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12.1 Planejamento das Aquisições
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O planejamento das aquisições é o processo de identificar que necessidades do projeto podem
ser melhor atendidas através da contratação de produtos ou serviços fora da organização do
projeto. Envolve considerações sobre quando, como, o que, quanto, e onde contratar.
Quando o projeto obtém produtos e serviços (escopo do projeto) fora da organização
executora, os processos, desde a preparação das aquisições (
Seção 12.2) até o encerramento do
contrato (
Seção 12.6)
seriam realizados uma vez para cada item do produto ou serviço. A equipe do projeto, sempre
que necessário, deve procurar suporte de especialista em contratação e compra
e envolve-lo desde do ínicio no processo como um membro da equipe do projeto.
Quando o projeto não obtém produtos e serviços fora da organização executora, os
processos, desde a preparação das aquisições (
Seção 12.2)
até o encerramento do contrato (
Seção 12.6)
não seriam realizados.
O planejamento das aquisições deve incluir também considerações sobre eventuais
fornecedores, particularmente se o comprador deseja exercer algum grau de influência ou
controle sobre as decisões de subcontratação.
12.1.1 Entradas para o Planejamento das Aquisições
.1 Declaração do escopo. A declaração de escopo (ver
Seção 5.2.3.1)
descreve os limites atuais do projeto. Ela fornece informações importantes sobre as necessidades
e estratégias do projeto que devem ser consideradas durante o planejamento das aquisições.
.2 Descrição do produto. A descrição do produto do projeto (descrita na
Seção 5.1.1.1)
fornece informações importantes sobre qualquer questão técnica ou preocupação que
necessitariam ser consideradas durante o planejamento das aquisições.
A descrição do produto geralmente é mais abrangente que a declaração de trabalho.
Uma descrição do produto apresenta a essência do produto final do projeto; uma
declaração de trabalho (discutida na
Seção 12.1.3.2)
descreve a porção daquele produto que será provida por um fornecedor do projeto. Entretanto, se a
organização executora decidir contratar o produto inteiro, então, a distinção entre os dois
termos desaparece.
.3 Recursos de contratação. Se a organização executora não tem um grupo formal de
compras, então, a equipe do projeto terá que prover os recursos e o conhecimento para apoiar
as atividades de contratação.
.4 Condições de mercado. O processo de planejamento de contrações deve considerar que
produtos e serviços estão disponíveis no mercado, quais são os fornecedores, e sob que
termos e condições.
.5 Outras saídas de planejamento. Na medida em que outras saídas de planejamento estão
disponíveis, elas devem ser consideradas durante o planejamento das aquisições. As outras
saídas de planejamento que devem freqüentemente ser consideradas incluem primeiramente as
estimativas de custo e cronograma, os planos de gerência de qualidade, as projeções de fluxo de
caixa, a Estrutura Analítica do Projeto, os riscos identificados e as designações planejadas de
pessoal.
.6 Restrições. As restrições são fatores que limitam as opções do comprador. Uma das
restrições mais comuns para muitos projetos é a disponibilidade de recursos financeiros.
.7 Premissas. Premissas são fatores que, para fins do planejamento, serão consideradas
verdadeiras, reais, ou corretas.
12.1.2 Técnicas e Ferramentas para o Planejamento das Aquisições
.1 Análise de make-or-buy (fazer ou comprar).Esta é um técnica geral da administração
e uma parte do processo definição de escopo inicial que é
usada para determinar se um produto particular pode ser produzido a um custo-benefício adequado
pela organização executora. A análise deve incluir ambos os custos, diretos e indiretos, Por
exemplo o lado “comprar” da análise deve incluir tanto o custo real “out-of-pocket” para comprar
o produto, quanto os custos indiretos de administração do processo de compra.
Uma análise make-or-buy deve também refletir a perspectiva da organização executora
assim como as necessidades imediatas do projeto. Por exemplo, comprar um item essencial (desde um
guindaste de construção a um computador pessoal) em vez de alugar, pode ou não ser vantajoso em
termos de custo. Entretanto, se a organização executora tem uma necessidade permanente para o
item, a porção do custo de compra alocada ao projeto pode ser menor que o custo do aluguel.
.2 Avaliação especializada. Uma avaliação técnica especializada será freqüentemente
requerida para avaliar as entradas para este processo. Tal expertise pode ser fornecida por
qualquer grupo ou indivíduo com conhecimento especializado ou treinamento e está disponível a
partir de diversas fontes incluindo:
Outras unidades dentro da organização
executora.
Consultores.
Profissionais e associações técnicas.
Grupos da indústria.
.3 Seleção do tipo de contrato. Existem diferentes tipos de contratos que podem ser
utilizados para diferentes tipos de compras. Os contratos geralmente se enquadram em uma de três
categorias abrangentes:
Preço fixo ou contratos de preço
fechado - esta categoria de contratos envolve um
preço total fixo para um produto bem definido. Na medida em que o produto não está bem
definido, tanto o comprador como o vendedor estão sujeitos a riscos – o comprador pode
não receber o produto desejado e o vendedor pode incorrer em custos adicionais para
produzir o produto. Os contratos de preço fixo podem também incluir incentivos quando
se consegue atingir ou exceder determinados objetivos do projeto tais como metas de
prazos.
Contratos de custos reembolsáveis –
esta categoria de contratos envolve o pagamento
(reembolso) ao vendedor pelos seus custos reais mais tipicamente um taxa representando o lucro do
fornecedor. Os custos são usualmente classificados
como diretos ou indiretos. Os custos diretos são custos incorridos para o benefício
exclusivo do projeto (salários do pessoal de tempo integral). Os custos indiretos, também
chamados custos de
overhead, são custos alocados ao projeto pela
organização executora a título de realização do negócio (salários do corpo de executivos). Os
custos indiretos são usualmente calculados como uma percentagem dos custos diretos. Os contratos
de custos reembolsáveis freqüentemente incluem incentivos quando se consegue atingir ou exceder
determinados objetivos do projeto tais como metas de prazo ou custos totais.
Contratos de tempo e material (T&M) –
Contratos T&M são um tipo híbrido de arranjo contratual que contém aspectos de ambos os custos,
reembolsável e preço fixo. Contratos T&M parecem arranjo do tipo de custo em que eles são abertos
no final, porque o valor total do arranjo não é definido na época da decisão. Desta forma,
contratos T&M podem crescer no valor do contrato como se eles fossem do tipo de arranjos custos
reembolsáveis. De modo oposto, arranjos T&M pode ser também reembolsável por unidades fixas
acordadas, quando, por exemplo, uma taxa unitária é preparada anteriormente pelo comprador
ou fornecedor, e ambas as partes estão de acordo com a taxa para a categoria de
"engenheiro senior".
12.1.3 Saidas do Planejamento das Aquisições
.1 Plano de gerenciamento das aquisições. O plano de gerenciamento das aquisições deve
descrever como os processos de aquisição remanescentes (da preparação das aquisições até o
encerramento do contrato) serão gerenciados. Por exemplo:
Que tipos de contratos serão usados?
Se houver necessidade de estimativas
independentes como critério de avaliação, quem irá prepará-las e quando?
Se a organização executora tem um
departamento de compras, que ações pode a equipe de projeto tomar por contra própria?
Caso haja necessidade de documentos
padronizados para o processo de aquisição, onde eles podem ser encontrados?
Como serão administrados os diversos
fornecedores ?
Como as aquisições serão coordenadas
com outros aspectos do projeto, tais como cronogramas e relatos de desempenho?
Um plano de gerenciamento das aquisições pode ser formal ou informal, altamente
detalhado ou genérico, baseado nas necessidades do projeto. Ele é um elemento auxiliar do
plano do projeto descrito na
Seção 4.1,
Desenvolvimento do Plano do Projeto.
.2 Declaração do trabalho
(SOW).
A declaração do trabalho descreve o item a ser
contratado com suficiente detalhe para permitir que os potenciais fornecedores possam
avaliar se são capazes de atender o edital. O nível de detalhe pode variar de acordo com a
natureza do item, as necessidades do comprador, ou a forma do contrato.
Algumas áreas de aplicações reconhecem diferentes tipos de SOW. Por exemplo, em
algumas jurisdições de governo, o termo SOW é reservado para um item de compra que seja
um produto ou serviço claramente especificado, e o termo Declaração de Requerimentos
(SOR)
é usado para um item de compra que seja apresentado como um problema a ser resolvido..
A declaração de trabalho pode ser revisada e refinada no transcorrer do processo de
compra. Por exemplo, um fornecedor potencial pode sugerir uma abordagem mais eficiente
ou um produto mais barato do que aquele originalmente especificado. Cada item de compra
individual requer uma declaração de trabalho separada. Entretanto, produtos ou serviços
múltiplos podem ser agrupados como um item de compra com um único SOW.
A declaração de trabalho deve ser tão clara, completa e concisa, quanto possível. Ela
deve incluir uma descrição de qualquer serviços relacionados, tais como relatórios de desempenho
ou suporte após o projeto para o item comprado. Em algumas áreas de aplicação, há
requerimentos específicos de conteúdo e formato para a SOW.
overhead - diz-se dos custos proveniente da máquina empresarial não
diretamente vinculados ao projeto em si.
(sow) statement of work -
Descreve o(s) item(ns) a ser(em) adquirido(s) com suficiente detalhe para permitir uma avaliação dos
fornecedores quanto à sua capacidade de atender o edital.
(sor) statement of requirement -
A Declaração de Requerimentos é utilizada para apresentar um item de compra que á apresentado
como um problema a ser resolvido.
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