Além do exercício profissional de magistério em computação no ensino básico, e da capacitação na elaboração e aplicação de projetos de informática educativa, o egresso terá ampla formação tecnológica em computação, conceitual e prática, habilitando-o ao desenvolvimento e implementação de produtos e soluções de informática voltados ao ensino e treinamento, desde software educativo até sistemas de educação a distância. As Competências do Licenciado em Computação mencionadas em [14] estão explicitadas na Tabela 4.
Competência | Explicitação Proposta |
1. Comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática | Matérias que valorizam aspectos como ética, dignidade, legalidade estão presentes no currículo proposto em disciplinas como Informática e Sociedade e Psicologia que capacitam o licenciado a reconhecer e respeitar as diversidades de seus alunos e o uso da computação como instrumento de mudança de valores sociais; |
2. Compreensão do papel social da escola | Disciplinas de Fundamentação do ensino e estrutura do ensino fundamental e secundário além de práticas de ensino em disciplinas fundamentais culminando com a execução prática em estágios distribuídos ao longo do curso; |
3. Domínios dos conteúdos e sua articulação interdisciplinar | Elenco de disciplinas de formação Básica, em Computação e Informática, além de um total de pelo menos 660 horas em disciplinas de formação complementar obrigatória e optativa que objetivam uma articulação inter e multidisciplinar com as diversas áreas de interesse e de formação, respectivamente; |
4. Domínio do conhecimento pedagógico | Diversas disciplinas de objetivo pedagógico como Psicologia, Didática, Fundamentação do Ensino, além de práticas de ensino monitoradas por professores das áreas de educação e computação visando o aperfeiçoamento do conhecimento técnico e pedagógico vivenciado durante o curso; |
5. Conhecimento de processo de investigação e aperfeiçoamento da prática pedagógica | Prática de Ensino e Estágios distribuídos ao longo do curso, além de disciplina de Metodologia Técnica e Científica objetivando aprimorar o uso de resultados de pesquisa na prática profissional; |
6. Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional | Estímulo para elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo em disciplinas de Formação Complementar e Livre. |
Entre as habilidades desenvolvidas está a elaboração de projetos de inserção da informática no aprendizado dos conteúdos de outras áreas do conhecimento, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, mediante interação multidisciplinar com professores de outras áreas.
O currículo desta habilitação abrange um conjunto básico de conhecimentos das áreas de ciências, educação, computação e diversas disciplinas específicas que trabalham áreas temáticas centrais à formação do profissional.