Uma breve apresentação do JBuilder

Programação 3: Orientação a Objetos e Java



    Parte 1
        1.1 Introdução
        1.2 Descrição do ambiente JBuilder
            1.2.1 Janela do projeto
            1.2.2 Visualização da interface
            1.2.3 Ajustando as propriedades dos componentes
            1.2.4 Trabalhando com menus
        1.3 Criando um projeto
            1.3.1 O que é um projeto?
            1.3.2 Criando e salvando projetos.
            1.3.3.Criando e incluindo arquivos.
            1.3.4 Configurando os paths do JBuilder.
    Parte 2
        2.1 Criando uma interface gráfica
        2.2 Utilização dos layouts
        2.3 Desenvolvendo menus para aplicações
        2.4 Associando eventos aos objetos da interface
    Parte 3
        3.1 Compilando e executando os programas
 

Parte 1

    1.1 Introdução:

    1.2 Descrição do ambiente JBuilder:

    1.3 Criando um projeto:

Parte 2

    2.1 Criando uma interface gráfica:

    2.2 Utilização dos layouts:

    A utilização dos layout definidos na AWT é fundamental quando queremos fazer programas realmente portáveis, isto é, interfaces gráficas portáveis. Programas que apresentam-se visualmente bem num PC podem eventualmente se apresentar quase que totalmente "deformados" numa estação de trabalho, o layouts ajudam a minimizar estas diferentes propriedades dos monitores. Talvez isto seja mais bem tratado com o surgimento de aperfeiçoamentos do AWT como a JFC(Swing).
    Apesar de considerar este um item relevante não entraremos em detalhes sobre a utilizacao dos layouts. Material a respeito pode ser encontrado no próprio Help do programa.

    2.3 Desenvolvendo menus para aplicações:

    2.4 Associando eventos aos objetos da interface:

Parte 3

    3.1 Compilando e executando os programas:


Thiago Santos (tlvls@di.ufpe.br)