Atividade: Gerenciar Requisitos Variáveis
Essa atividade gerenciar as alterações nos requisitos e avaliar seus impactos gerais.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Objetivo
A finalidade dessa atividade é avaliar o impacto das mudanças solicitadas para os requisitos e gerenciar o impacto downstream das alterações com aprovação a ser feita.
Relacionamentos
Atividades Pai
Descrição

Essa atividade trata de:

As alterações nos requisitos naturalmente causam impacto nos artefatos downstream (ou seja, produtos de trabalho de análise e design, produtos de trabalho de teste, artefatos de implantação, etc.) Os relacionamentos de Rastreabilidade identificados e documentados durante Gerenciar Dependências definem explicitamente os relacionamentos entre os requisitos e outros produtos de trabalho. Esses relacionamentos são a chave para a compreensão do impacto de mudança dos requisitos.

Propriedades
Orientado por EventoYes
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível
Criação da Equipe

Envolva a equipe estendida (envolvidos: representantes de clientes, especialistas em domínio e outros). Inclua como Revisor Técnico qualquer pessoa da equipe de projeto do software cujo trabalho seja afetado pela alteração).   Tenha cuidado ao gerenciar efetivamente seus recursos de revisão.  Não inclua a equipe inteira a menos que possa garantir que isso será relevante para o projeto.

A equipe completa deve incorporar um bom conhecimento do domínio do problema, das técnicas técnicas do projeto, bem como das habilidades no gerenciamento de requisitos e modelagem de caso de uso.

Uso
Orientação de Uso

Esta atividade deve ser executada sempre que os requisitos forem aperfeiçoados.

Revisões periódicas, junto com atualizações nos atributos e nas dependências de requisitos, devem ser feitas sempre que os requisitos forem atualizados.

Recomenda-se que seja organizada uma revisão do Modelo de Caso de Uso por iteração nas fases de Iniciação e Elaboração, onde você revisa o trabalho em andamento; isso é feito inicialmente e desconectado pelos usuários antes do desenvolvimento de qualquer um dos Casos de Uso em detalhes e é um marco muito importante para que os recursos não sejam gastos no desenvolvimento de casos de uso incorretos. Em seguida, no final da fase de Elaboração, você deve organizar uma revisão detalhada do modelo de casos de uso. Lembre-se de que, no final da fase de Elaboração, você deve ter um modelo de caso de uso e, possivelmente, um modelo de domínio representando o Glossário, que estará 80% completo. Você também deve organizar uma revisão do modelo de caso de uso por iteração nas fases de Construção e Transição quando o modelo de caso de uso for aperfeiçoado. A revisão deve se concentrar na parte do modelo de casos de uso que está sendo desenvolvida para a iteração.

Considerações de Teclas

A equipe de desenvolvimento central deve conduzir algumas revisões internas: conduzidas para eliminar inconsistências desnecessárias antes de o trabalho ser inspecionado e revisado pela equipe completa.

Você deve dividir o material para que a equipe não precise analisar tudo de uma vez. Uma reunião de revisão não deveria levar mais de um dia. Por exemplo, você pode conduzir revisões separadas da interface com o usuário e dos cenários de comportamento ou pode revisar todos os artefatos de requisitos relacionados a um determinado subsistema.

Outra consideração importante é o acompanhamento do histórico de requisitos. Ao capturar a natureza e a razão das alterações de requisitos, os revisores recebem as informações necessárias para responder adequadamente à alteração.