Palestrante: Carina Frota Alves

Professora adjunta do Centro de Informática da UFPE.
Possui doutorado (PhD) em Ciência da Computação pela University College London, mestrado em Ciência da Computação pelo CIn e graduação em Ciência da Computação na UFC. Tem conduzido projetos de pesquisa e atuado como consultora nas áreas de engenharia de software e design da interação. Tem interesse particular nos aspectos humanos e sociais envolvidos no desenvolvimento de software.

 

Tema: Criatividade no Desenvolvimento de Novos Produtos de Software

Atualmente, produtos de software precisam atender necessidades de um amplo mercado consumidor, onde questões como experiência do usuário e usabilidade são fatores críticos para o sucesso de novas soluções. Nesta palestra iremos apresentar o papel da criatividade no processo de concepção de produtos inovadores. De forma bastante interativa, vamos discutir o mito do "eu não sou criativo" e explorar técnicas para estimular a criatividade em projetos de software.

 

 

Palestrante: Carlos André Guimarães Ferraz

Professor do CIn/UFPE e Diretor Adjunto do CESAR, com interesses de pesquisa nas áreas de Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software, Computação Ubíqua e TV Digital.

 

Tema: TV Digital Interativa

A apresentação dará uma visão geral de como funciona a TV digital e focara nos aspectos de software (middleware e aplicações), que viabilizam a interatividade na TV digital.

 

 

Palestrante: Giordano Cabral

Graduação e Mestrado no CIn/UFPE
Doutorado no LIP6/Paris6 (www.lip6.fr), em conjunto com o SONY CSL Lab em Paris (www.csl.sony.fr)
Fundador da D'Accord Music Software / MusiGames.

 

Tema: Computação para a Interação Musical

A tecnologia sempre moldou e apontou caminhos para a música. Instrumentos musicais foram, à época de suas invenções, inovações tecnológicas, e o computador desponta hoje como o mais novo destes instrumentos.
A informática tem possibilitado a criação de novas formas de interaçao musical, o que chegou a um novo patamar graças ao aumento da capacidade de processamento, às pesquisas em music information retrieval, e à criação de novas interfaces.
Esta palestra pretende mostrar alguns dos trabalhos desenvolvidos por mim e por grupos de pesquisa com quem tive contato nos últimos anos, em Recife (D'Accord Music Software e UFPE), Paris (Paris 6 e SONY CSL), e Boston (MIT), nas áreas de interação musical e jogos.

 

 

Palestrante: Marcelo Walter

Professor Adjunto 2 no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciência da Computação (PhD) pela University of British Columbia (1999) no Canadá.  Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas dentro da Computação Gráfica: modelagem e simulação de fenômenos naturais, jogos e entretenimento digital, técnicas de visualização, hardware gráfico programável e modelagem geométrica.

 

Tema: Hiper-Realismo e Jogos Digitais

A evolução das técnicas de Computação Gráfica, junto com as novas gerações de processadores gráficos programáveis, tem permitido um avanço na qualidade visual de diversas aplicações, particularmente jogos, rumo ao que se poderia chamar de "hiper-realismo", um realismo visual apurado, que impulsiona as vendas de jogos. Nesta palestra iremos apresentar um resumo da evolução da área, e como estamos em relação à qualidade dos visuais gráficos. Apresentaremos também as principais técnicas que têm permitido este avanço na qualidade visual de aplicações gráficas, particularmente: Processadores Gráficos Programáveis, Imagens HDR (high dynamic range), Efeitos de Iluminação Global e técnicas de Image-Based Lighting, bem como desafios de pesquisa na área.

 

 

Palestrante: Rodrigo Assad

Doutorando em Ciência da Computação pela UFPE, Mestre em Ciência da Computação pela UFPE e Bacharel em Ciência da Computação pela UFPB. Consultor em Segurança de Sistemas do C.E.S.A.R. - Recife, com diversas publicações nacionais e internacionais na área de Segurança da Informação.

 

Tema: Segurança em Aplicações WEB: a nova fronteira
Durante muitos anos a infra-estrutura de redes e software básico foi responsável por prover a segurança dos sistemas. Na metade desta década em diante, este paradigma começou a ser quebrado. Atualmente em caso de uma invasão de uma organização as aplicações são responsáveis por 75% dos casos.
Esta palestra tem como objetivo contextualizar o problema e apresentar como a engenharia de software e gestores estão se preparando para este novo desafio.

 

 

Palestrante: Evandro Curvelo Hora

Tempest Internet Security

 

Tema: Chryptography and Beyond

Neste seminário serão abordados alguns dos principais axiomas da doutrina de segurança da informação que, caso não observados adequadamente, podem redundar em riscos para a privacidade dos sistemas de informação (Palavras-chave: “Segurança da Informação, Segurança de sistemas, Doutrina de segurança da informação, Criptografia.”)

 

 

Palestrante: Leonardo Ribeiro (cancelado)

Mestrando em Ciências da Computação, área de Segurança da Informação no Centro de Informática da UFPE, Pernambuco, Brasil, graduando em Ciências da Computação no Centro de Informática da UFPE, Pernambuco, Brasil no ano de 2003. Atualmente trabalha no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) como Analista de Sistemas e consultor de segurança a nível de desenvolvimento de software com especialização na área de certificação digital e criptografia.

 

Tema: Protocolo Seguro para Leilões do Tipo Inglês/Reverso

Leilões eletrônicos são hoje uma indústria muito popular e rentável. Muitas empresas como Ebay, Arremate, etc, e também o governo federal, têm investido em leilões não presenciais. O fato de os participantes de leilão não estarem no mesmo local fisicamente trouxe muitos benefícios, entretanto também trouxe pontos negativos como a facilidade maior de se trapaçear. Muitos protocolos de segurança foram propostos para se evitar formas ilicítas de se obter vantagens. Esses protocolos são baseados em conceitos matemáticos como: Assinatura de Grupo, Criptografia de Limiar, Assinatura de Schnorr, etc. Cada solução criada a fim de atender as características de segurança para cada tipo de Leilão (Inglês, Reverso, Selado, etc).
Nessa apresentação será mostrado um protocolo seguro para leilões do tipo Inglês ou Reverso. Esse protocolo é baseado no apresentado por BJK(Byoungcheon Lee, Kwangjo Kim e Joongsoo Ma 2001) e Chung (Yu Fang Chung 2008) que funciona bem para leilões desses tipos. Nosso protocolo vem como uma evolução e melhoria desses protocolos através da adição de certificação digital DSA juntamente com um módulo para detecção de ataques não criptográficos do tipo Sniping e Shill Bidding. Ataques esses que são muito utilizados atualmente por compradores maliciosos.

 

 

Palestrante: Laplace Ramalho Medeiros

Atua, entre outras, nas áreas de Informática Forense e Investigação Eletrônica.

Bacharel em Ciência da Computação - CIN - UFPE - 2002
Curso de Formação de Perito Criminal Federal - Academia Nacional de Polícia - ANP - 2006
Atuou como Consultor da Unisys do Brasil até 2004.

 

Tema: Fraudes Bancárias: vulnerabilidades, prevenção e técnicas de investigação

A automação bancária trouxe inúmeros benefícios para os clientes da rede bancária.

Mas trouxe também novas modalidades de crime utilizadas por pessoas que usam as facilidades e vulnerabilidades dos sistemas para auferir vantagens indevidas. Como isso ocorre? É possível se prevenir? Como esses crimes são investigados? Esses e outros assuntos serão discutidos durante a palestra.