Artefato: Lista de Idéias de Teste
Esse artefato enumera as idéias, geralmente formadas parcialmente e que identificam possíveis testes úteis a serem conduzidos.
Domínios: Teste
Tipos de Produto de Trabalho: Conceito
  • Para ajudar a raciocinar sobre os testes do projeto antecipadamente.

A Lista de Idéias de Teste fornece uma camada de abstração entre o Plano de Teste conceitual e o Caso de Teste mais detalhado ou o Script de Teste concreto. Ela é utilizada para capturar idéias iniciais para possíveis testes, geralmente idéias malformadas ou parciais, para o raciocínio dos testes. Este produto de trabalho é útil principalmente no início do ciclo de desenvolvimento ou quando os produtos de trabalho do projeto de suporte não estão disponíveis ou estão incompletos.

Breve Resumo

Cada Lista de Idéias de Teste deve ser identificada considerando o maior número de perspectivas diferentes possíveis, incluindo várias destas:

• Todos os catálogos de idéia de teste relevantes foram revisados?
  • Há algum risco de qualidade não representado na lista?
  • Há algum modelo de falha relevante não representado na lista?
  • Você considerou o uso de todos os ataques possíveis?
  • Você considerou uma ou mais novelas relevantes?
  • Há alguma outra idéia que valha a pena ser considerada?
  • Qual é a importância relativa de cada idéia na lista?

Assim que tiver uma lista de idéias inicial, verifique se há alguma idéia relacionada na lista que possa ser combinada ou consolidada. Como heurística geral, a maioria das listas deve conter sete entradas, com mais ou menos duas. Para obter mais detalhes sobre o conteúdo de uma Lista de Idéias de Teste, consulte as diretrizes listadas na seção Mais Informações da tabela de cabeçalhos.

Adaptação
Opções de Representação

Em determinados domínios e culturas de teste, as Idéias de Teste não são reconhecidas ou são consideradas produtos de trabalho informais. Assim sendo, o conteúdo e o formato da Lista de Idéias de Teste podem necessitar de modificação para atender às necessidades de cada organização e projeto específicos.

Quando essas idéias de teste são registradas (de maneira formal ou informal), dois estilos principais são normalmente usados:

• O primeiro consiste em uma estrutura de documento de texto padrão que usa um formato semelhante ao descrito acima. Geralmente, várias Idéias de Teste devem ser apresentadas juntas, pois uma única Idéia de Teste sozinha não é geralmente considerada para representar uma lista suficiente.
  • O segundo estilo usa um formato de tabela ou banco de dados. As Idéias de Teste são especificadas em cada linha, com colunas que facilitam a classificação e a filtragem por diferentes critérios. Matrizes de Teste ou tabelas de causa e efeito podem ser consideradas formas alternativas de Lista de Idéias de Teste.

É necessário que haja algum tipo de avaliação contínua das Idéias de Teste para verificar o progresso, a eficácia, o gerenciamento de mudança etc. Considere o uso de uma cobertura de teste baseada em especificações, em que cada Idéia de Teste ou Lista de Idéias de Teste pesquise pelo menos uma entrada de especificação a ser testada. Por exemplo, rastreie os elementos de especificação de requisitos a serem testados, que normalmente refletem algum subconjunto de requisitos totais do produto (consulte a Técnica: Medidas Principais de Teste).

Opcionalmente, as Ideías de Teste podem ser retidas como parte de um Caso de Teste ou um Script de Teste. A lista também pode ser referenciada a partir de, ou em, esforços de teste menores, incluídos no Plano de Teste.

Informações Adicionais