O curso de Licenciatura em Computação da UFRPE foi pioneiro no Norte/Nordeste; Funciona no período noturno com 30 vagas anuais e uma entrada, tendo um período mínimo de integralização de 8 semestres e de no máximo 14.
As disciplinas são oferecidas progressivamente, em cada semestre, preservando o equilíbrio entre o desenvolvimento teórico e as atividades práticas nos laboratórios de computação da UFRPE, bem como a interação com instituições de ensino de computação e informática na Educação Básica e profissionalizante; As disciplinas se estendem nas áreas de Computação, Educação, Matemática e Psicologia.
Entretanto, a estrutura curricular atual é demasiadamente rígida, como ilustrado na Figura 1.
Atualmente, são oferecidas aos alunos apenas duas opções de flexibilização em duas disciplinas optativas, as quais possuem ementa definida e devem ser cursadas por todos os alunos do referido semestre. Assim, torna-se impossível satisfazer anseios de grupos de alunos interessados em tópicos diferentes. Ainda, apesar do currículo atual possibilitar que o aluno acrescente disciplinas eletivas ao seu histórico escolar não há a opção de computar atividades extras para integralização da carga horária mínima do curso. Assim, a possibilidade de formação complementar torna-se completamente ineficiente.
Por outro lado, o currículo atual não contempla as diretrizes do Projeto Político Pedagógico sugeridas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFRPE em Resolução aprovada em 2003 [7] baseada em [12,13]. Quanto à estrutura curricular, tal Resolução sugere que os cursos contemplem necessariamente três (3) eixos de formação: Específica, Complementar e Livre. O Currículo atual contempla apenas um destes eixos de forma integral, o de formação específica. O eixo de formação complementar apresenta-se de forma ineficiente com apenas duas (2) ofertas optativas de disciplinas. Assim, o currículo atual não contempla o Eixo Complementar Obrigatório nem o Complementar Flexível. O Eixo de Formação Livre também não está contemplado na estrutura curricular atual. Tal eixo visa incluir uma série de atividades à livre escolha do discente, possibilitando ampliação de sua formação, em qualquer campo do conhecimento, com base estritamente em seu interesse pessoal.
Desta forma, diante da argumentação anterior, das novas diretrizes para Cursos de Licenciatura e das Resoluções da UFRPE, o curso apresenta-se como deficitário, não atualizado e em situação irregular. Assim, necessita de completa reformulação e flexibilização curricular.