TRAMAS REVELAM COTIDIANO


Para desenvolver a sua tese, Camarotti observou manifestações dramáticas populares em diversas regiões. Na Inglaterra, o pesquisador teve oportunidade de estudar mais detalhadamente as Mummers’ Plays , uma das formas de teatro folclórico mais autênticas da região. Além da Europa e América do Sul, seu trabalho também se estendeu até países como Canadá, Irã e Índia. "É surpreendente encontrar nos dias de hoje manifestações dessa natureza, praticadas em lugares e culturas t ão distintas", depõe. Segundo o pesquisador, as semelhanças de temas que este tipo de teatro apresenta, como "Morte, ressurreição, combates (individual ou em grupos), obscenidade e improvisação são muito importantes para sua definição. Na tese, um capítu lo inteiro é dedicado ao estudo de 34 aspectos semelhantes, dentre tantos outros, que podem ser observados no teatro do povo do mundo inteiro.
Marco Camarotti
Uma apresentação do Mummer's Play. Em cena, o grupo Coventry Mummer's...
...num espetáculo em Stoneleigh, Warwickshire/Inglaterra
Marco Camarotti
Não é preciso ir muito longe para se constatar a grande cumplicidade e afinidade que existe entre os que atuam e os que apreciam estas formas primitivas de teatro. Isto pode ser comprovado principalmente pelas tramas encenadas, velhas conhecidas d a platéia, que relatam aspectos do cotidiano. "O que é colocado em cena é exatamente aquilo que eles estão vivenciando. Lá estão presentes todas as situações, todos os assuntos que fazem parte do seu dia a dia. É através dessa auto exposição que eles vão vendo, revendo, reexaminando, se defrontando com a própria realidade. Este encontro os torna capazes de atuar sobre sua própria realidade e construir uma nova", atesta Camarotti.


TEÓRICOS DESPREZAM TEATRO DO POVO
RESISTINDO ÀS CRISES
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