Papéis e Atividades > Atividades Gerenciais > Gerente de Projeto > Definir Indicadores de Monitoração e Controle
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Papel: Gerente de Projeto |
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"Indicadores" do projeto são pequenas informações do projeto que dão uma idéia de como anda a situação do progresso do projeto em relação do plano de desenvolvimento de software. Tipicamente um gerente de projeto se preocupará com indicadores que se aplicam ao escopo, ao orçamento, à qualidade e aos riscos do projeto. À medida que o projeto progride, o gerente de projeto monitorará estes indicadores e tomará ações corretivas quando eles excederem condições de gatilho pré-definidas (veja Definir procedimento e limite para ações corretivas). Estes indicadores de projeto podem incluir:
A definição destes indicadores é guiada pelo orçamento, pelos objetivos de qualidade e pelo cronograma do projeto (detalhado no Plano de Desenvolviemtno de Software e é registrada no Plano de Medições e no Plano de Gerenciamento de Riscos.
Os indicadores do projeto, na maioria dos casos, serão medições consolidades do projeto calculadas de métricas primitivas de menor granularidade, que são reportadas pela equipe do projeto regularmente. Como estas métricas primitivas serão coletadas e o processo de usá-las para calcular os indicadores do projeto são definidos no Plano de Medições do projeto.
Outros indicadores (especialmente indicadores de risco) podem ser simplesmente o status de uma situação em particular ter acontecido ou não. Para estes casos, a origem da informação sobre o status do indicador é tudo o que precisa ser identificado.
A Seção 4.4 Controle e Monitoramento do Projeto do Plano de Desenvolvimento de Software deve incluir uma breve descrição sobre os indicadores que serão usados no seu projeto. Note que existem subseções separadas nesta seção do PDS que cobrem o cronograma, o orçamento e a qualidade do Projeto. O controle dos requisitos do projeto é tratado separadamente no Plano de Gerenciamento de Requisitos.
Para manter um controle efetivo do porjeto, o gerente de projeto define valores/condições limite (ou gatilhos) para cada um dos indicadores do projeto. Estas condições limite são registradas nas seções apropridas da Seção 4.4 Controle e Monitoramento do Projeto do Plano de Desenvolvimento de Software.
Quando estes limites são ultrapassados, o gerente de projeto deve tomar ações corretivas para trazer o projeto de volta ao normal. Dependendo da severidade da condição, o gerente de projeto deve estar apto a resolver a situação com sua autoridade (delegando as tarefas apropriadas). Caso a situação ultrapasse a autoridade do gerente de projeto, ele precisará emitir uma Requisição de Mudança e ativar o processo de controle de mudanças do projeto.
A Seção 4.4.5 Plano de Reportagem do Plano de Desenvolvimento de Software também deve descrever a freqüência e o procedimento usado pelo gerente de projet para reportar o progresso do projeto para a Autoridade de Revisão do Projeto (através da produção de uma Avaliação do Status). Este procedimento descreve quando e onde as revisões com a ARP, agendadas ou não, irão ocorrer, e quais informações serão incluídas na Avaliação de Status.O gerente de projeto usará a Lista de Questões para registrar os problemas (que não estão sujeitos a outro instrumento de controle gerencial, como Requisição de Mudança ou Lista de Riscos) nos períodos entre as produções das Avaliações de Status.
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