Artefato: Pacote de Caso de Uso
Esse artefato é um conjunto de casos de uso, agentes, relacionamentos, diagramas e outros pacotes. Ele é utilizado para estruturar o modelo de casos de uso dividindo-o em partes menores.
Tipos de Produto de Trabalho: Elemento de Modelo
Objetivo

Estes são aqueles que utilizarão os pacotes de caso de uso:

  • Os analistas de sistemas utilizam os pacotes de caso de uso para estruturar o modelo de casos de uso.
  • Todos aqueles que capturam os requisitos da próxima versão do sistema sobre os pacotes de casos de uso para entender a estrutura do modelo de casos de uso.
  • Os especificadores de requisitos utilizam pacotes de casos de uso como referência às partes do sistema em que eles não estão trabalhando.
  • Os testadores utilizam pacotes de casos de uso como informações para o planejamento de atividades de teste.
Relacionamentos
Artefato do Contêiner
FunçõesResponsável: Modificado Por:
TarefasEntrada para: Saída de:
Adaptação
Opções de RepresentaçãoRepresentação UML: Pacote do modelo de caso de uso, seu pacote de nível superior ou estereotipado como <<pacote de caso de uso>> 

+ Fornece uma estrutura de modelos hierárquica com unidades funcionais separadas. Mais facilmente compreendida do que a estrutura de modelo serializado (sem pacotes) se o modelo de casos de uso e o sistema forem relativamente grandes.

+ Oferece uma boa oportunidade para distribuir trabalho e responsabilidades entre vários desenvolvedores de acordo com sua área de competência. É particularmente importante quando você cria sistemas de grande porte. Os pacotes de casos de uso também oferecem uma base segura caso você precise garantir a confidencialidade entre os desenvolvedores, de forma que apenas alguns conheçam a funcionalidade completa do sistema.

+ Como os pacotes de caso de uso devem ser unidades de alta coesão, a alteração de um pacote não afetará outros pacotes.

- Manter os pacotes de caso de uso significa mais trabalho para a equipe de modelagem de caso de uso.

- O uso de pacotes de caso de uso significa a existência de outro conceito notacional a ser aprendido pelos desenvolvedores.

Se você aplicar essa técnica, terá que escolher como os vários níveis de pacotes serão utilizados. Uma regra a ser observada é que cada pacote de caso de uso deve conter aproximadamente 3 a 10 unidades menores (casos de uso, atores ou outros pacotes). A tabela abaixo mostra algumas sugestões de como vários pacotes utilizam determinado número de casos de uso e atores. As quantidades se sobrepõem, porque é impossível determinar definições exatas.

  • 0-15: Os pacotes de casos de uso não são necessários.
  • 10-50: Utilize um nível de pacotes de casos de uso.
  • > 25: Utilize dois níveis de pacotes de caso de uso.


Informações Adicionais