Mentor de Ferramentas: Geração de Relatório de Tendências e Status de Defeitos Usando o Rational ClearQuest
Este mentor de ferramentas descreve como criar um gráfico do Rational ClearQuest (R) para visualizar tendências de defeitos e gerar um relatório de status de defeitos.
Ferramenta: Rational ClearQuest
Relacionamentos
Descrição Principal

Visão Geral

O ClearQuest fornece gráficos e relatórios predefinidos que permitem que papéis (como o de gerente) vejam o status de um projeto num piscar de olhos. Também permite modificar facilmente gráficos e relatórios, além de criar novos.

Gráficos 

Os gráficos do Rational ClearQuest exibem graficamente dados de solicitação de mudança. O ClearQuest suporta três tipos de gráficos: gráficos de distribuição, gráficos de tendências e gráficos de tempo.

Os gráficos de distribuição mostram como vários registros se adaptam às categorias ou aos critérios de uma consulta. Por exemplo, um gerente de projeto poderia gerar gráficos que mostrassem:

  • O status atual de um grupo de registros
  • A pessoa que recebeu a maioria/minoria de controle de mudanças
  • Os registros que possuem a prioridade mais alta

Gráficos de tendências mostram:

  • Quantos registros foram transicionados para os estados selecionados mensal, semanal ou diariamente
  • A taxa na qual novos registros são submetidos, resolvidos ou movidos para outros estados

Os gráficos de tempo mostram quantos registros estavam nos estados selecionados e por quanto tempo. Os gráficos de tempo respondem perguntas como:

  • Quantos defeitos ficaram pendentes por menos de uma semana?
  • Quantos defeitos ficaram pendentes por mais de três semanas?
  • Quantos defeitos foram adiados por mais de dois meses?

O vencimento e as tendências de qualquer registro baseado em estados (defeitos, solicitações de melhoria, solicitações de documentação, etc.) podem ser exibidos em forma de gráfico.

Relatórios

O ClearQuest também permite gerar relatórios usando as consultas existentes. Um relatório do ClearQuest é uma consulta inserida em formato de relatório, criado por uma ferramenta de outro fornecedor. Um papel (como um gerente, por exemplo) cria um formato de relatório, salvando-o no Espaço de Trabalho do ClearQuest. Para gerar um relatório, escolha um formato e especifique qual consulta terá os resultados inseridos no formato de relatório. Os relatórios serão armazenados no Espaço de Trabalho e poderão ser executados a qualquer momento.

Etapas de Ferramentas

1. Criar um Gráfico

ícone do manual de ajuda Consulte a Ajuda > online do ClearQuest Conteúdo e Índice > Trabalhando com Gráficos > Criando Gráficos.

2. Criar um Relatório

ícone do manual de ajuda Consulte Ajuda online do ClearQuest > Conteúdo e Índice > Trabalhando com Relatório > Criando Relatórios.

Você também pode criar um relatório a partir da consulta ativa no momento.  

ícone do manual de ajuda Consulte Ajuda online do ClearQuest > Conteúdo e Índice > Trabalhando com Relatórios > Criando Relatórios > Criando Relatórios no ClearQuest Windows de Resultados da Consulta.