Papéis e Atividades > Atividades Gerenciais > Gerente de Projeto > Tratar Problemas e Exceções

Propósito
  • Iniciar ações corretivas apropriadas para problemas e exceções que surgem no projeto.
Passos
Artefatos de Entrada: Artefatos de Saída:
Freqüência: Sempre que necessário durante uma iteração.
Papel: Gerente de Projeto

Workflow Details:

Uma Avaliação de Status é criada na atividade regular Reportar Status. Cada Avaliação de Status identificar quaisquer problemas ou "coisas indo errado". Eles podem ser problemas do projeto (ex: falta de pessoal, desvio dos planos), problemas do produto (defeitos, ambigüidade nos requisitos, deficiência de tecnologia), e riscos descobertos. A Avaliação de Status também identifica quaisquer exceções que ocorram. Exceções podem ser vistas como questões que são barreiras para o progresso do projeto (ex: disponibilidade de equipamentos, disponibilidade de indivíduos-chave para responder questões, dificuldade de se cumprir uma decisão tomada). O Gerente de Projeto também mantém uma Lista de Pendências, que é mantida continuamente e em geral é mais atual do que a Avaliação de Status. Estes são os meios de registrar e acompanhar questões que são estímulo para esta atividade.

O Gerente de Projeto executa a atividade Tratar Problemas e Exceções para tratar quaisquer problemas ou questões assim que são descobertos.

Avaliar Exceções e Problemas To top of page

O primeiro passo é avaliar cada um dos problemas/questões na Lista de Pendências, identificados nos encontros diários. Para cada problema/questão é necessário identificar a causa, o impacto no projeto e determinar as opções de solução. Você também deve determinar se a implementação das soluções possíveis são de responsabilidade da equipe.

Determinar Ações Corretivas Apropriadas To top of page

Em seguida, para cada problema/questão, selecione a abordagem escolhida para a solução e determine os passos que você deve seguir para implementá-la. Se a abordagem escolhida necessitar que o Plano de Desenvolvimento de Software ou algum produto de requisitos ou de projeto, você precisará criar uma Requisição de Mudança e implementar a mudança seguindo o Plano de Gerência de Configuração. Caso a abordagem escolhida não modifique um dos planos da linha-base, então a solução pode ser implementada pelo Gerente de Projeto, atribuindo a responsabilidade a alguém. Em ambos os casos, se a solução está além da autoridade da equipe, a questão deve ser escalada para a Autoridade de Revisão do Projeto para solução. Por exemplo, se o Gerente de Projeto determinou que, sem ação corretiva, a iteração atual não irá terminar no prazo, a ação mais adequada é redefinir o escopo da iteração (pois as iterações têm a duração fixa): se isto impactar algo que será entregue ao cliente no final da iteração, então esta decisão não deve ser tomada unilateralmente pela equipe do projeto.

Registrar Requisição de MudançaTo top of page

Uma vez determinadas as ações corretivas para cada problema e quaisquer aprovações necessárias, o gerente de projeto documenta o trabalho envolvido e registra Requisições de Mudança para iniciar o trabalho, caso seja necessário. O gerente de projeto muitas vezes pode retirar itens da Lista de Pendências neste momento, pois seu fechamento será acompanhado por outros meios.


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