Diretriz: Cadeia de Resultados
A Cadeia de Resultados é um modelo para os relacionamentos entre iniciativas de negócios e projetos que envolvem desenvolvimento de software. Esta diretriz é um roteiro para o desenvolvimento de uma Cadeia de Resultados.
Relacionamentos
Descrição Principal

A Cadeia de Resultados é uma ferramenta para modelagem do processo de realização de benefícios de uma organização.

O modelo baseia-se nos quatro elementos principais do processo de realização de benefícios: resultados, iniciativas, contribuições e premissas, como mostra a legenda abaixo.

Legenda: Elementos da Cadeia de Resultados
  Resultados: são os resultados esperados, incluindo saídas intermediárias da cadeia, aqueles resultados que são necessários mas não suficientes para alcançar o benefício-fim, ou os resultados finais a ser colhidos.
  Iniciativas: ações que contribuem com um ou mais resultados.
  Contribuições: os papéis desempenhados por elementos da Cadeia de Resultados, quais sejam iniciativas ou resultados intermediários, ao contribuírem com outros resultados ou iniciativas.
  Premissas: hipóteses a respeito das condições necessárias para a realização dos resultados ou iniciativas, mas sobre as quais a organização tem pouco ou nenhum controle. Premissas representam riscos quanto ao não alcance dos resultados esperados. Qualquer mudança em uma premissa durante o curso so processo de realização de benefícios deveria forçá-lo a revisar seu mapa.

A modelagem da Cadeia de Valor de um projeto deve aplicar, em linhas gerais, os seguintes passos:

  1. Do lado esquerdo do mapa da cadeia de resultados, desenhe uma iniciativa, dando a ela o nome do seu projeto de software, ou de suas entregas específicas mais importantes.
  2. No lado esquerdo do mapa, registre os resultados desejados pelos interessados.
  3. Faça sucessivamente os seguintes passos:
    1. Registre no mapa as contribuições das iniciativas desenhadas, e os respectivos resultados críticos para o sucesso. 
    2. Documente as premissas que levaram a registrar as contribuições e resultados do passo anterior.
    3. Caso o conjunto resultante de iniciativas e resultados intermediários não contribua diretamente para o conjunto dos resultados finalísticos, repita os passos 1 e 2.
  4. Pode ser que novos interessados sejam identificados durante a modelagem da Cadeia de Resultados. Registre-os.

Ao final da modelagem, a Cadeia de Resultados deverá refletir um conjunto coeso de iniciativas (projetos, operações de negócio) que compartilham recursos e objetivos, e cujos interessados tem alguns interesses em comum e outros conflitantes. A Cadeia de Resultados servirá de entrada para várias atividades baseadas em valor. Abaixo um exemplo simples de Cadeia de Resultados.