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1.4 Relacionamento Com Outras Disciplinas Gerenciais
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A maior parte do conhecimento necessário para gerenciar projetos é específico da
disciplina gerência de projetos (como exemplo cita-se a análise de caminho crítico e a
estrutura de divisão do trabalho (WBS)). Entretanto, o PMBOK, na verdade, perpassa
outras disciplinas de gerência como ilustrado na
Figura 1-2.
A Administração geral engloba o planejamento, a organização, a alocação
de pessoas, a execução e o controle das atividades de uma empresa em funcionamento. A
administração geral também inclui disciplinas de suporte tais como leis, planos estratégicos,
logística, e gerência de recursos humanos. O
PMBOK intercepta ou modifica a administração geral em muitas áreas—comportamento
organizacional, previsão financeira, e técnicas de planejamento, para citar algumas delas.
A
Seção 2.4 apresenta uma discussão mais detalhada da administração geral.
Áreas de Aplicação são categorias de projetos que têm elementos comuns, mas que
não estarão presentes, necessariamente, em todos os projetos. As áreas de aplicação são
usualmente definidas em termos de:
Departamentos funcionais e suporte as disciplinas tais como as legais, produção
e administração de estoques, marketing, logísticas e pessoal.
Elementos técnicos, tais como desenvolvimento de software, farmacêutica,
engenharia águas e saneamento ou engenharia civil.
Especializações gerenciais, tais como contratação por órgão do governo,
desenvolvimento da comunnidade e desenvolvimento de um novo produto.
Grupos de indústria, tais como automotiva, química, agrícola ou financeira.
O Apêndice E
inclui uma discussão mais detalhada das áreas de aplicação
em gerência de projetos.
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