Infraestrutura de Software
Este curso faz parte da tríade hardware, software e comunicação, que é a base da construção de praticamente qualquer sistema de computação atual. O objetivo aqui é apresentar os conceitos e sistemas de software básicos de um computador, que compreende a introdução aos sistemas concorrentes e aos sistemas operacionais, sejam eles mono-computador ou distribuídos. As demais disciplinas complementares e diretamente relacionadas a esta são: Infra-Estrutura de Hardware e Infra-Estrutura de Comunicação. Você pode acessar o site da disciplina aqui.
Professores
O curso é ministrado por Carlos Ferraz (CC) e Eduardo Tavares (EC).
Objetivos
A disciplina de Infra-Estrutura de Software visa fazer com que os alunos entendam o funcionamento dos sistemas de software que fornecem uma infra-estrutura através da qual aplicativos (browsers Web, editores de texto, planilhas eletrônicas, jogos, etc.) podem interagir com o hardware. Ao final da disciplina, os alunos devem apresentar uma compreensão dos principais mecanismos necessários para se construir tal infra-estrutura, considerando os dois papéis que ela desempenha: de mecanismo de abstração para a plataforma de hardware subjacente e de gerenciador de recursos diversos como memória, capacidade de processamento e dispositivos de armazenamento e de entrada e saída. Nesta disciplina, o software de infra-estrutura está dividido em duas partes: (i) o sistema operacional; e o (ii) middleware. Essa disciplina funciona em harmonia com as outras duas disciplinas de infra-estrutura, a de hardware e a de comunicação, e juntas as três fornecem um panorama razoavelmente completo sobre o funcionamento de um sistema computacional.
Tópicos Abordados
A disciplina é divida em 2 módulos,como visto abaixo, visando facilitar a organização do conhecimento e o aprendizado.
Módulo 1: Sistemas Operacionais (30h)
- Processos
- Escalonamento
- Memória Virtual
- Dispositivos de Entrada/Saída
Módulo 2: Sistemas Distribuídos (30h)
- Concorrência
- Sistemas distribuídos
- Middleware
Avaliação
Sejam NP1 a nota de um aluno na primeira prova, NP2 sua nota na segunda prova, NPROJ a nota dos projetos e PLMPC os décimos extras oriundos das listas de Linguagem de Montagem e Programação Concorrente, a média desse aluno será calculada da seguinte maneira:
Média = (NP1 + NP2 + NPROJ)/3 + PLMPC.
Referências
- A. S. Tanenbaum. Sistemas Operacionais Modernos – 3ª Edição. Pearson Ed., 2008.
- A. S. Tanenbaum e A. Woodhull. Sistemas Operacionais: Projeto e Implementação – 3ª Edição. Bookman, 2008.