Princípios de Arquitetura de Método
Apresenta os princípios, conceitos e abstrações fundamentais da UMA.
Relacionamentos
Descrição Principal

O que é UMA?

A UMA (Unified Method Architecture) é um metamodelo de engenharia que define esquema e terminologia, para representar métodos que consistem no conteúdo e em processos do método. Consulte também Conceito: Capacidades Principais da UMA (Unified Method Architecture) para obter detalhes adicionais.

Princípio Fundamental dentro do UMA

A UMA é baseada nas seguintes separações fundamentais de interesse:

  • Separação de conteúdo de método de núcleo versus o aplicativo de conteúdo de método em processos
  • Definição de um mecanismo de extensibilidade opcional no método para gerenciamento em grande escala de repositórios de método e de processo
  • Pacote e configuração de conteúdo do método, processos e plug-ins em bibliotecas de método
  • Uma separação de campos de descrição de método e orientação recomendados
  • Uma separação de elementos semânticos de notação em diagramas do processo

Os Elementos Básicos da UMA

O princípio mais fundamental do UMA (Unified Method Architecture) é a separação de conteúdo de método de núcleo reutilizável a partir de sua aplicação em processos e quase todos os elementos UMA são categorizados ao longo dessas separações.

A Unified Method Architecture separa o conteúdo de método de núcleo reutilizável de seu aplicativo em processos.  O conteúdo do método descreve o que deve ser produzido, as habilidades necessárias requeridas e a explicação passo a passo que descreve como as metas de desenvolvimento específicas são atingidas, independentemente do posicionamento desses itens dentro de um ciclo de vida de desenvolvimento.  Os processos obtêm esses elementos do método e os relatam para seqüências semi-ordenadas que são personalizadas para tipos específicos de projetos. Por exemplo, um projeto de desenvolvimento de software que desenvolve um aplicativo a partir do zero, desempenha tarefas de desenvolvimento tal como "Desenvolver Visão" ou "Utilizar Design de Caso", semelhantes a um projeto que estende um sistema de software existente.  No entanto, os dois projetos desempenharão as Tarefas em horários diferentes com ênfase diferente, isto é, eles desempenharão as etapas dessas tarefas em horários diferentes e, talvez, aplicarão variações e inclusões individuais.

A figura a seguir mostra a diferença entre o conteúdo e o processo do método, representando-os como duas dimensões diferentes:

  • O conteúdo do método que descreve como o trabalho de desenvolvimento sendo desempenhado é categorizado pelas disciplinas.  Cada disciplina é formada por tarefas (não visíveis na figura) que fornecem descrições passo a passo de como as metas de desenvolvimento passo a passo são atingidas. 
  • Para um processo, as tarefas foram mencionadas pelo processo a partir do conteúdo do método e foram colocadas em estruturas de interrupção e fluxos de trabalho prontos para instanciação, alocando recursos para desempenhar o trabalho e produtos de trabalhos reais como as entradas e saídas das tarefas.

Diagrama ilustrando a separação do conteúdo de Método e Processo dentro do Metamodelo da UMA

Definição de Conteúdo de Método versus
o aplicativo de Conteúdo de Método em um Processo.

Os conceitos principais da UMA refletem essa separação de conteúdo do método do processo, conforme mostrado na figura a seguir.  Mostram que um Método (também conhecido como uma Estrutura de Método) é abrangido no conteúdo do método descrito com conceitos, tal como Produtos de Trabalho, Funções, Tarefa e Categorias, bem como Processos descritos com Atividades, Padrões de Capacidades ou Processos de Entrega.

Diagrama ilustrando que a interseção entre conteúdo do Método e Processo é a orientação

Visão geral de como os conceitos principais da UMA são posicionados baseados na possibilidade de representarem o conteúdo ou processo do método

Os Elementos de Conteúdo do Método principais são:

Os Elementos do Processo principais são:

A Orientação  é fornecida em várias tipos: