Tarefa: Configurar Ambiente do Gerenciamento de Configuração (CM)
Esta tarefa descreve como criar um ambiente em que o produto possa ser desenvolvido e construído.
Disciplinas: Configuração e Gerenciamento de Mudanças
Objetivo

A finalidade desta tarefa é estabelecer um ambiente em que o produto possa ser desenvolvido e construído. Isso é feito em duas partes: primeiro, configurando o ambiente do hardware e, em seguida, estabelecendo o ambiente de desenvolvimento.

Relacionamentos
Descrição Principal

Definir o ambiente de CM envolve alocar recursos de máquinas (servidores e espaço em disco) e instalar as ferramentas de gerenciamento de configuração.

Definir o ambiente de desenvolvimento envolve criar repositórios, definir a estrutura de diretórios do produto e importar todos os arquivos existentes. O ambiente inicial serve como uma linha de base para o aprofundamento do trabalho de desenvolvimento.

Etapas
Configurar o Ambiente de Hardware do CM
Finalidade:  Alocar os recursos de hardware necessários para instalar  e configurar a Ferramenta de CM. 

O Gerenciador de Configuração trabalha com o Administrador do Sistema para alocar os recursos de máquinas e instalar os softwares necessários.

As principais considerações (em ordem de prioridade) para a máquina dedicada a executar o servidor que faz mediação do acesso aos dados reais no  repositório do projeto são as seguintes:

  • Requisitos de Memória
  • Requisitos de Entrada/Saída de Disco
  • Largura de Banda da Rede
  • Espaço em Disco do Repositório do Projeto

Informações sobre cada um desses itens são fornecidas em Produto de Trabalho: Repositório do Projeto

Mapear a Arquitetura para o Repositório
Finalidade:  A Estrutura de Diretórios do Produto é organizada de modo lógico para assegurar que haja um sinalizador de substituição para todos os produtos de trabalho relacionados ao projeto. 

A estrutura de diretórios do produto serve um sinalizador de substituição aninhado logicamente para todos os produtos de trabalho relacionados ao produto. A forma do diretório (que serve como o repositório do projeto) depende do número de subsistemas no sistema todo e do número de elementos em cada subsistema.

A estrutura lógica do produto não emerge até que essas tarefas estejam a caminho: Análise & Design. Um repositório de projeto inicial precisa ser criado para os produtos de trabalho de gerenciamento e de planejamento. Uma orientação para a estrutura inicial é fornecida em Conceito: Estrutura de Diretórios do Produto.

O resto da estrutura pode ser elaborado após as decisões de design, e a natureza da Visão de Implementação se torna mais clara em relação a como vários elementos de design devem ser empacotados para a implementação.

Crie um marcador de posição para cada subsistema que precise ser implementado na estrutura de diretórios. Calcule os requisitos de armazenamento para os produtos de trabalho que serão desenvolvidos e certifique-se de que haverá armazenamento físico suficiente. Para as finalidades de CM, deve haver um alto grau de coesão entre os elementos internos na estrutura de diretórios do produto. Os subsistemas devem ter interfaces bem definidas com as outras partes do sistema, além da possibilidade de construção e de teste independentes. O motivo principal é permitir o desenvolvimento independente e paralelo dos sistemas por equipes separadas. A idéia é acelerar de forma significativa o desenvolvimento e promover a reutilização e facilidade de manutenção do sistema.

Criar Conjunto Inicial de Elementos com Versão
Finalidade:  Criar uma linha de base inicial do produtos de trabalho do projeto. 

Mesmo em projetos sem gerenciamento de configuração, existe uma noção de uma estrutura de diretórios e um corpo existente de materiais que é utilizada pelo projeto de modo dinâmico. A intenção é exportar/importar o material existente para a estrutura criada para o desenvolvimento do produto.

Definir Níveis de Promoção da Linha de Base
Finalidade:  Assegurar que todos os elementos armazenados no repositório do projeto compartilhem um conjunto comum de níveis de promoção "jurídicos". 

Uma linha de base é uma versão única do repositório do projeto. A qualidade ou o status dessa linha de base é indicado pelo nível de promoção da linha de base. Todos os elementos armazenados no repositório do projeto compartilham um conjunto comum de níveis de promoção "jurídicos", preferivelmente com definições consistentes através de vários projetos. Gerenciamento de Configuração de Referência Conceito: Criação de Linhas de Base, para obter detalhes adicionais.

Informações Adicionais