O TEATRO DAS RUAS
Pesquisador brasileiro defende na Inglaterra
teatro feito pelo povo



O que o Bumba-meu-boi , o Mamulengo, a Chegança e o Pastoril, de Pernambuco têm em comum com a Mummers’ Play da Inglaterra? Estas formas dramáticas encenadas por artistas populares em feiras, ruas, praças e logradouros compartilham, em qualquer parte do mundo, de temas universais, como "morte, ressurreição, combates, obscenidade e improvisação".
Ricardo Bigi de Aquino
Bumba-meu-boi do Mestre Salustiano em apresentacao no Recife (PE)..
... e uma apresentação do Mummer's Play na Inglaterra: teatro com temas universais
Marco Camarotti
Além da universalidade dos temas, a natureza, origens e relevância do teatro do povo é o que trata a pesquisa O Teatro do Povo do Nordeste do Brasil: Natureza, Origens e Relevância (The Nature, Roots and Relevance of The Folk Theatre of the North-East of Brazil), defendida pelo professor do Departamento de Teoria da Arte da Universidade Federal de Pernambuco, Marco Camarotti, na Joint School of Theatre Studies da University of Warwick/Inglaterra. Os estudos, aos quais vem dedicando toda sua vida, resultaram na tese de PhD, publicada em Londres pela revista New Theatre Quarterly, com o título The main forms of folk theatre of the North-East of Brazil.

Jorge Costa
especial para MUNDI


TRAMAS REVELAM COTIDIANO
TEÓRICOS DESPREZAM TEATRO DO POVO
RESISTINDO ÀS CRISES



Mestre da pintura comemora 70 anos [0]
Pernambuco volta a tela grande com Baile Perfumado [1]
Raimundo Carrero: Pedras, Premios e Hipertexto [2]
Os três da boa música [3]
São João: um passeio pelas raizes nordestinas [4]