Autor(es)

Govindarajan (2015)


Proposta

Na área de estimativas e métricas, alguns autores propõem utilização de técnicas para diminuição de incertezas relacionadas ao projeto.


Neste caso, o autor apresenta um framework que auxilia os gerentes de projetos no processo de tomada de decisão com técnicas de inteligência artificial (Fuzzy Logic, ou "Lógica Difusa", é um conceito computacional que se baseia em como os seres humanos pensam, que combina a manipulação de valores, incertezas, julgamentos e ideias vagas).


A Lógica Difusa é uma forma de predizer valores e é mais efetiva e melhor aplicada em sistemas não-lineares, ou seja, que não seguem um passo a passo exato a cada execução. A Fig. 1 ilustra o passo a passo da Lógica Difusa.




Fig.1 - Passo a passo básico da Lógica Difusa (Govindarajan, 2015)




Em seu trabalho, o autor concluiu que na indústria, na maioria das vezes, os gerentes de projeto não tem uma visão clara sobre os requisitos e isso resulta em perda de tempo, alto custo e falha de projeto. Esta proposta de utilização da Lógica Difusa usda para avaliar a eficácia do Gerenciamento dos Projetos de Software permite que os gerentes de projeto aliviem as deficiências que chegam no projeto sob circunstâncias vagas.


Principais recomendações

A utilização de Inteligência Artificial para auxiliar na tomada de decisão.


Exemplo prático do autor

O autor utiliza o Sugeno Fuzzy Inference System para diminuir as deficiências surgidas na gestão dos projetos de software devido à informações imprecisas ou incorretas. A proposta se mostrou eficaz, pois gerou informações que podem ajudar as equipes a tomarem decisões em situações imprecisas.


Possível aplicação nos IFs

Na indústria os gerentes de projetos tem, na maior parte do tempo, visões pouco claras de requisitos incertos, o que resulta em perda de tempo, atraso, e falha no projeto.


No estudo de Govindarajan (2015) a Lógica Difusa é utilizada para auxilia os gerentes de projetos a tomar decisões quando em situações incertas.


No âmbito dos IFs, é possível fazer uso de técnicas de Inteligência Artificial para o auxílio em todas as fases dos projetos, principalmente no tocante às estimativas e às métricas, técnicas que ajudam a ter uma melhor noção das datas de entrega e dos recursos necessários dos projetos.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Full-featured Documentation generator