Segundo Marco Camarotti, é de um pesquisador norte-americano, Roger Abrahan, os conceitos mais abrangentes sobre teatro. Ele distingue três formas básicas, as quais denomina de sofisticado, (que é realizado nos palcos tradicionais e ao qual Marco prefere chamar convencional ou tradicional), popular e folclórico. "Acredito que a este último se adeque melhor a expressão Teatro do Povo, uma vez que a palavra folclore é muito abrangente e suscita relações de significado e conteúdo que não são interessantes", diz Camarotti.
|
| Roberto Benjamin
|
| | Camarotti aponta diferenças entro o Teatro do Povo e o Popular ou Folclórico
Embora à primeira vista pareçam ser semelhantes, existem grandes diferenças entre o Teatro Popular e o Folclórico ou Teatro do Povo. Segundo Camarotti, este último não apresenta um caráter profissional no sentido mais restrito da palavra. "É um teatro onde os atores até podem ganhar dinheiro com o seu trabalho, mas este não é o objetivo maior", diz o pesquisador. A manifestação nasce espontaneamente, dentro da comunidade, que, ao mesmo tempo, é ator e espectador deste teatro. Já o teatro popular não apresenta essa proximidade com uma comunidade específica e os seus atores são profissionais, tirando da atividade a sua sobrevivência. "No teatro do povo, ao contrário do convencional, que acentua cada vez mais a distância existente entre palco e platéia, o público ainda é um elemento extremamente ativo na dinâmica da construção do espetáculo", assegura.
| | |