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Habilidades e Competências

Além do exercício profissional de magistério em computação no ensino básico, e da capacitação na elaboração e aplicação de projetos de informática educativa, o egresso terá ampla formação tecnológica em computação, conceitual e prática, habilitando-o ao desenvolvimento e implementação de produtos e soluções de informática voltados ao ensino e treinamento, desde software educativo até sistemas de educação a distância. As Competências do Licenciado em Computação mencionadas em [14] estão explicitadas na Tabela 4.


Tabela 4: Caracterização de Competências.
   
Competência Explicitação Proposta
   
1. Comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática Matérias que valorizam aspectos como ética, dignidade, legalidade estão presentes no currículo proposto em disciplinas como Informática e Sociedade e Psicologia que capacitam o licenciado a reconhecer e respeitar as diversidades de seus alunos e o uso da computação como instrumento de mudança de valores sociais;
2. Compreensão do papel social da escola Disciplinas de Fundamentação do ensino e estrutura do ensino fundamental e secundário além de práticas de ensino em disciplinas fundamentais culminando com a execução prática em estágios distribuídos ao longo do curso;
3. Domínios dos conteúdos e sua articulação interdisciplinar Elenco de disciplinas de formação Básica, em Computação e Informática, além de um total de pelo menos 660 horas em disciplinas de formação complementar obrigatória e optativa que objetivam uma articulação inter e multidisciplinar com as diversas áreas de interesse e de formação, respectivamente;
4. Domínio do conhecimento pedagógico Diversas disciplinas de objetivo pedagógico como Psicologia, Didática, Fundamentação do Ensino, além de práticas de ensino monitoradas por professores das áreas de educação e computação visando o aperfeiçoamento do conhecimento técnico e pedagógico vivenciado durante o curso;
5. Conhecimento de processo de investigação e aperfeiçoamento da prática pedagógica Prática de Ensino e Estágios distribuídos ao longo do curso, além de disciplina de Metodologia Técnica e Científica objetivando aprimorar o uso de resultados de pesquisa na prática profissional;
6. Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional Estímulo para elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo em disciplinas de Formação Complementar e Livre.

Entre as habilidades desenvolvidas está a elaboração de projetos de inserção da informática no aprendizado dos conteúdos de outras áreas do conhecimento, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, mediante interação multidisciplinar com professores de outras áreas.

O currículo desta habilitação abrange um conjunto básico de conhecimentos das áreas de ciências, educação, computação e diversas disciplinas específicas que trabalham áreas temáticas centrais à formação do profissional.


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joa 2005-03-23