Conceito: Teste de Usabilidade
O teste de utilidade é um método pelo qual os usuários representantes de um produto são solicitados a desempenhar determinadas tarefas em um esforço de medir a facilidade de uso da interface com o usuário, tempo da tarefa e a percepção da experiência do usuário.
Relacionamentos
Descrição Principal

Maneiras de Expor o Design

Uma maneira de expor um design da interface com o usuário é colocar um analista de negócios ou de sistemas com o usuário na frente da interface. Passe por um cenário comum, por exemplo, um fluxo básico de caso de uso com valores típicos, conforme descrito em uma encenação do caso de uso. Estimule a pessoa a fazer perguntas e comentários.

O desafio dessa abordagem é garantir que as informações obtidas sejam o menos tendenciosas possível. Para isso, certifique-se de que suas perguntas sejam sem contexto. Anote tudo que puder. Se possível, peça a outra pessoa para fazer isso para não interromper o fluxo natural dos usuários. (Para obter diretrizes úteis sobre como conduzir entrevistas com o usuário e workshops, consulte Diretrizes: Entrevistas e workshops de requisitos.)

Outra maneira de expor o design da interface com o usuário é executar testes de utilização. Eles são normalmente conduzidos como um laboratório ou um workshop com representantes da comunidade de usuários finais. Em um teste de utilização, usuários reais executam tarefas reais com a interface e a equipe de desenvolvimento de software normalmente tem uma função passiva, de observação.

Muitas vantagens podem ser obtidas desse tipo de teste de usabilidade, no entanto, há vários desafios que devem ser enfrentados e trocas que devem ser feitas para obter resultados confiáveis e econômicos:

  • Como regra geral, essa abordagem é mais útil se a comunidade de usuários finais for grande, variada e tiver um maior grau de controle sobre a seleção do sistema de software. Na presença desses fatores, o risco de esses testes não serem executados aumenta. Normalmente quanto maior a vantagem na execução desses teste, mais difícil será acessar, coordenar e gerenciar essa atividade com o usuário final. 
  • É importante identificar os padrões mais comuns de uso, descontando resultados excepcionais e externos, a fim de garantir que as decisões sobre o design da interface com o usuário tenham como base as necessidades da maioria. Para fazer isso, você precisa de dados de amostra amplos e detalhados que normalmente requerem uma grande quantidade de esforço para reuni-los e conferi-los.
  • Quando os usuários migram de um sistema legado existente para um novo sistema, eles normalmente têm a preocupação de que o novo forneça menos funcionalidade que o antigo. Infelizmente, essa questão raramente é levantada de forma direta, sendo muitas vezes disfarçada por comentários como "Desejo que a aparência do novo sistema seja exatamente igual à do sistema existente".
  •  Quando uma alteração significativa em tecnologia é proposta a uma comunidade de usuários finais, talvez seja necessário fornecer treinamento no uso básico da tecnologia antes de tirar proveito do teste de utilização. Por exemplo, os usuários de sistemas legados talvez não tenham experiência prévia em utilizar um mouse ou trabalhar com uma GUI.

Cada equipe de projeto precisa considerar esses desafios em relação ao ambiente exclusivo do projeto com o qual estão trabalhando, a fim de conseguir o tempo, o método e a abordagem apropriados para o teste de usabilidade.

Benefícios de Expor o Design a Vários Envolvidos

É muito importante expor a interface com o usuário para os outros. À medida que o design e a implementação da interface progridem, você deve expor o design a um número cada vez maior de revisores, como:

  • outros membros do projeto
  • especialistas em usabilidade externos
  • users

Para obter um bom feedback, nem sempre você precisa realizar testes de utilização formais, nos quais usuários reais executam tarefas reais. Uma classe importante de defeitos da interface com o usuário é causada pela cegueira do designer da interface com o usuário. Qualquer pessoa que não esteja envolvida no design da interface com o usuário deve conseguir identificar a maioria desses defeitos.

Outros Membros do Projeto

Esta é uma maneira subestimada de expor o design, É um período de mudanças muito rápidas: os membros do projeto já estão familiarizados com o aplicativo e normalmente estão disponíveis para uma sessão de usabilidade espontânea sem grande cerimônia ou formalidade. Os designers da interface com o usuário deveriam fazer isso continuamente durante a atividade de design a fim de curar sua própria cegueira.

Especialistas de Utilidade Externa

Um bom especialista em usabilidade pode ajudar a reduzir o esforço de desenvolvimento, apontando falhas comuns de usabilidade e oferecendo outras perspectivas sobre a interface com o usuário com base na sua experiência. Por isso, talvez seja útil envolver especialistas em usabilidade externos no início do design da interface com o usuário, de modo que você tenha tempo suficiente para reajustar o design para incorporar suas recomendações.

Design para Usuários

A exposição de protótipos a usuários geralmente representa um bom uso de seu tempo. Como o acesso a usuários normalmente é limitado, vale a pena obter feedback sobre os protótipos quando surge a oportunidade. Faça isso quantas vezes forem necessárias para obter a aprovação dos investidores e corrigir qualquer interpretação errônea das necessidades deles. Isso pode ocorrer durante a captura dos requisitos ou o design da interface com o usuário. Sempre que possível, evite expor mais de uma vez o mesmo usuário à interface; na segunda vez, ele será influenciado pelas suas idéias de design anteriores (semelhante à cegueira) e, com isso, o valor da atividade diminui.

Além disso, ao expor um protótipo de software aos usuários, tenha cuidado para estabelecer corretamente as expectativas. Se você não fizer isso, pode ser que os usuários criem a expectativa de que experimentarão o comportamento total do sistema em operação que há por atrás da interface com o usuário.

Leitura Adicional

Consulte [CON99] e [GOU88] para obter informações sobre como projetar a utilidade.