Diretriz: Fábrica de Experiência Baseada em Valor
A Fábrica de Experiência Baseada em Valor é uma abordagem para monitoramento e controle integrados.

A Fábrica de Experiência Baseada em Valor é uma abordagem para integração do monitoramento e do controle tanto no nível da organização quanto no nível dos projetos individuais. Através das atividades de realização de benefícios (elemento-chave nº1 da VBSE), identificação e conciliação de proposições de valor dos interessados (elemento-chave nº2) e análise de caso de negócio (elemento-chave nº3), a organização estabelece uma visão compartilhada, metas e estratégias para suas iniciativas de controle e melhoria do desempenho dos projetos. A Fábrica de Experiência faz uso da abordagem Goal-Question-Metric (GQM), que é um mecanismo para definir e avaliar um conjunto de metas operacionais através de medições (BAS1994).

A Figura abaixo mostra uma visão geral da Fábrica de Experiência.

O roteiro abaixo sugere uma abordagem de uso da Fábrica de Experiência baseada em valor para projetos de software inseridos em um ambiente organizacional:

1. Identifique uma meta para a iniciativa de melhoria dos projetos de software (ou relacionados).
  2. Relacione a meta identificada às metas estratégicas de negócio da organização. Faça perguntas (questões) sobre o porquê da necessidade da iniciativa.
  3. Use os resultados para identificar metas de melhoria organizacional (ou de negócio) relacionadas, e iniciativas para atingimento de sub-metas com altos retornos ou benefícios.
  4. Faça uma análise das causas-raiz em nível de negócios: construa modelos relevantes, faça perguntas sobre por que as deficiências atuais dos projetos causam problemas, e se é possível ou não tentar abordagens alternativas.
  5. Identifique as partes interessadas mais importantes da iniciativa de melhoria; consiga uma visão comum das metas e estratégias, e comprometimento em prol das mesmas.
  6. Faça o planejamento da iniciativa e estabeleça métricas de progresso para cada atividade de atingimento de sub-metas, e para a iniciativa como um todo.
  7. Execute, monitore e controle os planos da iniciativa, com participação das partes interessadas. Alimente a Base de Experiência da organização com as experiências resultantes, visando proporcionar benefícios futuros.

Exemplificando: digamos que sua organização estabeleça, como estratégia competitiva, a implantação de um desenvolvimento mais rápido de software. Digamos ainda que seja estabelecido que a meta para redução de tempo nos projetos de desenvolvimento seja de 50 por cento.

Uma vez escolhida pelos interessados uma iniciativa-piloto aderente às metas definidas, segundo decisão baseada em caso de negócio (parte superior da Figura), o progresso dessa iniciativa é monitorado atentando-se para desvios de progresso, planos ou metas, como mostra a parte de baixo da Figura. Os dados do monitoramento são analisados e os resultados da análise alimentam a Base de Experiências (no centro da Figura). A Fábrica de Experiências então analisa e sintetiza tais experiências, agindo como repositório para elas, e fornece uma fonte de conhecimento relevante para a organização. Por fim, o armazenamento desta "experiência" é feita através da construção de modelos e métricas formais e informais para os vários processos, produtos e outras formas de conhecimento relacionado aos projetos de software, através das pessoas, documentos e suporte automatizado.