Tarefa: Conduzir a Revisão
Esta tarefa descreve como facilitar a revisão para maximizar a produtividade dos revisores e satisfazer os requisitos de qualidade.
Disciplinas: Gerenciamento de Projeto
Objetivo
  • Facilitar o processo de revisão e assegurar que a revisão seja realizada adequadamente.
Relacionamentos
Etapas
Conduzir reuniões de revisão
Finalidade:  Facilitar a revisão de modo a maximizar a produtividade dos revisores e encontrar requisitos de qualidade definidos.

Esta tarefa é apenas genérica; para informações específicas sobre como coordenar e organizar revisões, consulte a tarefa Organizar Revisão. Dependendo do produto de trabalho sob revisão, consulte também as tarefas Técnicas e Revisores de Gerenciamento, para obter um melhor entendimento das etapas que precisam ser seguidas.

Enquanto cada uma das tarefas de revisão específicas e diretrizes que as acompanham no RUP fornecem diretrizes específicas e sugestões sobre como conduzir cada revisão, as seguintes diretrizes são geralmente úteis ao conduzir uma revisão:

  • Sempre separe um tempo específico para conduzir a revisão, normalmente em um formato de reunião reconhecido e que possa ser repetido, mesmo que a reunião seja casual ou informal.
  • Para aprimorar a produtividade, faça com que os participantes preparem seu próprio feedback detalhado das revisões antes da reunião.
  • Verifique:
    • a qualidade do que foi produzido, para certificar-se de que o trabalho alcance um padrão aceitável e adequado de execução.
    • a conclusão do que está sendo produzido para certificar-se de que é suficiente para que o trabalho subseqüente seja utilizado como referência ou seja consumido. Em muitos casos, uma lista de verificação é fornecida com a tarefa; consulte a lista de verificação para cada produto de trabalho ou suas tarefas associadas.
    Nota: você deve considerar a utilização destas listas de verificação em seu trabalho diário em cada produto de trabalho: isto economizará potencialmente seu tempo e esforço no retrabalho de recebimento de dados. Observe também que essas listas de verificação são úteis para reuniões de revisão formais ou informais.

Após cada reunião de revisão, os resultados da reunião devem ser documentados em algum formulário de Registro de Revisão. Além disso, o controle de mudanças pode ser registrado formalmente (e, conseqüentemente, atribuído a alguém que será responsável por conduzir à solução).

Um dos mais importantes, embora surpreendentemente e freqüentemente negligenciado, aspectos das revisões é o gerenciamento para a resolução das tarefas de acompanhamento ou ações identificadas durante a revisão. Já que normalmente você pode designar muitas das ações identificadas durante o curso da reunião de revisão, esteja preparado para redesignar tarefas conforme necessário para ajudar a balancear a carga de trabalho dos membros da equipe.

O(s) principal(is) produto(s) de trabalho de entrada para esta tarefa depende(m) do tipo de revisão específico: em uma revisão técnica poderia ser um conjunto de requisitos, modelo de design ou código; em uma revisão de gerenciamento as informações residem em um ou mais planos de projetos. Os produtos de trabalho mencionados na seção "Produtos de Trabalho de Entrada", definem uma estrutura de revisão, fornecendo orientação e instruções com relação a como deveria ser o escopo completo das revisões, quando elas devem ocorrer, qual o nível de formalismo, e assim por diante. Orientação detalhada adicional pode ser encontrada no Plano de Medidas, no Plano de Garantia de Qualidade, no Processo de Desenvolvimento e nas Diretrizes Específicas do Projeto.


Informações Adicionais