmente interpretada.
Convém registrar seus Controles de Mudanças o mais rápido possível, mas separe um tempo para voltar neles, a fim de
melhorar e expandir as descrições antes que elas sejam visualizadas pela equipe de desenvolvimento.
Forneça o maior número de sugestões de solução possíveis. Isso ajudará a reduzir qualquer ambigüidade que ainda exista
na descrição e normalmente ajuda a esclarecer. Também aumenta a probabilidade de que seja encontrada uma solução mais
de acordo com suas expectativas. Além disso, mostra que a equipe de teste está preparada não só para localizar os
problemas, mas também para ajudar a identificar as soluções apropriadas.
Outros detalhes que você deve incluir são capturas de imagens de tela, arquivos de Dados de Teste, Scripts de Teste
automatizados, saída dos utilitários de diagnóstico e qualquer outra informação que possa ajudar os desenvolvedores a
isolar e corrigir o erro subjacente.
Fornecer uma indicação para a equipe de gerenciamento e desenvolvimento sobre a gravidade do problema. Em equipes
maiores, a determinação da prioridade de resolução real é responsabilidade da equipe de gerenciamento; entretanto, você
pode permitir que as pessoas indiquem sua prioridade de resolução preferencial e ajustem subseqüentemente, conforme
necessário. Como regra geral, recomenda-se que você atribua, por padrão, uma prioridade de resolução média para as
Solicitações de Mudança, aumentando ou diminuindo essa prioridade em cada caso, conforme necessário.
Você talvez precise diferenciarentre o impacto do Controle de Mudanças, caso não tenha sido abordado, no ambiente de
produção e no esforço de teste. É tão importante que a equipe de gerenciamento saiba quando um defeito está causando
impacto no esforço de teste e quanto é importante estar ciente da gravidade para os usuários.
Algumas vezes, é difícil perceber antecipadamente por que os dois atributos são necessários. É possível que um
incidente seja realmente grave, como uma pane do sistema, mas as ações necessárias para reproduzi-lo têm pouca
probabilidade de ocorrer. Nesse caso, a equipe pode indicar essa gravidade como alta e uma prioridade de resolução
muito baixa.
Os incidentes geralmente revelam o velho provérbio "Onde há fumaça, há fogo"; ao identificar e registrar um Controle de
Mudanças, você geralmente identifica outros problemas que precisam ser tratados. Evite a tentação de simplesmente
incluir essas descobertas adicionais no Controle de Mudanças existente: se as informações estiverem diretamente
relacionadas e ajudarem a resolver melhor o problema existente, então está OK. Se os outros problemas forem diferentes
e você identificá-los em uma CR existente, eles poderão não ser processados, poderão não obter a prioridade apropriada
a que têm direito ou poderão causar um impacto na velocidade de tratamento dos outros problemas.
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