Atividade: Analisar Comportamento
Essa atividade transforma as descrições comportamentais fornecidas pelos requisitos em um conjunto de elementos, no qual o design possa se basear.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Atividades Pai
Descrição

Esta atividade ocorre em cada iteração na qual existam requisitos comportamentais a serem analisados e projetados.

A análise de requisitos comportamentais inclui:

  • identificar classes de análise que atendam ao comportamento necessário
  • determinar como essas classes de análise se ajustam à arquitetura lógica (os principais subsistemas e classes) do sistema. As classes de análise podem ser determinadas para pertencer a sistemas existentes, requerer a criação de novos subsistemas ou ocasionar a redefinição dos subsistemas existentes e suas interfaces.

Esta atividade também pode incluir a modelagem e a criação de protótipo da interface com o usuário.

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível
Criação da Equipe

Principalmente em projetos grandes, o design e a criação de protótipo da interface com o usuário são executados por um grupo separado de pessoas, com foco na usabilidade do sistema e na interface com o usuário. No entanto, esse grupo deverá trabalhar juntamente com outros membros da equipe de desenvolvimento, principalmente aqueles responsáveis pelos requisitos e pela lógica de negócios, para certificar-se de que a interface com o usuário seja aquela esperada pelo usuário e que a lógica de negócios forneça o que é requerido pela interface com o usuário (em termos de conteúdo e de ações do usuário).

A Tarefa: Análise de Caso de Uso é melhor conduzida por um grupo pequeno que tenha uma combinação de habilidades; as diretrizes de formação de equipe são apresentadas em Diretrizes: Workshop de Análise de Caso de Uso. A Atividade: Identificar Elementos de Design requer uma perspectiva mais ampla da arquitetura e os resultados dos outros workshops de análise de caso de uso, além de exigir uma certa experiência em tecnologia de implementação e em qualquer estrutura que estiver sendo utilizada no projeto. As revisões devem ser feitas por pessoas que tenham vasto conhecimento das tecnologias de implementação e uma compreensão do domínio do problema.

Uso
Orientação de Uso

Tarefa: Projetar a Interface com o Usuário e Tarefa: Desenvolver Protótipo da Interface com o Usuário são executados iterativamente por meio das iterações de Elaboração. Iterações iniciais têm como foco o design da interface com o usuário, que inclui a identificação e o design dos principais elementos da interface com o usuário e os caminhos de navegação entre eles. O esboço seqüencial é uma técnica eficaz que pode ser utilizada durante o design da interface com o usuário para se obter uma melhor compreensão de como a interface com o usuário deve se comportar. Depois que se chega a um consenso sobre o design da interface com o usuário inicial, o desenvolvimento de um protótipo de executável da interface com o usuário é iniciado. O feedback sobre o protótipo é mantido no design da interface com o usuário (e possivelmente também nos requisitos). Geralmente, o protótipo inicial suporta apenas um subconjunto dos recursos do sistema. Em iterações subseqüentes, o protótipo é expandido, incluindo gradualmente uma cobertura mais ampla dos recursos do sistema. A principal vantagem de produzir versões não funcionais da interface com o usuário ao projetá-la é adiar o investimento em protótipos funcionais da interface com o usuário mais elaborados e caros até que haja um consenso sobre o design geral da interface com o usuário. É importante trabalhar junto com os usuários ou potenciais usuários do sistema ao projetar e criar o protótipo da interface com o usuário a fim de confirmar e validar a usabilidade do sistema.

Uma série de workshops de análise de caso de uso pode ser organizada em paralelo, limitada somente pelo pool de recursos disponíveis e pelas habilidades dos participantes. Assim que possível, após cada workshop de análise de caso de uso, alguns membros do workshop e alguns membros da equipe de arquitetura devem trabalhar para mesclar os resultados do workshop em Identificar Elementos de Design. Os membros de ambas as equipes são essenciais: os membros da equipe de análise de caso de uso compreendem o contexto em que as classes de análise foram identificadas, enquanto a equipe de arquitetura compreende o contexto mais amplo do design, bem como outros casos de uso que já foram identificados.

Quando o trabalho de design for concluído e estabilizado, cada vez mais partes maiores dele poderão e deverão ser revisadas. Revisões menores e mais centradas são melhores do que revisões grandes e abrangentes; oito revisões de duas horas em aspectos muito específicos são significativamente melhores do que uma única revisão dividida em dois dias. Nas revisões enfatizadas, defina os objetivos para restringir o enfoque da revisão e verifique se uma equipe de revisão pequena com as habilidades corretas, dado os objetivos, estará disponível para a revisão. As revisões iniciais devem enfocar basicamente a integridade da disposição em camadas e do empacotamento no design, a estabilidade e a qualidade das interfaces, e a totalidade da cobertura do comportamento de caso de uso. As revisões posteriores devem se aprofundar nos pacotes e subsistemas, a fim de garantir que seu conteúdo realizará completa e corretamente suas interfaces definidas, e que as dependências e associações entre os elementos de design serão necessárias, suficientes e corretas. Consulte os pontos de verificação de cada artefato de design para obter os pontos de revisão específicos.