Como a administração geral, as influências sócio-econômicas incluem uma ampla gama
de assuntos e questões. A equipe de gerência do projeto necessita estar atenta, uma vez
que as condições e tendências atuais nesta área podem ter um grande efeito nestes
projetos: uma pequena alteração sócio-econômica, pode se traduzir, usualmente com uma
defasagem de tempo, numa verdadeira revolução dentro do projeto. Dentre as diversas
influências sócio-econômicas potenciais, algumas categorias principais, que
freqüentemente afetam os projetos, são descritas de forma breve a seguir.
2.5.1 Regulamentos e Padrões
A International Organization for Standardization (ISO) diferencia regulamentos e padrões
da seguinte forma[7]:
Um padrão é um “documento aprovado por um organismo reconhecido que
provê, pelo uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características de produtos,
processos ou serviços cuja obediência não é obrigatória.” Existem inúmeros padrões
em uso, cobrindo todas as áreas, desde a estabilidade térmica dos fluidos hidráulicos
até o tamanho dos disquetes de computador.
Um regulamento é um “documento que estabelece características de produtos,
processos e serviços, incluindo condições administrativas aplicáveis, cuja obediência
é obrigatória.” Códigos de obras são exemplos de regulamentos.
Deve-se tomar cuidado ao se discutir regulamentos e padrões visto que há uma extensa
área nebulosa entre ambos, por exemplo:
Padrões freqüentemente iniciam como diretrizes, que descrevem uma abordagem
preferencial, e mais tarde, com a adoção generalizada, se transformam num
regulamento de fato (por exemplo, o uso do Método do Caminho Crítico para
definir o cronograma dos principais projetos de construção civil).
A obediência pode ser mandatória em diversos níveis (por exemplo, por uma
agência governamental, pela gerência da organização executora ou pela equipe de
gerência do projeto).
Para muitos projetos, regulamentos e padrões (por qualquer definição) são bem
conhecidos e os planos de projeto podem refletir seus efeitos. Em outros casos, a
influência é desconhecida e incerta e deve ser considerada na Gerência de Ris cos do
Projeto.
2.5.2 Internacionalização
À medida que mais e mais organizações se engajam em trabalhos que ultrapassam as
fronteiras nacionais, o mesmo acontece com os seus projetos. Adicionalmente aos
conceitos tradicionais de escopo, custo, tempo e qualidade, a equipe do projeto deve
considerar as diferenças de fuso horário, feriados nacionais e regionais, solicitações de
viagem para reuniões face a face, logística de teleconferência e as inconstantes
diferenças políticas.
2.5.3 Influências Culturais
Cultura é a “totalidade dos padrões de comportamento transmitidos socialmente, artes,
crenças, costumes e outros produtos do trabalho e pensamento humano” [8]. Todo
projeto deve funcionar dentro do contexto de uma ou mais normas culturais. Esta área
de influência inclui práticas políticas, econômicas, demográficas, educacionais, éticas,
étnicas, religiosas, e outras áreas de costumes, crenças e atitudes que afetam a forma
como as pessoas e organizações interagem.
2.5.4 Sustentabilidade Sócio-Econômica-Ambiental
Virtualmente os projetos são planejados e implementados no contexto social, econômico e
ambiental, e tem querendo ou não impactos positivos e/ou negativos. Organizações estão
cada vez mais tendo que prestar contas dos resultados de impactos de um projeto (ex:,
destruições acidentais de sítios arqueológico em um projeto de construção de uma rodovia),
bem como os efeitos de um projeto nas pessoas, na economia, e no meio ambiente após seu
término (ex: estradas podem facilitar o acesso para a destruição de uma área de floresta
virgem).