Orientação de Uso |
Tarefa: Projetar a Interface com o Usuário e Tarefa: Desenvolver Protótipo da Interface com o Usuário são
executados iterativamente por meio das iterações de Elaboração. Iterações iniciais têm como foco o design da interface
com o usuário, que inclui a identificação e o design dos principais elementos da interface com o usuário e os caminhos
de navegação entre eles. O esboço seqüencial
é uma técnica eficaz que pode ser utilizada durante o design da interface com o usuário para se obter uma melhor
compreensão de como a interface com o usuário deve se comportar. Depois que se chega a um consenso sobre o design da
interface com o usuário inicial, o desenvolvimento de um protótipo de executável da interface com o usuário é iniciado.
O feedback sobre o protótipo é mantido no design da interface com o usuário (e possivelmente também nos requisitos).
Geralmente, o protótipo inicial suporta apenas um subconjunto dos recursos do sistema. Em iterações subseqüentes, o
protótipo é expandido, incluindo gradualmente uma cobertura mais ampla dos recursos do sistema. A principal vantagem de
produzir versões não funcionais da interface com o usuário ao projetá-la é adiar o investimento em protótipos
funcionais da interface com o usuário mais elaborados e caros até que haja um consenso sobre o design geral da
interface com o usuário. É importante trabalhar junto com os usuários ou potenciais usuários do sistema ao projetar e
criar o protótipo da interface com o usuário a fim de confirmar e validar a usabilidade do sistema.
Uma série de workshops de análise de caso de uso pode ser organizada em paralelo, limitada somente pelo pool de
recursos disponíveis e pelas habilidades dos participantes. Assim que possível, após cada workshop de análise de caso
de uso, alguns membros do workshop e alguns membros da equipe de arquitetura devem trabalhar para mesclar os resultados
do workshop em Identificar Elementos de Design. Os membros de ambas as equipes são
essenciais: os membros da equipe de análise de caso de uso compreendem o contexto em que as classes de análise foram
identificadas, enquanto a equipe de arquitetura compreende o contexto mais amplo do design, bem como outros casos de
uso que já foram identificados.
Quando o trabalho de design for concluído e estabilizado, cada vez mais partes maiores dele poderão e deverão ser
revisadas. Revisões menores e mais centradas são melhores do que revisões grandes e abrangentes; oito revisões de duas
horas em aspectos muito específicos são significativamente melhores do que uma única revisão dividida em dois dias. Nas
revisões enfatizadas, defina os objetivos para restringir o enfoque da revisão e verifique se uma equipe de revisão
pequena com as habilidades corretas, dado os objetivos, estará disponível para a revisão. As revisões iniciais devem
enfocar basicamente a integridade da disposição em camadas e do empacotamento no design, a estabilidade e a qualidade
das interfaces, e a totalidade da cobertura do comportamento de caso de uso. As revisões posteriores devem se
aprofundar nos pacotes e subsistemas, a fim de garantir que seu conteúdo realizará completa e corretamente suas
interfaces definidas, e que as dependências e associações entre os elementos de design serão necessárias, suficientes e
corretas. Consulte os pontos de verificação de cada artefato de design para obter os pontos de revisão específicos.
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