|
Introdução |
Ao longo dos anos, desenvolvedores de software têm observado certos
temas recorrentes em diferentes aplicações e sistemas. O interesse
emergente em padrões representa um esforço tanto para organizar
e disseminar esses temas quanto para oferecer uma documentação de
soluções comprovadas para problemas comuns.
O SugarLoafPLoP reúne pesquisadores, educadores e profissionais
cujos interesses englobam vários tópicos de pesquisa e que compartilham
um interesse comum em explorar o poder do formato dos padrões. Assim,
o SugarLoafPLoP convida você a incluir a sua especialidade ao crescente
grupo de padrões. O objetivo principal do SugarLoafPLoP é o aprimoramento
da expressividade dos padrões. Você terá então a oportunidade de
refinar e estender seus padrões com a ajuda de especialistas e simpáticos
entusiastas da área. Você também poderá discutir
aplicações de padrões na indústria e
na academia.
|
Localização |
O SugarLoafPLoP 2003 será sediado no Hotel
Pontal de Ocaporã em Porto de Galinhas, a 50 minutos
da cidade do Recife, Pernambuco.
Porto de Galinhas é uma das mais belas praias do litoral
brasileiro (http://www.portodegalinhas.com.br).
Veja mais sobre Pernambuco e suas praias aqui.
|
Tutorial |
Introduction to Pattern Languages
by Robert Hanmer (Lucent Technologies, US)
Abstract: Quando a comunidade de padrões estava apenas
se formando, as pessoas escreviam padrões individuais. Depois,
começaram a perceber que o poder real dos padrões
se dava através da sua combinação em linguagens
de padrões. Através da aplicação de
padrões inter-relacionados numa linguagem de padrões,
mais coisas podem ser construídas.
Esse tutorial irá examinar em detalhes as linguagens de
padrões, incluindo a sua definição, a sua diferença
com relação a coleções de padrões
(como as do livro da GOF), os seus elementos essenciais, dentre
outras coisas. O uso de uma linguagem de padrões para documentar
arquiteturas de software também será discutida. Várias
linguagens de padrões serão examinadas como exemplos.
|
Palestra (novidade) |
Big Ball of Mud
by Joseph Yoder (University of Illinois/The Refactory, Inc.,
US)
Abstract: While much attention has been focused on high-level
software architectural patterns, what is, in effect, the de-facto
standard software architecture is seldom discussed. This talk examines
this most frequently deployed of software architectures: the BIG
BALL OF MUD. A BIG BALL OF MUD is a casually, even haphazardly,
structured system. Its organization, if one can call it that, is
dictated more by expediency than design. Yet, its enduring popularity
cannot merely be indicative of a general disregard for architecture.
Enquanto se tem dado maior atenção a padrões
arquiteturais de alto nível, o que é, de fato, um
padrão nas arquiteturas de software dificilmente é
discutido. Essa palestra examina as arquiteturas de software mais
comuns: conhecidas como BIG
BALL OF MUD. Uma BIG BALL OF MUD é um sistema que é
casualmente, e até por acaso, estruturado. Sua organização,
se assim a pudermos chamar, é ditada mais pela conveniência
do que pelo projeto. Além disso, sua popularidade duradoura
não pode ser um indicativo de um descuido geral na arquitetura.
|
Curso (novidade) |
Após o SugarLoafPLoP, entre
os dias 18 e 20 de agosto, o Joseph Yoder estará realizando
o Circuito
Metodologias Ágeis, que está sendo organizado
pela Qualiti Software Processes e que contará com dois cursos:
- Agile Methods with XP
- Refactoring
As inscrições
podem ser feitas no site da Qualiti: www.qualiti.com.br
|
Tópicos |
Todos os aspectos relacionados à construção de programas e sua
utilização são tópicos adequados para a especificação de linguagens
de padrões. Estes padrões podem ser tão específicos quanto nomear
objetos particulares, elementos de interface ou estruturas de implementação
em uma solução; ou tão gerais quanto arquiteturas de alto nível.
Eles podem descrever configurações de hardware, software ou até
pessoas. Os padrões podem ser ou não específicos de um domínio ou
linguagem de programação. Entretanto, eles devem sempre trabalhar
junto com outros padrões. Nós encorajamos a submissão de pequenas
coleções de padrões que podem ser construídos baseados uns nos outros
e, particularmente, encorajamos a submissão de linguagens de padrões
que capturem as estruturas que sempre se repetem na indústria de
software. Acima de tudo, nós encorajamos a submissão de padrões
que tenham algum relacionamento com os padrões já publicados na
literatura. Para obter exemplos de padrões publicados nos últimos
anos em outras conferências, consulte a página oficial de padrões
(http://www.hillside.net/).
|
Artigos |
Nós aceitaremos artigos para três linhas diferentes:
para o Writers' Workshop, uma atividade tradicional dos PLoPs de
todo o mundo (veja aqui)
e para duas sessões especiais, a Software Pattern Applications
(SPA) e a Writing Patterns (WP).
Writers' Workshop
Para esta sessão, os artigos devem ser escritos, de preferência,
no formato de padrões. Não é necessário que o assunto seja original.
Entretanto, será dada preferência aos autores que sejam capazes
de explorar o uso de padrões na área da computação. Será utilizada
uma política de revisão dos artigos que permitirá aos autores
incorporarem as idéias obtidas durante a conferência nos anais
que serão posteriormente publicados.
A cada autor do Writers' Workshop será designado um guia (shepherd)
pertencente à comunidade de padrões que revisará o seu artigo
e dará sugestões para melhoramentos durante um certo período.
No final desse período de revisão (período de shepherding), o
comitê de programa avaliará o seu artigo para inclusão nos workshops
da conferência (denominados writers' workshops). Autores que não
mantiverem contato adequado com seus guias terão seus artigos
rejeitados. Esperamos que uma vez que você envie um artigo e que
aceite um guia, você esteja implicitamente confirmando a sua presença
durante a conferência caso o seu artigo seja aceito.
Software Pattern Applications
Para a sessão especial SPA, devem ser submetidos artigos
que explorem aplicações de padrões, tanto
no mercado quanto no ensino, ferramentas para facilitar o uso
de padrões, comparações de produtividade
usando padrões, e assim por diante. Informações
sobre a formatação desse tipo de artigo podem ser
encontradas em http://www.sbc.org.br/templates.
Writing Patterns
A sessão WP irá receber novatos na área
de padrões que desejam aprender como melhor elaborar uma
idéia que se assemelha bastante a um padrão. Para
essa sessão, serão aceitos artigos na forma de padrões,
de preferência, e mais do que o padrão e a forma
como foi colocado, será avaliada a sua idéia em
si. Essa sessão será uma espécie de tutorial
bem prático sobre a escrita de padrões.
Todos os tipos de submissões deverão ser enviadas para sugarloafplop@cin.ufpe.br
até o dia 14 de abril de 2003. Assim como no ano passado,
poderão ser submetidos artigos em três línguas: Português, Espanhol
e Inglês. No entanto, todas as submissões devem incluir uma
seção de abstract em Inglês.
Os autores serão notificados a respeito da aceitação ou não dos
seus artigos em 20 de junho de 2003.
|
Anais (Proceedings) |
Os autores poderão incorporar as modificações sugeridas durante
os seus writers' workshops na versão final dos artigos. Os artigos
finais deverão aparecer "após a conferência" nos anais a serem publicados
como relatório técnico pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE).
Além disso, os anais ficarão disponibilizados on-line no repositório
de padrões do grupo Hillside (http://www.hillside.net/). Depois
da conferência, autores são encorajados a corrigir e submeter seus
padrões para possíveis publicações em outros meios,
tais como a série de livros sobre padrões da Addison-Wesley, a Software
Patterns Series - SPS (http://www.awl.com/patterns
). A Addison-Wesley tem mostrado interesse em publicar um PLoPD
5. Esta edição será composta por papers selecionados
entre os publicados nos vários PLoPs durante este ano. Todos
os artigos aceitos no SugarLoafPLoP, seja para o writers' workshop
ou sessões especiais estarão disponíveis aqui.
|
Presidentes da Conferência (Conference Co-chairs) |
Paulo Borba (CIn/UFPE, BR)
Sérgio Soares (CIn/UFPE, BR)
|
Presidentes do Comitê de Programa (Program Co-chairs) |
Rossana Andrade (DC/UFC, BR)
Robert Hanmer (Lucent Technologies, US)
|
Organização Local (Local Organization) |
Ayla Souza (CIn/UFPE, BR)
Rohit Gheyi (CIn/UFPE, BR)
|
|
|
|