Padrão de Recurso: Definir Operações de negócios
Essa atividade abrange a solução alternativa que define as operações fornecidas pelos (sub)sistemas de negócio.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Objetivo

A finalidade dessa atividade é identificar para cada sistema o conjunto principal de operações, o grupo ao qual elas fazem interface e definir recursivamente suas realizações quanto às operações suportadas pelos subsistemas do próximo nível.

Relacionamentos
Descrição

Essa atividade descreve uma abordagem de cima para baixo da decomposição lógica dos sistemas de negócio em vários aspectos conduzidos pelos pontos de vista e visualizações arquiteturais escolhidos (consulte os conceitos Flowdown do Caso de Uso e Flowdown de Requisitos Complementares).

Embora na maioria dos casos o ponto de partida seja os casos de uso de negócio de nível superior, isso não é um pré-requisito. Se as técnicas de caso de uso não forem implementadas pela equipe de modelagem, essa abordagem baseada em operação poderá ainda ser utilizada desde que você possa definir as operações para o sistema de negócio de nível superior. Isso também é verdadeiro quando essa atividade é executada para um subsistema de negócio para o qual apenas as operações foram definidas.

Há outras duas características principais dessa abordagem. Primeira, é a característica que envolve duas perspectivas nos (sub)sistemas de negócio: caixa preta e caixa branca. Você começa com a perspectiva da caixa preta e define as propriedades externamente visíveis do(s) sistema(s), principalmente em termos de operação. Em seguida, você abre a caixa preta, define ou identifica seus elementos e descreve como cada operação do sistema é realizada pelas operações do elemento. A segunda característica dessa abordagem é o fato de ser recursiva. Você está aplicando o mesmo método geral em níveis mais baixos e mais detalhados, para subsistemas de granulação mais fina.

Um fluxo de trabalho simplificado nessa atividade é apresentado a seguir:

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível
Criação da Equipe

Uma pessoa que atua como um arquiteto de negócio e/ou analista do processo de negócios precisa ter boas habilidades em modelagem e escrita. Embora o conhecimento do negócio seja útil, ele pode ser obtido envolvendo especialistas em domínio como revisores. Para executar essa atividade efetivamente, você também precisa de pessoas que estejam familiarizadas com o conjunto atual de sistemas de software utilizados na organização, dos pontos de vista funcional e de suporte.

Considerações de Teclas

Execute essa atividade se você precisar aumentar o rigor e a precisão das saídas de modelagem. Essa atividade geralmente será uma parte do bloco de construção da atividade maior a qual terá todos os aspectos de definição, seja o negócio atual ou o previsto.