A Fábrica de Experiência Baseada em Valor é uma abordagem para integração do monitoramento e do controle tanto no nível
da organização quanto no nível dos projetos individuais. Através das atividades de realização de benefícios
(elemento-chave nº1 da VBSE), identificação e conciliação de proposições de valor dos interessados (elemento-chave
nº2) e análise de caso de negócio (elemento-chave nº3), a organização estabelece uma visão compartilhada, metas e
estratégias para suas iniciativas de controle e melhoria do desempenho dos projetos. A Fábrica de Experiência
faz uso da abordagem Goal-Question-Metric (GQM), que é um mecanismo para definir e avaliar um conjunto de
metas operacionais através de medições (BAS1994).
A Figura abaixo mostra uma visão geral da Fábrica de Experiência.
O roteiro abaixo sugere uma abordagem de uso da Fábrica de Experiência baseada em valor para projetos de
software inseridos em um ambiente organizacional:
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Identifique uma meta para a iniciativa de melhoria dos projetos de software (ou relacionados).
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Relacione a meta identificada às metas estratégicas de negócio da organização. Faça perguntas
(questões) sobre o porquê da necessidade da iniciativa.
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Use os resultados para identificar metas de melhoria organizacional (ou de negócio) relacionadas, e iniciativas
para atingimento de sub-metas com altos retornos ou benefícios.
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Faça uma análise das causas-raiz em nível de negócios: construa modelos relevantes, faça perguntas sobre por que as
deficiências atuais dos projetos causam problemas, e se é possível ou não tentar abordagens alternativas.
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Identifique as partes interessadas mais importantes da iniciativa de melhoria; consiga uma visão comum das metas e
estratégias, e comprometimento em prol das mesmas.
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Faça o planejamento da iniciativa e estabeleça métricas de progresso para cada atividade de
atingimento de sub-metas, e para a iniciativa como um todo.
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Execute, monitore e controle os planos da iniciativa, com participação das partes interessadas. Alimente a Base de
Experiência da organização com as experiências resultantes, visando proporcionar benefícios futuros.
Exemplificando: digamos que sua organização estabeleça, como estratégia competitiva, a implantação de um
desenvolvimento mais rápido de software. Digamos ainda que seja estabelecido que a meta para redução
de tempo nos projetos de desenvolvimento seja de 50 por cento.
Uma vez escolhida pelos interessados uma iniciativa-piloto aderente às metas definidas, segundo decisão baseada em
caso de negócio (parte superior da Figura), o progresso dessa iniciativa é monitorado atentando-se para desvios de
progresso, planos ou metas, como mostra a parte de baixo da Figura. Os dados do monitoramento são analisados e os
resultados da análise alimentam a Base de Experiências (no centro da Figura). A Fábrica de Experiências então analisa e
sintetiza tais experiências, agindo como repositório para elas, e fornece uma fonte de conhecimento relevante para a
organização. Por fim, o armazenamento desta "experiência" é feita através da construção de modelos e
métricas formais e informais para os vários processos, produtos e outras formas de conhecimento
relacionado aos projetos de software, através das pessoas, documentos e suporte automatizado.
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