Os Institutos Federais (IFs) surgiram em 2008 por intermédio de uma lei federal, com o objetivo de ofertar educação profissional, tecnológica, pública, gratuita e de qualidade nas diferentes áreas de ensino com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. 

Por possuírem autonomia administrativa e financeira, ou seja, serem responsáveis pela gestão de seu pessoal, alocação de recursos, estabelecimento e cumprimento de metas, entre outras atividades correlatas, cada IF opta por gerenciar à sua maneira seus recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), muitos dos casos variando entre Diretorias de TIC ou Coordenações de TIC.

Em alguns casos, embora o IF possua um processo definido de desenvolvimento de software (52% dos casos), alguns produtos são entregues após o prazo estipulado (76,9%), o que pode ocasionar baixa satisfação do cliente, perda de qualidade de software e prejuízo ao cumprimento dos objetivos institucionais.

Após pesquisa realizada, levantou-se uma série de fatores que podem influenciar (positiva ou negativamente) a entrega dos projetos de software. Estes fatores serão descritos nos próximos capítulos. Além disso, uma série de técnicas e propostas, chamadas aqui de Boas Práticas, são informadas ao leitor.

A Fig. 1 a seguir exibe a Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico (MEC).


Fig. 1 - Lista de Campi da Rede Federal

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